Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto

As janelas são os elementos que fazem a nossa conexão com o mundo exterior. É a partir delas que se enquadram vistas, define-se a privacidade, a iluminação e a ventilação natural. Hoje em dia no mercado da construção encontramos diversos tipos de aberturas. Descubra aqui como escolher o tipo que melhor se encaixa nas necessidades do seu projeto. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 2 de 11Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 3 de 11Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 4 de 11Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 5 de 11Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Mais Imagens+ 6

Um dos principais elementos de construção, a caixilharia das janelas, é fundamental para o projeto de arquitetura. Podendo variar de tamanho e de material, mas também de tipo de fechamento, como vidro e venezianas e de mecanismos de abertura, as janelas interferem no espaço interior e na ambiência do projeto, podendo criar ambientes mais íntimos e versáteis, ou mais iluminados e agitados.  

Em geral os caixilhos são compostos por um quadro instalado na parede, que pode ser de madeira, alumínio, ferro ou PVC, por onde se fixam as folhas, elementos que vedam as janelas com materiais como vidro ou venezianas, e que também podem ser fixos ou móveis. Quando móveis, as podem abrir e fechar de várias formas diferentes, podendo ocupar mais ou menos espaço de projeção para além das paredes. A seguir vamos demonstrar os tipos mais comuns de janelas e suas formas de abertura: 

Janelas de Correr:

Consistem em um quadro composto por trilhos, por onde as folhas correm. Devido ao seu mecanismo de abrir, a área de ventilação é geralmente menor do que a área da janela. É uma boa solução para espaços pequenos, pois sua projeção para fora do perímetro da parede é irrisória.

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 7 de 11
Apartamento Itambé / Pátio Arquitetos . Image © Carolina Lacaz

Janelas de Abrir

A janela de abrir segue o mesmo mecanismo das portas convencionais, com as folhas fixadas no quadro a partir de dobradiças que se abrem, permitindo área de ventilação total. No caso dessas janelas é importante prever o raio de abertura, seja externamente (o mais comum), ou internamente, além também de prever o espaço que essa folha ocupará da parede para além da área da janela. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 6 de 11
Casa Elvira / Pepa Díaz . Image © David Frutos Ruiz

Janelas Basculante

Muito utilizada nos banheiros e cozinhas, a janela basculante funciona a partir de uma báscula, uma espécie de alavanca lateral que movimenta a janela verticalmente, abrindo e fechando. Normalmente são janelas mais lineares, horizontais, que têm uma área de ventilação reduzida, o que faz com que muitos projetos optem por somar várias janelas basculantes juntas, formando uma grande janela com pequenas aberturas. Abrindo sempre para fora, sua projeção para além da parede não é proeminente, mas é importante posicionar cuidadosamente já que pode causar acidentes entre aqueles que circulam.

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 4 de 11
Casa da Floresta / Arena Arquitetura. Image © Joana França

Janelas Maxim Air

Parecidas com as janelas basculantes, as janelas maxim air têm o movimento de abertura parecido, mas um sistema de abertura diferente. Enquanto as janelas basculantes têm uma alavanca no eixo vertical, o que permite também a abertura de várias folhas ao mesmo tempo, a janela maxim air tem a abertura a partir do eixo horizontal, o que faz com que essa janela possa ter aberturas maiores, mas limitada a uma folha. Sua projeção da parede é maior do que a basculante, o que exige cuidado em seu posicionamento do projeto e é normalmente colocada nas áreas molhadas. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 5 de 11
Casa Boa Vista / Gabriel Pozzobom . Image © Alexandre Raupp

Janelas Pivotantes 

As janelas pivotantes consistem  em folhas que giram entorno do eixo vertical, localizado no centro, ou deslocado do quadro. Sua abertura faz um giro interno e externo ao mesmo tempo, e precisa ser previsto no projeto, principalmente em janelas muito grandes. Sua abertura pode ser mais generosa, pois consegue quase a totalidade da área de abertura.  permitindo uma área de ventilação relativamente grande. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 2 de 11
Casa C+C / Studio MK27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo. Image © Fernando Guerra FG + SG

Janelas Camarão

As janelas pantográficas, ou camarão, são parecidas com as janelas de abrir, mas suas folhas vão se dobrando e se encaixando à medida que são abertas. Assim como a janela de abrir, as janelas camarão também permitem abertura total do vão e precisam ter sua projeção considerada no projeto. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 3 de 11
Casa CS / Estúdio Penha . Image © Fran Parente

Janelas Guilhotina

As janelas guilhotina são compostas por duas folhas que correm verticalmente, se sobrepondo e permitindo uma abertura de metade do vão inteiro da janela. Assim como as janelas de correr, esse mecanismo não se projeta para fora da parede, estando quase circunscrito dentro dos limites, o que é ideal para espaços com pouca área. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 10 de 11
Projeto Marilia / SuperLimão. Image © Maíra Acayaba

Janelas Fixas

As janelas fixas são aquelas janelas que as folhas não se movem. Normalmente são compostas por uma moldura e o fechamento. Essas janelas não se projetam para fora da parede, e normalmente são utilizadas para focar em uma funcionalidade como iluminação conexão com vistas específicas sem estreitar comunicação com o exterior ou ainda ventilação. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 11 de 11
Casa Mjölk / Studio Junction. Image © Joe Lin Studio / Junction

Para além de seus tipos de abertura, as janelas também variam de acordo com seu tipo de vedação. As folhas podem ser translúcidas fechadas com materiais como telas de mosquiteiro, vidro ou ainda policarbonato. Ou também podem ser opacas permitindo a ventilação, que é o caso da clássica veneziana, que traz uma ambiência especial aos ambientes. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 8 de 11
Casa Barco / Architectonica Procreate. Image © Noaidwin Studio

Muitas vezes um só mecanismo de abertura não é suficiente para sanar as necessidades do projeto, fazendo com que em uma só janela misture-se diferentes tipos de aberturas e vedação, como é o caso da clássica combinação de janelas de abrir com guilhotina, onde as folhas de abrir são venezianas e a guilhotina tem vidro translúcido. Outra combinação clássica é variar folhas fixas com folhas móveis, como nas janelas de correr. 

Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto - Imagem 9 de 11
Casa Galeria / Tallerdarquitectura . Image © Pere de Prada

Todas essas escolhas impactam na ventilação, iluminação e comunicação dos espaços internos e externos. Além disso, essa combinação pode, além de responder a um aspecto funcional, se tornar um elemento estético do projeto, trazendo identidade e uma linguagem própria. Para isso é importante considerar qual o material ideal para as janelas. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Como escolher o tipo de janela mais adequado para o seu projeto" 03 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978343/como-escolher-o-tipo-de-janela-mais-adequado-para-o-seu-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.