Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas

Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas - Imagem 1 de 5
Photo by Joao Tzanno on Unsplash

Compreender como as sombras vão agir numa área e ao redor dela é um entendimento necessário para garantir maior qualidade espacial. As sombras podem influenciar na iluminação natural - portanto, na percepção do espaço - e também em questões de conforto térmico. Sendo assim, mapear suas projeções e visualizar seus movimentos durante cada estação do ano pode ser fundamental para aprimorar o seu projeto. A boa notícia é que existem ferramentas simples que ajudam a visualizar isso na sua cidade e em ambientes naturais. 

Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas - Imagem 3 de 5
Imagem via Shadow Map
Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas - Imagem 5 de 5
Imagem via Shadow Map

Para descobrir onde estão as sombras num dia quente de verão ou onde evitá-las num dia de inverno, existem dois mapas interativos: Shadow Map e Shade Map.

Essas ferramentas são de fácil manuseio: basta entrar no site ou aplicativo de cada mapa para visualizar a localização das sombras ao longo do dia, podendo escolher por qualquer data do ano e lugar do mundo. Ambos utilizam uma camada de cor cinza para mostrar as áreas sombreadas com base tanto no terreno local quanto na altura dos edifícios próximos, ou seja, marcam a sombra desde elementos naturais como montanhas até a arquitetura construída em cada local. Além disso, é possível rotacionar o mapa para visualizar as massas construídas em perspectiva e, com isso, analisar diferentes pontos de vista sobre como a sombra interfere no ambiente.

Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas - Imagem 4 de 5
Imagem via Shade Map
Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas - Imagem 2 de 5
Imagem via Shade Map

Para utilizá-los basta colocar os dados desejados nas barras interativas. Há um controle na linha do tempo que permite visualizar os locais de sombra para qualquer hora do dia e modificar a data para compreender como as áreas sombreadas se modificam durante o ano. Ao arrastar esse controle de tempo, para frente e para trás, o mapa se atualiza automaticamente e, de forma didática, demonstra o movimento da sombra durante o curso diário.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Mapeando a sombra nas cidades: a trajetória solar em ferramentas digitais e interativas" 10 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979078/mapeando-a-sombra-nas-cidades-a-trajetoria-solar-em-ferramentas-digitais-e-interativas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.