"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato

El Sindicato nasceu em 2014, quando Xavier Duque, Maria Reinoso e Nicolás Viteri uniram forças contra a forma tradicional de trabalho chefe-empregado. Deixaram de trabalhar para outras pessoas e agora fazem suas próprias coisas — dedicam-se àquilo que mais gostam dentro e fora da profissão. Dizem que El Sindicato não é um escritório de arquitetura, mas um projeto de vida.

A partir de sua base no Equador, seus trabalhos são colaborativos e experimentais. Desenvolvem habilidades e geram conhecimento. São práticas e precisas. A Casa Parasita é uma delas. Se concentra em resolver as necessidades básicas de habitabilidade, garantindo todo o conforto de uma casa em uma área reduzida do terraço de um edifício popular em Quito. A Casa Inclinada é outra. Procura resolver com um único objeto arquitetônico as variadas necessidades de uma família, com um traçado que proporcione uma solução para a íngreme inclinação do terreno. Antes de tudo, eles usam a arquitetura como ferramenta.

Na entrevista com El Sindicato, eles nos contam mais detalhadamente sobre todas as suas inspirações, motivações, processos de trabalho e projetos futuros.  

"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 6 de 10
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota
"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 2 de 10
Casa Parasita / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota

Fabian Dejtiar (FD): Vocês se apresentam contra a forma de trabalho do "chefe-empregado". Vocês deixaram de trabalhar para outras pessoas e decidiram formar um coletivo e fazer sua própria coisa. Qual é a história por trás de tudo isso? O que o inspirou a seguir esse caminho?

El Sindicato (ES): Por trás disso estão todas as experiências como estudantes e estagiários em diferentes escritórios de arquitetura que nos colocam diante de um ambiente profissional que adora o trabalho e a produtividade, muitas vezes em detrimento do bem estar e do desenvolvimento pessoal. Decidimos muito cedo, enquanto ainda na universidade, que não queríamos "matar-nos" para escritórios ou estúdios nos quais, para o bem ou para o mal, você acaba sendo apenas mais uma mão.

Apesar de termos tomado a decisão de começar o El Sindicato ainda na universidade, começamos com falhas, ainda queríamos fazer muito, ser super produtivos, fazer um nome para nós mesmos, ser um "bom escritório" e acabamos nos fazendo viver o que não queríamos viver para os outros, algo que provavelmente é uma consequência do que nos ensinam nas universidades onde normalizamos a auto-exploração disfarçada de "sucesso", felizmente, como El Sindicato é nosso próprio projeto, fomos capazes de nos questionar e nos reorientar, percebemos que El Sindicato não é, e nem queremos que seja, um escritório de arquitetura, mas é um projeto de vida no qual nos unimos especificamente pelos ideais que estão por trás desta denominação, a busca de benefícios a nível pessoal a partir da ação coletiva, fazemos arquitetura e construímos, mas nos concentramos muito em nossas buscas pessoais. Embora a produção arquitetônica de nosso estúdio possa parecer pequena, fazemos projetos que nos preenchem e que se deparam com buscas pessoais de diferentes ângulos.

FD: Neste sentido, como tudo isso se traduz em seu processo de trabalho?

ES: Ainda nos sentimos um projeto bastante jovem e tentamos nos dissociar da ideia de um escritório formal, por isso nossos processos estão constantemente em construção. Embora ter processos claros seja muito importante e algo ao qual temos dedicado muito tempo, diluímos bastante nossa prática usando a arquitetura como ferramenta. Assim, por exemplo, se você quiser fazer uma linha de vestuário, você passa o tempo projetando e construindo uma prateleira ou uma vitrine, e se outra pessoa quiser criar frangos, você passa o tempo projetando e construindo um galinheiro, mesmo que nosso objetivo não seja ser uma loja de roupas ou uma granja de frangos. Sempre tentamos fazer projetos relacionados com nossas buscas pessoais ou pelo menos nos permitimos ter tempo para desenvolvê-los no exterior usando o Sindicato como esta plataforma que lhe dá um apoio financeiro, emocional e criativo para ter a liberdade de fazer e continuar aprendendo.

Também respeitamos e valorizamos muito nossos colaboradores e nos certificamos de que eles tenham pelo menos as mesmas condições que nós de acordo com suas responsabilidades, portanto, se a situação econômica do escritório não nos permite, não aceitamos colaborações, embora muites se ofereçam para trabalhar sem remuneração a fim de "aprender". Perdemos a oportunidade de colaborar com pessoas incríveis por causa disso, mas sentimos que esta é uma prática que vai contra nosso ethos sindical, pois perpetua o ciclo de auto-exploração e desvalorização do indivíduo. Acreditamos que todo trabalho deve ser valorizado, pois todos nós temos algo a contribuir.

"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 8 de 10
Casa Inclinada / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota
"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 5 de 10
Casa Inclinada / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota

FD: O projeto da Casa Parasita que vocês fizeram em 2019 foi o vencedor da seção Pequena Escala e Intervenções do Premio Building of The Year 2020. Até agora, o que esse reconhecimento e essa ampla divulgação lhes permitiram alcançar?

ES: O fato de a Casa Parasita ter ganho um prêmio como o BOTY 2020 restaurou antes de tudo nossa fé no que é consumido na mídia da arquitetura de grande escala. Acima de tudo porque é um projeto que não está focado nem na estética nem em ser fotogênico, mas em levar ao limite a ideia de viver com pouco, aproveitando a infra-estrutura subutilizada. É um projeto no qual o objeto arquitetônico fica atrás do que acreditamos ser uma estratégia urbana poderosa, e assim, no ambiente atual no qual a imagem é a prioridade, é encorajador que um projeto como este ganhe um processo de votação massiva.

Por exemplo, isso nos colocou no radar de Tadao Ando, que selecionou o projeto em seu processo curatorial para as revistas DOMUS de 2021, ou no de editoriais impressos e digitais, onde nunca imaginamos que o projeto estaria.
Também como resultado da importância dada à Casa Parasita, surgiram e continuam a surgir oportunidades como alguns reconhecimentos, prêmios econômicos, trabalhos ou desenvolvimento de publicações e manuais, outro grande benefício da exposição que a conquista de prêmios como o Building of The Year é que eles nos colocam no radar de grandes empresas como a que nos contratou para desenvolver um curso online sobre desenho arquitetônico integral.

"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 7 de 10
Casa no Morro / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota
"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 9 de 10
Casa no Morro / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota

FD: Você lançou recentemente um curso online no qual procura divulgar sua metodologia de design e onde você dá o exemplo desta casa. Você poderia nos dizer um pouco mais sobre o que o motivou a divulgar tudo isso na internet?

ES: No curso, dizemos o que gostaríamos que tivessem nos contados quando começamos. Embora vejamos o projeto e a construção como ofícios que se aprende fazendo, teria sido muito útil entender no início que é vital no processo de aprender fazendo para desenvolver metodologias e processos que se encaixem em nossa forma de trabalhar em projetos. E embora tenhamos começado a desenvolver esta metodologia quase no primeiro ou segundo ano, após 7 anos de Sindicato e muitas dores de cabeça, já estamos conseguindo ter clareza suficiente sobre como abordar nossos projetos e queríamos compartilhar isso, deixando aqueles que fazem o curso com a consciência de que os projetos não são uma questão de inspiração artística e sorte, a metodologia e os processos que usamos são muito importantes para nós e nos servem acima de tudo para facilitar os processos sem padronizar os resultados.

A Internet e, neste caso, as empresas focadas na disseminação digital de conteúdo são as ferramentas ideais para compartilhar isto, pois permitem o acesso a este tipo de conteúdo de qualquer lugar do mundo nas brechas e horários que todos podem manejar, e a custos muito baixos.

"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 3 de 10
Casa entre Árvores / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota
"Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato - Imagem 4 de 10
Casa entre Árvores / El Sindicato Arquitectura. Imagem © Andrés Villota

FD: Você terminou e publicou recentemente seu último projeto Casa Inclinada. Gostaria de saber, quais são os próximos projetos a caminho?

ES: Atualmente estamos bastante confortáveis com o tamanho do escritório e não queremos que ele mude, por experiência entendemos que para nos sustentarmos financeiramente precisamos fazer poucos projetos "produtivos" por ano, como construir um ou dois projetos de clientes e desenhar outros três ou quatro. Não estamos realmente procurando receber mais trabalho do que isso porque sabemos que mais trabalho nos limitaria muito no desenvolvimento de projetos pessoais ou do escritório que dão uma motivação extra ao que fazemos, Por exemplo, depois de receber um valor em dinheiro dos prêmios Holcim de construção sustentável, decidimos construir uma casa do Sindicato, projetos como este que amamos e que nos motivam muito porque nos dão a liberdade de ultrapassar os limites, fazer as coisas como pensamos e experimentar com nós mesmos. Também estamos preparando atualmente uma publicação sobre as principais questões que a Casa Parasita aborda a partir de três aspectos, economia, política e filosofia, isto ancorado à publicação de seu manual de construção e à venda de licenças para sua reprodução em todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. ""Usamos a arquitetura como uma ferramenta": entrevista com El Sindicato" [El Sindicato: "Usamos a la arquitectura como una herramienta"] 15 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977223/usamos-a-arquitetura-como-uma-ferramenta-entrevista-com-el-sindicato> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.