Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril

Após meses de incertezas e tentativas de preservação, a icônica Nakagin Capsule Tower de Kisho Kurokawa será demolida no dia 12 de abril deste ano. Tatsuyuki Maeda, um dos atuais proprietários da torre, explicou que uma equipe tentará preservar algumas das cápsulas, convertendo-as em unidades de acomodação ou instalações de museus em diversas partes do mundo.

Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 2 de 5Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 3 de 5Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 4 de 5Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 5 de 5Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Mais Imagens

No ano passado, Kisho Kurokawa Architects e Urban Design Office Chiyoda-ku anunciaram que pretendiam desmontar a icônica arquitetura e reutilizar suas cápsulas como unidades de alojamento e instalações de museus. O plano de regeneração segue o conceito inicial de "Metabolismo", reconfigurando os elementos em vez da demolição completa, tudo através de campanhas de financiamento coletivo, que já começaram no site da Motion Gallery desde 2 de julho, com o intuito de financiar os reparos das cápsulas que estão sendo doadas para museus.

Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 3 de 5
Cortesia de Nakagin Tower

Desde 2018, o edifício tem funcionado no formato de "Cápsulas Mensais", que oferece aos interessados a chance de se hospedar na torre como acomodação experimental por um mês. Nos últimos dois anos e meio, as cápsulas foram recebidas positivamente por mais de 200 ocupantes, o que inspirou a equipe a desenvolver "cápsulas de acomodação" em todo o país.

Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 2 de 5
Cortesia de Nakagin Tower

Inaugurada em 1972, a estrutura metabolista é composta por 140 cápsulas em duas torres adjacentes de 11 e 13 andares cada. As cápsulas apresentam ambientes de 10 metros quadrados com grandes janelas, distribuídas em torno de um pilar central. A torre foi projetada com base na visão de uma "arquitetura adaptável, dinâmica e em constante mudança", na qual os módulos podem ser conectados, trocados ou substituídos no núcleo central a cada 25 anos. No entanto, eles foram gradualmente deteriorados, pois os trabalhos de reparo nunca foram efetuados.

Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril - Imagem 5 de 5
© Ned Snowman / Shutterstock

Notícia via franceinfo:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Nakagin Capsule Tower será demolida em meados de abril" [Nakagin Capsule Tower to be Demolished Mid-April ] 05 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979631/nakagin-capsule-tower-sera-demolida-em-meados-de-abril> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.