Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa

.

BEYOME, um projeto liderado pelo Project Consortium em conjunto com os arquitetos do Enorme Studio, procura transformar as habitações tradicionais, proporcionando maior grau de flexibilidade dos espaços internos para se adaptar aos variados estilos de vida contemporâneos. Mas como fazer o espaço se adaptar aos diferentes usos? Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para ampliar a área útil de nossas casas?

Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 15 de 39
© Javier de Paz García

A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de incorporar novos hábitos às formas de habitar. Arquitetos e arquitetas ao redor do mundo se propuseram a desenvolver projetos dinâmicos em habitações, seja através de elementos divisórios ou móveis para otimizar até mesmo os menores espaços. Na Espanha, de acordo com o INE, 32,3% dos lares têm menos de 65 m2. Implementando novos desenhos, tecnologias e seu próprio sistema de móveis robóticos, BEYOME é um projeto desenvolvido no bairro Lavapiés de Madri que se propõe a dobrar a superfície útil de uma casa de 45 m2 para 90 m2.

Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 19 de 39
© Javier de Paz García

.

Focadas na melhoria das condições de habitabilidade das residências e respondendo à demanda de poder realizar mais de uma atividade em um único espaço, estas habitações sustentáveis foram projetadas com espaços reconfiguráveis que não só permitem um maior grau de adaptabilidade a diferentes circunstâncias, mas também melhoram a acessibilidade entre espaços, a eficiência energética e o equilíbrio entre trabalho e vida útil. A Barcode Room do Studio_01, que permite aos usuários personalizar o tamanho dos espaços, adaptando-os a usos múltiplos, ou o Espaço Mínimo Comum Múltiplo do Estudio BNAA, que converte o mesmo espaço em vários ao mesmo tempo, são apenas alguns dos exemplos que demonstram como é possível trazer flexibilidade, movimento e adaptabilidade aos espaços em que vivemos.

Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 3 de 39
Cortesía de Enorme Studio
Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 6 de 39
Cortesía de Enorme Studio

Derivado de "Beyond Home", este sistema flexível tem dois quartos, um deles com closet, além de duas áreas fechadas de trabalho ou estudo, uma sala de estar, banheiro e uma cozinha de até 30m2. O uso de duas paredes móveis dá a possibilidade de girar e organizar as diferentes áreas da casa de acordo com as necessidades de seus habitantes. Por sua vez, estas paredes são equipadas com móveis, incluindo sistemas de cama dobrável, mesas de jantar ou de trabalho, assentos, e vários equipamentos de armazenamento e prateleiras.

Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 9 de 39
Cortesía de Enorme Studio
Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa - Imagem 12 de 39
Cortesía de Enorme Studio

Trata-se de um sistema modular totalmente configurável que se destina a atender a todos os tipos de público, tanto com acionamentos manuais como robotizados. Independentemente do sistema de movimentação implementado, seja linear ou rotativo, o foco está em um único objetivo, o de alcançar flexibilidade na casa, dando uma resposta a 95% das tipologias tradicionais e rígidas que existem atualmente no mercado.

.

Projeto: BEYOME // Lavapiés
Desenho e Construção: BEYOME
Localização: Lavapiés, Madri
Data: Março de 2022
Vídeo e fotografias: Javier de Paz García

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Mobiliário robótico e modular permite duplicar a área útil de sua casa" [¿Cómo duplicar la superficie de nuestras viviendas? El sistema flexible y modular con muebles robóticos BEYOME] 10 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980377/mobiliario-robotico-e-modular-permite-duplicar-a-area-util-de-sua-casa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.