Camilo Restrepo: "O mais interessante na arquitetura do trópico é o corte e não a planta"

A Escola da Cidade, por meio do Curso Geografia, Cidade e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação, recebeu o arquiteto Camilo Restrepo como convidado para falar sobre como seus interesses acadêmicos instigam até hoje seu desenvolvimento profissional. Durante a aula, Restrepo, ao falar sobre a relação entre o território e desenho, apontou a Cordilheira não como uma fronteira e sim como uma condição interessante para a arquitetura nos Trópicos, por quase nunca a relação espacial se dar horizontalmente, em planta.

Essa ideia moderna de construir o horizonte aqui é muito difícil, tudo é construído em relações oblíquas, a diagonal de olhar e ser olhado, de olhar para cima e para baixo muda constantemente na arquitetura, fazendo com que o mais interessante na arquitetura do Trópico eu considero ser a seção e não necessariamente a planta —Camilo Restrepo

Este vídeo é proveniente de aula realizada em 22 de junho de 2021. Camilo Restrepo Ochoa é co-fundador com Juliana Gallego Martinez da AGENdA Agencia de arquitectura em Medellín, Colômbia. Ele se formou como arquiteto pela Universidad Pontificia Bolivariana em 1998 e possui um mestrado pela Universidad Politécnica de Catalunya através do programa METROPOLIS em 2005. O programa de Pós Graduação da Escola da Cidade oferece sete cursos que se estruturam em dois aspectos centrais: prática e reflexão sobre o fazer projetual e da cidade; e a temática geral e abrangente “Civilização América: um olhar através da arquitetura”.

O curso ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, completa 13 anos em 2022, quando a Escola da Cidade comemora seus 20 anos. Este curso de especialização busca estudar, a partir da arquitetura, a ampla produção cultural dos países americanos, em suas semelhanças e diferenças. Está estruturado em 4 módulos por ano, nos quais os objetos de estudo são 4 países, cujos professores estrangeiros organizam um exercício de projeto em cada país, além da curadoria das aulas, também ministradas por professores convidados. Neste ano os módulos estudarão com os seguintes países: México (participação de Gabriela Carrillo, Loreta Castro, Frida Escobedo, Tatiana Bilbao, Rozana Montiel e Fernanda Canales), Estados Unidos (participação de Iker Gil), Peru (participação de Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse) e também Angola como país formador (participação de Jorge Figueira, Ana Vaz Milheiro e Paula Nascimento).

O curso está com matrículas abertas para a nova turma, que ingressará em março. Mais informações, em: https://escoladacidade.edu.br/pos-graduacao.

Sobre este autor
Cita: Escola da Cidade. "Camilo Restrepo: "O mais interessante na arquitetura do trópico é o corte e não a planta"" 09 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978191/camilo-restrepo-o-mais-interessante-na-arquitetura-do-tropico-e-o-corte-e-nao-a-planta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.