Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços

Desde o início do século XX o automóvel particular vem moldando as cidades e a arquitetura, demandando espaços específicos para circular e ser armazenado. Os carros e motos ditaram a organização espacial, e a consequente paisagem urbana e rural, de países inteiros, porém, com a crise climática e o reconhecimento dos problemas que este modelo de desenvolvimento traz para as cidades e para o planeta, cada dia mais percebem-se iniciativas que buscam suprimir os automóveis individuais e motorizados movidos a combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que se percebe a necessidade de ressignificar espaços que antes eram dedicados aos carros. Para além das ruas e espaços públicos, essa transformação também é sentida na escala do edifício, nas casas e prédios residenciais que começam a encarar as garagens como um espaço mais dinâmico. 

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 2 de 10Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 3 de 10Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 4 de 10Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 5 de 10Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Mais Imagens+ 5

Comumente a garagem é um espaço de armazenamento destinado principalmente a manter os carros e motos guardados e protegidos das intempéries. Em alguns lugares ela pode dividir espaço com as áreas de manutenção, como equipamentos de calefação e hidráulica, ou pode também servir como armazenamento de ferramentas e objetos que não se acessam no cotidiano. Em alguns lugares a garagem pode até ser usada como uma oficina doméstica, mas em geral seu uso é marginalizado e sua localização está distante das áreas sociais da casa. Ao ressignificar nossa relação com o automóvel, também remodelamos os espaços atrelados a ele, o que trás novas possibilidades de uso, seja a partir da permanência do carro e convivência com as outras necessidades rotineiras, seja considerando sua total ausência. 

No caso da Garagem Gem, por Office Ou, o projeto surgiu do desejo de transformar a garagem urbana tradicional em um espaço de comodidade flexível, o que deu lugar a uma verdadeira extensão da casa, bem como um espaço de evento aberto para criar laços comunitários. Já no caso da Garagem Tini, por tini + delavegacanolasso, a ideia era encontrar um espaço intermediário entre uma garagem e um showroom, uma sala e uma galeria de arte. Mas nem sempre a transformação precisa radical, as vezes uma pequena mudança de interpretação, que se reflete no desenho arquitetônico, já é suficiente, como é o caso da Casa nas Salineiras, por RVdM Arquitectos onde a garagem ganha status de hall de entrada.

Garagem Gem / Office Ou

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 10 de 10
Garagem Gem / Office Ou. Image © Adrian Ozimek

Garagem Tini / tini + delavegacanolasso

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 2 de 10
Garagem Tini / tini + delavegacanolasso. Image © Imagen Subliminal

Casa nas Salineiras / RVdM Arquitectos

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 7 de 10
Casa nas Salineiras / RVdM Arquitectos. Image Cortesia de RVdM

A transformação, porém, pode ser ainda mais radical ao transformar totalmente o espaço da garagem, ganhando um novo uso independente do carro. No caso do Loft Grandpa, por MEIUS Arquitetura, o projeto transforma a antiga pequena garagem em uma residência acessível para um senhor de mais de 90 anos. Já a Casa Garagem, por fala converte o térreo de um edifício residencial dos anos 50, onde era a garagem, em uma residência para um casal com aproximadamente 200 m².

Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 3 de 10
Loft Grandpa / MEIUS Arquitetura. Image © Izabel Diniz

Casa Garagem / fala

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 4 de 10
Casa Garagem / fala . Image Cortesia de fala

Ao mesmo tempo que o espaço útil de uma garagem residencial pode dar espaço para residências a partir de reformas maiores, ele também apresenta uma conexão singular com a rua, o que é interessante para espaços comerciais, como é o caso da Floricultura Flowerbar, por AR Arquitetos que transforma a antiga garagem do edifício em um belo jardim de exposição da floricultura, ou ainda da Garagem Subterrânea, por Carlo Bagliani que faz da garagem uma galeria de arte e um ateliê. A Garagem Itamonte, por Zebulun Arquitetura aproveita do espaço para atender uma produção de cervejas artesanais, introduzindo uma grande sala com cozinha aberta, uma suíte, um banheiro e áreas de manutenção.

Floricultura Flowerbar / AR Arquitetos

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 8 de 10
Floricultura Flowerbar / AR Arquitetos. Image © Maíra Acayaba

Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 9 de 10
Garagem Subterrânea / Carlo Bagliani. Image © Anna Positano

Garagem Itamonte / Zebulun Arquitetura

Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços - Imagem 5 de 10
Garagem Itamonte / Zebulun Arquitetura. Image © Federico Cairoli

Apesar da independência das nossas cidades do automóvel particular ainda ser um futuro distante, é interessante perceber a resposta da arquitetura à esse processo, modificando um espaço existente, muitas vezes subutilizado, e transformando-o em novas propostas para as pessoas moradoras e também para a cidade, ressignificando usos e relações.  

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Exemplos e ideias de como transformar garagens em outros espaços" 02 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978535/exemplos-e-ideias-de-como-transformar-garagens-em-outros-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.