Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe

A Universidade de Indiana inaugurou uma nova instalação acadêmica para a Eskenazi School of Art, Architecture + Design — um projeto de Mies van der Rohe recentemente redescoberto. O desenho, do ano de 1952, era originalmente destinado a um espaço de confraternização no campus da IU de Bloomington. Para ser adaptado às normas atuais e suas novas funções sem descaracterizar a proposta de Mies van der Rohe, o projeto foi entregue ao escritório nova-iorquino Thomas Phifer and Partners. O edifício de dois andares e 930 metros quadrados já foi oficialmente aberto para alunos e professores.

Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 2 de 9Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 3 de 9Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 4 de 9Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 5 de 9Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Mais Imagens+ 4

Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 3 de 9
© Cortesia da Eskenazi School of Art, Architecture + Design, Indiana University. © Hadley Fruits

Em 1950, Mies van der Rohe foi requisitado para apresentar uma proposta para um espaço de confraternização na Universidade de Indiana, mas o projeto foi posteriormente abandonado devido à falta de fundos e, décadas depois, as plantas foram doadas ao arquivo de Mies no Museu de Arte Moderna. O projeto, que lembra a casa de Farnsworth e o Instituto de Tecnologia de Illinois, apresenta uma estrutura de aço branco e amplas janelas do chão ao teto. O nível do piso térreo é aberto, enquanto um átrio quadrado central esculpe o nível superior.

Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 4 de 9
© Cortesia da Eskenazi School of Art, Architecture + Design, Indiana University. © Hadley Fruits

O escritório Thomas Phifer and Partners foi contratado para entregar o projeto e adaptá-lo ao uso atual. O novo prédio conta com espaços para palestras, oficinas e escritórios. Móveis desenhados por Mies e Florence Knollhave foram escolhidos para complementar o design do edifício. As alterações ao projeto original de Mies van der Rohe incluem a adição de uma escada na extremidade oeste e a adaptação da escada original da extremidade leste para atender às normas atuais, a adição de um elevador hidráulico e a substituição da parede de vidro simples por vidro isolante de alto desempenho.

Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 5 de 9
© Cortesia da Eskenazi School of Art, Architecture + Design, Indiana University. © Anna Powell Denton

O evento de inauguração será realizado no dia 8 de abril. Thomas Phifer and Partners também projetou o novo Centro Internacional Ferguson, atualmente em construção, em frente ao Edifício Mies.

Equipe do Projeto: Líder: Thomas Phifer; Diretor: Stephen Dayton; Diretora: Katie Bennett; Matthew Zuckerman, Jessica Luscher
Engenheiro estrutural: Skidmore, Owings and Merrill, Chicago
Mecânica, elétrica, hidráulica e proteção contra incêndio: Cosentini Associates, Chicago
Iluminação: Cosentini Associates, Nova York
Conforto térmico: Cosentini Associates, Chicago

Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe - Imagem 2 de 9
© Cortesia da Eskenazi School of Art, Architecture + Design, Indiana University. © Hadley Fruits

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Universidade de Indiana inaugura edifício projetado por Mies van der Rohe" [Indiana University Inaugurates Long-Lost Project Designed by Mies van der Rohe] 07 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977757/universidade-de-indiana-inaugura-edificio-projetado-por-mies-van-der-rohe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.