Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 1 de 24
Escritório Sede Pravaler / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Antes mesmo de nos habituarmos com o home office, alguns escritórios já estavam preocupados com o bem-estar de suas equipes e em como atrair novos talentos para trabalhar em seus espaços físicos. Nesse contexto, as salas de descompressão já haviam se tornado peças fundamentais no programa arquitetônico para demonstrar que a empresa está preocupada em estimular a convivência entre as pessoas, aliviar a pressão cotidiana e trazer momentos de prazer durante a jornada de trabalho. Hoje, quando muitos já retornaram aos escritórios, ambientes como esse se tornam cada vez mais fundamentais para garantir o bem-estar do funcionário, assim como melhorar seu rendimento. 

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 2 de 24Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 3 de 24Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 4 de 24Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 5 de 24Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Mais Imagens+ 19

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 23 de 24
Escritório Sede Pravaler / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Sendo assim, reunimos algumas formas de pensar as zonas de descompressão, que normalmente se destacam do restante do escritório, proporcionam um ambiente lúdico e experiências que levam a mente da equipe para um outro lugar, abrigando um espaço para jogos, prática de esportes ou, até mesmo, mais silencioso para momentos introspectivos. As possibilidades são diversas e o importante está em proporcionar um momento de qualidade e descanso mental. 

Espaços abertos

Ao ar livre ou não, o que importa é ter uma sensação de amplitude onde a cabeça possa descansar. Pensar espaços que tirem a cabeça do cenário do escritório e leve o olhar para diferentes horizontes é um dos modos de aliviar o estresse e trazer o corpo para o presente, diminuindo a ansiedade que uma tela de computador pode proporcionar. 

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 24 de 24
Escritório Kientruc o / KIENTRUC O. Foto: © Hiroyuki Oki
Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 13 de 24
Sede Walmart.com São Paulo / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Áreas lúdicas e de diversão

"Rir é o melhor remédio", apesar de soar como sabedoria popular, o riso é comprovado cientificamente como um ótimo fator para fortalecer o sistema imunológico e, também, reduzir o estresse. Portanto, investir em espaços onde seja possível deixar as preocupações de lado por alguns momentos durante o dia para focar no próprio bem-estar auxilia no combate de problemas futuros, como o burnout.

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 18 de 24
Escritório FinUp / hyperSity. Foto: Cortesia de hyperSity
Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 9 de 24
Área Social Sede Nubank / SuperLimão. Foto: © Maíra Acayaba

Café, petiscos e alegria

Talvez um dos mais clássicos métodos de descompressão está na "hora do cafézinho". Enraizado na cultura brasileira, o momento de tomar um café é fundamental para reorganizar as ideias na cabeça e quebrar com os processos repetitivos que uma jornada de trabalho pode apresentar. Sendo assim, investir na qualidade da copa ou, ao menos, num espaço onde seja possível sentar longe da própria mesa, já pode ser de grande ajuda para relaxar a cabeça e, assim, aumentar a criatividade.

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 6 de 24
Agência 35 / Galeria Arquitetos. Foto: © Manuel Sá
Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 7 de 24
Escritório Sede Pravaler / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Prática de esportes

Não é novidade para ninguém que a prática de esportes é fundamental para reduzir o estresse. Mas além disso, ela também serve para aumentar a autoconfiança, melhorar a concentração, estimular atividades cognitivas e, dependendo do esporte, pode ensinar sobre o trabalho em equipe. Do ioga ao basquete, muito tem a se ganhar junto de um bom condicionamento físico e menos dores pelo corpo.

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 16 de 24
EDP Business Park / IT'S Informov. Foto: © Ana Mello
Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 5 de 24
Agência Master + So What / numa arquitetos + Studio Juliano Monteiro. Foto: © Eduardo Macarios

Versatilidade espacial

Nem sempre há área suficiente para criar uma sala específica de descompressão, mas nem por isso a ideia desse espaço deve ser ignorada. É possível equipar áreas de circulação e cantos ociosos com sofás, poltronas, plantas, elementos que proporcionem uma área de descanso, mas que também podem ser utilizados para trabalho como reuniões ou áreas de concentração, distante dos outros colegas. 

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 11 de 24
Collab CdD Bradesco - Bioma / IT'S Informov. Foto: © Rafaela Netto
Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório - Imagem 20 de 24
Google Amsterdam / DDOCK. Foto: © Alan Jensen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório" 23 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979728/area-de-descompressao-ideias-para-ambientes-de-lazer-e-descanso-no-escritorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.