Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto

Após autorizarem a construção do Memorial do Holocausto e Centro de Aprendizado projetado por Adjaye Associates, junto com Ron Arad Architects e Gustafson Porter + Bowman, as autoridades do Reino Unido decidiram interromper o projeto devido a uma disputa legal. A decisão decorre de um apelo feito pelo ex-Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, apoiado por grupos comunitários locais, líderes judeus e sobreviventes do Holocausto, que argumenta que o projeto está sendo construído no local errado.

Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 2 de 5Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 3 de 5Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 4 de 5Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 5 de 5Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Mais Imagens

O projeto seria construído dentro do Victoria Tower Gardens, próximo ao Parlamento, um local que vem sendo debatido nos últimos dois anos. O grupo contrário à construção no lugar afirmou que "o projeto teria um impacto na paisagem tombada, incluindo o memorial de Buxton que celebra a abolição da escravatura". Além de seu significado histórico, a proposta viola uma lei de 1900 que proíbe "usar o Victoria Tower Gardens como qualquer coisa que não seja um jardim aberto ao público”.

Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 3 de 5
Cortesia de UK Ministry of Housing, Communities & Local Government

Originalmente concebido em 2017, o projeto foi paralisado pela opinião pública que se mostrou contrária ao local escolhido e à perda de espaço verde. Uma nova proposta foi divulgada em 2019 e foi aprovada em meados de 2021. A construção do projeto estava prevista para começar este ano e ser concluída até 2025, mas agora está suspensa por decisão oficial.

Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto - Imagem 5 de 5
Cortesia de Adjaye Associates

O memorial, que é o primeiro monumento nacional dedicado ao Holocausto no Reino Unido, homenageia os 6 milhões de judeus que foram vítimas do regime nazista, além de reconhecer a perseguição de ciganos, gays e pessoas com deficiência.

Via The Guardian

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Reino Unido paralisa projeto de David Adjaye para Memorial do Holocausto" [UK Court Stops Holocaust Memorial and Learning Centre Designed by David Adjaye and Ron Arad] 11 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980009/reino-unido-paralisa-projeto-de-david-adjaye-para-memorial-do-holocausto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.