A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022

A Liga Arquitetônica de Nova York anunciou os vencedores do Vozes Emergentes de 2022, destacando oito novos escritórios que mostram "o potencial para influenciar as disciplinas de arquitetura, paisagismo e urbanismo". Uma das honrarias mais altas na arquitetura norte-americana, o programa revisa os feitos acadêmicos e arquitetônicos de indivíduos e firmas sediadas nos Estados Unidos, Canadá e México, selecionando seus melhores trabalhos através de uma competição na qual os portfólios são avaliados por um júri. Os vencedores deste ano mostram uma ampla gama de preocupações e abordagens ao design que exploram vários meios, ilustrando, portanto, todo um novo espectro de investigação arquitetônica.

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 2 de 16A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 3 de 16A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 4 de 16A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 5 de 16A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Mais Imagens+ 11

“Na nossa revisão inicial das inscrições para o Vozes Emergentes deste ano, o júri foi atingido pela amplitude dos diferentes tipos de trabalhos", disse Paul Lewis, um membro do júri e presidente da Liga Arquitetônica, acrescentando que  "em vez de indicar uma fratura na nossa disciplina, os vencedores deste ano estão unidos em como cada um deles esclareceu novos tipos de agência, e novas noções de valor, motivados por um otimismo sobre o que um arquiteto pode e deve fazer". Os arquitetos e designers selecionados como Vozes Emergentes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma série de palestras online. 

Os selecionados do Vozes Emergentes 2022 são os seguintes: 

Azra Akšamija / MIT Future Heritage Lab

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 7 de 16
Memory Matrix by MIT Future Heritage Lab. Image © Dietmar Offenhuber

Azra Akšamija é a diretora fundadora do MIT Future Heritage Lab, uma intersecção de arte, cultura e tecnologia da conservação criando respostas para conflitos e crises. Seus projetos incluem Design para Viver: Invenções cotidianas de um campo de refugiados, um livro bilíngue apresentando projetos de design criados por refugiados sírios na Jordânia, ou T-Serai, uma série de protótipos de barracas para campos de refugiados produzidos a partir de têxteis doados e roupas descartadas. 

Paola Aguirre Serrano, Dennis Milam / Borderless Studio

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 11 de 16
Climate and Cultural Resilience Map Installation, Creative Grounds by Borderless Studio. Image © Brandon Biederman

O Borderless Studio é um escritório de design e pesquisa sediado em Chicago e San Antonio cujo foco é "conectar comunidades aos processos do design". Liderado por Paola Aguirre Serrano e Dennis Milan, o trabalho do studio compreende uma série de intervenções urbanas que buscam promover a justiça espacial e a equidade.

Jorge Arvizu, Ignacio del Río, Emmanuel Ramírez, Diego Ricalde / Estudio MMX

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 9 de 16
Site Museum by Estudio MMX. Image © Dane Alonso

O trabalho do Estudio MMX, da Cidade do México, centra em torno do design participativo, na tradição vernacular, e em práticas ambientais. O portfólio inclui os Jojutla Central Gardens, uma praça cívica em Jojutla, uma comunidade afetada pelo terremoto de 2017 no México e o Site Museum, um museu cujo design confunde as fronteiras entre interior e exterior. 

Felecia Davis / Felecia Davis Studio

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 5 de 16
Black Flower Antenna, Museum of Modern Art by Felecia Davis. Image © Germane Barnes

Felecia Davis é uma pesquisadora e designer que explora o potencial dos tecidos computadorizados, materiais têxteis que respondem ao ambiente por meio de sensores e programação. O objetivo da pesquisa de Davis é extender a possibilidade dos têxteis na arquitetura, tanto para conseguir edifícios mais leves quanto como um meio de comunicação. 

Behnaz Assadi, Nima Javidi / JA Architecture Studio

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 8 de 16
Markham, Toronto. Image Courtesy of JA Architecture Studio

Liderado pelos arquitetos iraniano-canadenses Behnaz Assadi e Nima Javidi, a firma baseada em Toronto JA Architecture Studio enfatiza a construção de estruturas em madeira leve e a experimentação geométrica. Os projetos do escritório incluem Bore-ing Lightness, uma proposta finalista para o pavilhão canadense na Bienal de Veneza de 2020, e Wardell, um acréscimo curvo, revestido de tijolos a uma série de casas enfileiradas em Toronto. 

Daniel Adams, Marie Law Adams / Landing Studio

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 2 de 16
P.O.R.T Park, Chelsea. Image Courtesy of Landing Studio

O Landing Studio é um escritório de arquitetura e design urbano em Massachusetts cujo trabalho reimagina locais ativos industriais e infra-estruturais como espaços públicos acessíveis. Os projetos incluem o The P.O.R.T., a conversão de um tanque de óleo de 68 milhões de litros em uma orla multi-uso acessível ao público, e o Marginal Street Community–Industry Seam, que redesenha a fronteira entre uma orla de industrial pesada e um bairro de imigrantes adensado e de baixa renda.

Sekou Cooke / sekou cooke STUDIO

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 15 de 16
Syracuse Hip-Hop Headquarters (SHHHQ) . Image Courtesy of sekou cooke STUDIO

A sekou cooke STUDIO é uma firma de arquitetura e design urbano cujo trabalho inclui projetos públicos, sem fins lucrativos e residenciais, assim como instalações temporárias e projetos especulativos. A exploração da cultura hip-hop pelo estúdo é demonstrada em projetos como o The Syracuse Hip-Hop Headquarters (SHHHQ), um redesenvolvimento de uma antiga unidade de laticínios, ou o Hip-Hop Architecture, uma monografia destacando a história e o desenvolvimento da arquitetura do hip-hop.

Tsz Yan Ng / Tsz Yan Ng Design

A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022 - Imagem 3 de 16
SPLAM_SPatialLAMinated Timber (SLT) Pavilion/Outdoor Classroom by Tsz Yan Ng Design, Skidmore Owings & Merrill, Epic Academy. Image © Kendall McCaugherty/Hall & Merrick Photographers

O Tsz Yan Ng Design é um escritório de pesquisa e design que luta pelo avanço da inovação nos processos contemporâneos de construção. Entre seus projetos está o Thermoplastic Concrete Casting, uma experimentação com técnicas de moldes de concreto reforçado com fibra de vidra, e o Robotic Needle Felting, uma nova técnica de fabricação para tecidos não entrelaçados. 

Desde sua estreia em 1982, o programa destacou um número significativo de indivíduos que se tornaram vozes influentes nos campos da Arquitetura e do Urbanismo. Entre as Vozes Emergentes de outros anos estão Steven Holl, Thom Mayne e Michael Rotondi, Deborah Berke Toshiko Mori, Jeanne Gang, Tatiana Bilbao, Amale Andraos e Dan Wood.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "A Liga Arquitetônica de Nova York anuncia os vencedores do Prêmio Vozes Emergentes 2022" [The Architectural League of New York Announces Winners of the 2022 Emerging Voices Award] 28 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977422/a-liga-arquitetonica-de-nova-york-anuncia-os-vencedores-do-premio-vozes-emergentes-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.