5 Elementos de design para melhorar sua estante

Em tempos de uma pandemia global em andamento e reuniões constantes de vídeo, mais e mais pessoas têm buscado melhorar suas estantes em casa para não apenas criar cenários de tela apropriadamente elegantes, mas também comunicar credibilidade. Há até uma conta do Twitter sobre o assunto, que mostra que nem todo mundo tem uma coleção de livros para expor ou o espaço adequado para armazenar obras de arte. Seja qual for o seu sonho de prateleira pessoal - mesmo que isso envolva gatos - aqui estão cinco elementos de design que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo uma ferramenta que você não sabia, além de exemplos reais de como eles estão sendo usados para melhorar as estantes em projetos em todo o mundo. Veja a seção de estantes no Architonic para mais inspiração e exemplos de produtos.

Escadas

Escadas de biblioteca ganharam primeiro impulso real em meados dos anos 1800, na Inglaterra. Ao contrário do que vemos hoje, esses objetos eram geralmente feitos de madeira maciça e intricadamente esculpida com apenas alguns degraus, reservados para membros da aristocracia. Avançando aos tempos presentes, há uma infinidade de modelos para escolher. Dependendo do tamanho e acessibilidade da estante em questão, as opções incluem uma escada de rolamento com trilhos, um modelo mais estático que duplica como uma peça de assento, ou um design mais curto e de madeira que ecoa as origens do século XIX das escadas de biblioteca. Como mostram os exemplos abaixo mostram, todos elevam os desenhos de estante pré-existentes para novas alturas e adicionam um elemento atraente para qualquer sala.

Loft no Itaim / FGMF Arquitetos

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 8 de 14
© Fran Parente

House 1101 / H-arquitectes

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 11 de 14
© Adrià Goulà

57 Drawers / Alexey Rozenberg

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 3 de 14
© Konstantin Dubovec

Plantas

Além de melhorar significativamente a qualidade do ar de uma sala, plantas bem colocadas também podem servir como belas ferramentas de enquadramento da biblioteca em casa. Opte por espécies com folhas longas que possam alcançar as lombadas de seus livros favoritos - como visto abaixo em um projeto de apartamento de Clare Cousins em Melbourne, Austrália - ou opte por plantas floridas de cores que ecoem e destaquem certas tonalidades. Uma coisa a ter em mente é escolher o vaso certo: um cachepô envolvendo um contentor adequado à planta manterá as espécies saudáveis sem perder apelo estético. Mais informações sobre como integrar adequadamente a vegetação dentro de casa podem ser encontradas aqui.

Apartamento POSSAMAI / Sbardelotto Arquitectura + Atelier Aberto Arquitectura

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 13 de 14
© Marcelo Donadussi

Flinders Lane Apartment / Clare Cousins

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 6 de 14
© Lisbeth Grosmann

Accessórios

Bem como as plantas, acessórios bem colocados podem agregar textura e profundidade a uma exibição homogênea de livros. A liberdade criativa é primordial aqui. Expor lembranças de viagem, peças de arte ou artigos de decoração com história pessoal, por exemplo, é uma ótima maneira de mostrar interesses individuais e certificar-se de que os hóspedes da casa tenham assuntos para iniciar uma conversa. Bandejas são maravilhosas ferramentas para fazer uso do espaço excedente e atualizar a "desordem", enquanto vasos altos podem facilmente preencher partes mais altas. Outras possibilidades incluem espelhos para dar salas menores a ilusão de grandeza ou relógios para garantir que não se perca tempo no conforto do home office.

Loft Space in Camden / Craft Design

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 9 de 14
© Armando Elias

Ninetynine Office / Ninetynine

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 4 de 14
© Ewout Huibers

House for Booklovers and Cats / Barker Associates Architecture Office

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 1 de 14
© Francis Dzikowski

Luzes nos móveis

Por que os livros sempre parecem muito melhores nas lojas? Uma resposta: porque recebem a iluminação certa. Muitas vezes subestimado na maioria das configurações não comerciais, as luzes de mobília têm o poder de elevar os objetos e espaços esculpidos, dependendo do posicionamento e do brilho. O efeito de luzes de faixa embutidas é mais semelhante ao brilho contínuo das livrarias - se o objetivo é destacar os volumes específicos, no entanto, os holofotes direcionados farão o truque. A eficiência energética também é um fator constante e é mais comumente resolvido com o uso de tecnologia LED. Qualquer opção que se escolhe, o bom design de iluminação requer paciência e alguma leitura de fundo. Um a introdução sobre o assunto pode ser vista aqui.

Chameleon Villa / Word of Mouth Architecture

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 5 de 14
© Word of Mouth House

Sinan Books / Wutopia Lab

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 2 de 14
© CreatAR Images

Living Smell / Waterfrom Design

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 7 de 14
© Kuomin Lee

Um novo ângulo

Outro truque empregado por espaços comerciais em todo o mundo é empregar o ângulo correto. Todo mundo sabe que não se deve julgar um livro pela capa, mas e se esse fosse exatamente o ponto? Prateleiras expositoras ou flutuantes rotacionam um pouco a apresentação mais tradicional de livros e permitem que os espectadores se maravilhem instantaneamente em projetos frontais elaborados. Mesmo que alguém não investe em uma nova peça de mobiliário, brincando com diferentes ângulos e colocações de livros pode causar alguma mágica inesperada no projeto. Especialmente quando combinado com a iluminação certa, os arranjos inteligentes virarão até mesmo a estante mais despretensiosa para uma coleção digna de museu.

Chunfengxixi Reading Club / FON STUDIO

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 10 de 14
© Fon Studio

CRID San Miguel Capiata / OCA

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 14 de 14
© Federico Cairoli

Sayanomoto Clinic / Yamazaki Kentaro Design Workshop

5 Elementos de design para melhorar sua estante - Imagem 12 de 14
© Naoomi Kurozumi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "5 Elementos de design para melhorar sua estante" [5 Design Elements to Enhance Your Bookshelf] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979074/5-elementos-de-design-para-melhorar-sua-estante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.