GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim

O escritório Gerkan, Marg and Partners (gmp Architects) venceu a concorrência para projetar a nova sede da fabricante mundial de celulares Xiaomi na Changping Future Science City, em Pequim. Batizada de “Mi Cube”, o projeto reflete a filosofia da empresa (tecnologia inteligente, design minimalista) através de uma arquitetura que combina uma fachada geométrica e estruturada com uma sequência de espaços internos dinâmica e multifacetada.

GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 2 de 5GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 3 de 5GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 4 de 5GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 5 de 5GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Mais Imagens

O design arquitetônico do campus corporativo apresenta uma estrutura de 60 metros de altura, diante de um cubo de vidro que contém plataformas interconectadas e volumes de espaços de trabalho em paisagens abertas, escritórios e espaços para reuniões. Módulos cúbicos são empilhados em uma formação de escadaria, em torno de um átrio central, e são conectados através de quatro estruturas nucleares e pontes. Essa configuração geométrica cria diferentes níveis e jardins elevados que podem ser utilizados em disposições flexíveis, oferecendo lugares dinâmicos para a comunicação e a socialização, assim como uma ampla gama de vistas dentro e em torno do prédio. 

GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 4 de 5
© ATCHAIN

A fachada também reflete o conceito arquitetônico do prédio, com as janelas verticais e profundas dos escritórios que contrastam com as fachadas brilhantes dos átrios. Todos os prédios do campus seguem a mesma estratégia de design, criando uma identidade unificada em torno da sede da companhia. 

GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 2 de 5
© ATCHAIN

Os novos escritórios irão apresentar um parque extensivo de paisagens que se conecta com as linhas dos prédios de pesquisa e desenvolvimento, formando uma orientação em direção ao centro verde. A "Mi Gate", que serve como um portal para campus, é um caminho aberto que corta pelo edifício a partir de uma estação de metrô no sudeste em direção ao parque e o "Centro de Pesquisas". O caminho é acessado pelo pátio que se abre até o parque, e é um anexo espacial ladeado a leste e a oeste por casas espaçosas e salões de eventos. 

GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim  - Imagem 3 de 5
© gmp Architects

Em 2021, o gmp venceu uma concorrência para reprojetar uma fábrica inutilizada de aço inoxidável para acomodar a Academia de Belas Artes de Xangai. O projeto vencedor mantém a estrutura principal de 860 metros do edifício industrial, assim como suas torres de ventilação, e acentua o eixo central com uma mistura de espaços sociais. A empresa também recebeu o prêmio Prix Versailles 2021 pelo projeto do Aeroporto de Berlin Brandenburg Willy Brandt, que conquistou o primeiro lugar na categoria "Interior Especial".

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "GMP Architects vence concurso para projetar a nova sede da Xiaomi em Pequim " [GMP Architects Unveils Winning Proposal of Xiaomi Headquarters in Beijing] 04 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977760/gmp-architects-vence-concurso-para-projetar-a-nova-sede-da-xiaomi-em-pequim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.