Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores

Portas interiores são capazes de gerar privacidade, ruídos, separando salas e aprimorando a arquitetura de uma sala. Portanto, a fim de cumprir essas necessidades - e considerando que são usadas várias vezes por dia - as portas interiores devem ser duráveis e atemporais sem sacrificar a beleza e o estilo. Entre todas as opções que atendem a esses critérios, as portas pivotantes se destacam por causa de seu elegante movimento, estética e versatilidade. Com um design contemporâneo elegante que excede a função regular de uma porta tradicional, essas portas balançando giram em um eixo vertical com dobradiças quase invisíveis, assumindo qualquer tipo de decoração, uso e medição com infinitas possibilidades criativas.

Seja fazendo uma declaração ousada ou se mesclando perfeitamente, as portas pivotantes são elementos de design ideais e adequados para os interiores. Como resultado, não é de surpreender que tenham se tornado uma poderosa tendência de design em casas contemporâneas. Por conta de sua adaptabilidade e alta flexibilidade de design, sua localização e propósito podem variar infinitamente. 

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 2 de 24
Marasovic architekti. Image Courtesy of FritsJurgens

Como muitas vezes visto em casas modernas, portas pivotantes funcionam em ambientes como corredores, salas de estar, home-offices, despensas, e como divisores de quarto. Para visualizar estes exemplos e inspirar proprietários e arquitetos, abaixo apresentamos alguns exemplos notáveis de portas articuladas com os sistemas de dobradiça da empresa Fritjurgens que são criativamente integradas nesses 5 espaços.

Corredor: definindo o tom para o interior

Um corredor é um espaço através do qual você se move para outra sala, tornando-o ideal para o elegante movimento de uma porta articulada. Ao adicionar um movimento suave e controlado no corredor, uma passagem simples é transformada em uma recepção calorosa. Portanto, se colocado no hall de entrada ou em outra localização a pé, a integração de uma porta articulada pode, em última análise, criar um ambiente interno coeso. E com uma grande variedade de cores e texturas, também pode adotar muitos estilos distintos que colocam o tom para o resto do interior: de uma estética rústica com uma placa de madeira, para um olhar elegante com uma porta de vidro.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 3 de 24
Gardini Gibertini Architects . Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 4 de 24
Linox | Bert Demasure. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 5 de 24
Vahle Door, M2 Plus. Image Courtesy of FritsJurgens

Sala de estar: balanceamento de abertura e privacidade

Na arquitetura moderna, a cozinha e sala de estar tendem a ser diretamente ligadas entre si em um plano aberto. Enquanto isso cria um local espaçoso, flexível e iluminado, os contras são menos privacidade, cheiros de comida e menos aconchego. No entanto, implementando portas pivotantes, essas desvantagens podem ser eliminadas sem perder a abertura da sala (e com o benefício adicional de manter o calor no interior). Especialmente com superfícies de vidro, a luz pode continuar a fluir ininterrupta mesmo que a porta permaneça fechada. Desta forma, de acordo com o ambiente desejado, o usuário pode determinar se a porta do pivô fica aberta ou fechada e em que a posição de espera está, com controle total sobre o layout espacial.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 6 de 24
Laska Metaal. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 7 de 24
Axis Pivot Türen. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 8 de 24
Marc Prosman Architecten. Image Courtesy of FritsJurgens

Despensa: quase invisível

Já que a despensa ou armário muitas vezes não é um lugar que os proprietários parecem enfatizar, também é um local ideal para uma porta articulada. Em contraste com as portas articuladas regulares, cada dobradiça articulada permanece escondida na porta, o que significa que tudo o que é visível é um pequeno piso e placa de teto. Se isso for complementado usando uma porta sem moldura que corresponda ao mesmo material e altura da parede circundante, o resultado é uma despensa praticamente invisível.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 9 de 24
Harryvan Interierbouw. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 10 de 24
Breitenthaler | Total Solution. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 11 de 24
Cohesion Studio. Image Courtesy of FritsJurgens

Home Office: uma divisão funcional

À medida que a pandemia continua e o conceito de escritório em casa se torna a nova norma, mais pessoas estão escolhendo substituir a pequena mesa encurralada típica com um espaço maior e mais atraente para trabalhar. Nesse sentido, a porta articulada se torna uma opção atraente com sua capacidade para criar uma atmosfera mais dinâmica e interessante que seja separada, mas não isolada de outras salas. Além de ser uma adição única e criativa, também pode cumprir uma função dupla; por exemplo, agindo como uma estante de livros, painel de televisão ou unidade de armazenamento.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 12 de 24
ENZOO architectuur & interiur. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 13 de 24
Hoek en de Wit Architecten. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 14 de 24
Bulder interieurarchitect | Harryvan. Image Courtesy of FritsJurgens

Divisor de quarto: belas paredes pivotantes

Essencialmente, as portas pivotantes podem funcionar como divisores de espaço em qualquer sala, mas eles trabalham particularmente bem em interiores grandes e altos - o que é possível devido à sua dimensão e flexibilidade de peso. De fato, as dobradiças da Fritjurgens podem suportar até 500 kg, permitindo a instalação de paredes de articulação superdimensionadas, do piso ao teto. Quando se trata de materiais, vidro e aço são especialmente adequados para essas portas pesadas, criando espaços abertos que transmitem a luz natural. Além disso, outra vantagem dessas paredes de corte de separação é que eles podem ser usados sem quadros, o que significa que os painéis podem girar 360 graus e, assim, permitir que os designers joguem com cores e materiais diferentes em cada lado.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 15 de 24
Linvisibile. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 16 de 24
Valenso. Image Courtesy of FritsJurgens
Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 17 de 24
Govaert & Vanhoutte. Image Courtesy of FritsJurgens

Independentemente da colocação de uma porta pivotante interior em qualquer um desses 5 locais ideais, também é importante otimizar o uso do espaço em uma porta.

Então, como maximizar o uso do espaço disponível?

Com esta questão em mente, a Fritsjurgens desenvolveu novos pivôs superiores (TP-40, TP-70 e TP-reverted) que diminuem a distância mínima entre o ponto de pivô e a parede, maximizando o uso do espaço da porta.

Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores - Imagem 19 de 24
TP-40. Image Courtesy of FritsJurgens

Com o ponto de pivô fixo a 40 mm, o TP-40 é o mais próximo possível para o lado da porta, oferecendo largura clara máxima e dificilmente qualquer espaço não utilizado. Por outro lado, o TP-70 pode ser colocado em qualquer posição entre 70 mm e o centro da porta, reduzindo também o espaço não utilizado, mantendo o movimento da porta. Disponível a partir do final de 2022 e com um ponto ajustável de 130 mm, o TP-reversed pode ser instalado no batente de cabeça ou no teto, permitindo a instalação de portas articuladas com quadros menores e grandes aberturas de vidro.

Certamente, com sua versatilidade, movimento elegante e estética contemporânea, as portas articuladas interiores continuarão a assumir casas modernas. Mas, de acordo com sua colocação específica, é crucial escolher o tipo certo de sistema de articulação pivô para garantir a durabilidade e a função.

Para mais informações sobre sistemas inovadores de articulação pivotantes, visite este site.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Maneiras funcionais e criativas de integrar portas pivotantes em interiores" [Functional and Creative Ways to Integrate Interior Pivot Doors in the Home ] 24 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979710/maneiras-funcionais-e-criativas-de-integrar-portas-pivotantes-em-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.