A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club

É difícil mensurar, observando uma edificação concluída, a quantidade de trabalho, recursos e conhecimentos que ali foram depositados. Todas as decisões tomadas influenciam de alguma forma o desempenho da edificação e sua durabilidade. Quanto aos detalhes de execução, nem todos os arquitetos permitem a divulgação das suas soluções construtivas. Há profissionais, no entanto, que vão na contramão e se concentram na disseminação do conhecimento, identificando decisões comuns de projeto que podem levar a patologias (como vazamentos, podridão, corrosão, mofo e odores) e formas mais econômicas de evitá-las. Essa é a ideia por trás do Building Science Fight Club, um perfil do Instagram que tem como objetivo explicar algumas questões e analisar criticamente alguns detalhes construtivos e formas de instalação de materiais. Conversamos com Christine Williamson, criadora da plataforma, sobre sua jornada. Veja a entrevista completa abaixo:

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 4 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

Eduardo Souza (ArchDaily): Como surgiu a ideia da conta do instagram e qual é o seu principal objetivo?

Christine Williamson (Building Science Fight Club): Comecei o Building Science Fight Club para compartilhar informalmente informações sobre construção e detalhamento com amigos da escola de arquitetura que trabalhavam em funções de projeto mais tradicionais. O Instagram tornou isso muito fácil: eu apenas tirava uma foto enquanto estava em um canteiro de obras e a marcava ou adicionava um esboço rápido para explicar os princípios técnicos em jogo. Para mim, foi uma maneira de baixo risco e baixo estresse de melhorar a forma como eu comunicava informações técnicas (que é meu trabalho como consultora). E para meus colegas, foi uma oportunidade de fazer perguntas e compartilhar observações que, de outra forma, eles não fariam se a mesma conversa estivesse acontecendo em um canteiro de obras, na frente de seu chefe, empreiteiro geral ou cliente.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 6 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

O propósito do BSFC é educação e camaradagem. Não há equipe corporativa ou estratégia formal de marca ou algo assim, ou patrocínio de algum fabricante. Sou só eu… e todos que leem, comentam, compartilham e participam da conversa. A aprendizagem sempre foi uma parte muito importante da arquitetura e vejo o Building Science Fight Club como uma contribuição para essa tradição.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 14 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

ES: Qual é o papel dos detalhes bem resolvidos em um projeto arquitetônico?

CW: Detalhes bem resolvidos levam a um gerenciamento de risco mais inteligente e – talvez surpreendentemente – maior controle criativo. Eu vejo a arquitetura como uma linguagem e a ciência da construção como um aspecto de sua gramática básica. Os arquitetos geralmente abordam a ciência da construção da mesma forma que um viajante pode abordar o aprendizado de um idioma estrangeiro antes de uma viagem ao exterior - eles se atrapalham memorizando algumas frases-chave e adquirem mais algumas com a experiência. Mas ter uma conversa real e expressar pensamentos originais requer realmente aprender a língua, dominar sua gramática e desenvolver um vocabulário. É o mesmo com o projeto:

Com uma sólida compreensão da física aplicada e um vocabulário de construção mais amplo, os arquitetos podem projetar com mais criatividade e ousadia. Alguns talentos arquitetônicos podem ser misteriosos, mas a competência técnica pode ser ensinada.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 9 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

ES: Quais são os principais pontos que você observa que arquitetos e construtores costumam errar ou desconhecer em uma obra?

CW: Na minha experiência, a maioria dos erros de construção é resultado de um sequenciamento ruim e, no detalhamento do projeto, uma compreensão ruim do sequenciamento. O sequenciamento é basicamente apenas a ordem das operações para construir algo, e todo o trabalho do empreiteiro geral é acertar o sequenciamento: atribuir cada parte do projeto ao subempreiteiro correto, certificando-se de que não haja lacunas (ou sobreposições) no escopo de trabalho de cada um, então, coordenando esse trabalho da maneira mais eficiente possível.

Falhas (vazamentos, apodrecimento, mofo, corrosão, má qualidade do ar interno) são comuns quando um fornecedor não pode concluir adequadamente sua instalação porque um fornecedor adjacente chegou muito cedo (ou muito tarde) para detalhar a conexão conforme projetado.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 12 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

Os arquitetos, por sua vez, podem facilitar esse tipo de trabalho de coordenação projetando detalhes que minimizem dependências e remobilizações, permitindo que os ofícios individuais trabalhem de forma independente com coordenação mínima. Os arquitetos, é claro, não precisam fazer isso. Os meios e métodos são da inteira responsabilidade do empreiteiro geral. No entanto, quando os arquitetos têm uma boa compreensão do sequenciamento, isso os torna melhores parceiros de seus empreiteiros. Também minimiza o retrabalho, os pedidos de mudança e as RFIs (Request for Information ou Pedidos de informações) - realmente torna menos provável que uma falha ocorra em primeiro lugar, e geralmente reduz o conflito e o estresse entre as pessoas que provavelmente prefeririam não lutar contra a fase de Administração de Construção de cada projeto.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 11 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

ES: Como fazer uma análise crítica de um detalhe construtivo para que ele seja realmente eficiente no contexto em que o edifício está inserido? É importante gastar mais tempo projetando e refinando o projeto ou há coisas que só serão resolvidas no local?

CW: Um projeto cuidadoso é um investimento. Deixar de investir em um bom projeto (por exemplo, não trabalhar com um arquiteto) geralmente leva a que as edificações sejam maiores e menos funcionais. Bem entendido, um bom projeto é realmente um exercício de eficiência!

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 10 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

Todos os projetos têm restrições relacionadas a custo, construtibilidade, estética, clima, disponibilidade de materiais e preferências do proprietário relacionadas à ocupação, manutenção e conforto, entre muitas outras coisas. Um bom projeto envolve trabalhar dentro dessas restrições eficiente e responsavelmente, de forma a produzir o melhor resultado para qualquer projeto e cliente. Costumamos apreciar isso quando se trata de planejamento espacial, iluminação natural e seleção de acabamentos, mas também é verdade ao detalhar o espaço. Excelente qualidade do ar interior, conforto térmico e acústico afetam fundamentalmente o caráter dos espaços que criamos. E a eficiência energética e a durabilidade afetam a manutenção desses espaços. Sempre haverá detalhes que devem ser resolvidos na obra, mas uma consideração cuidadosa do fechamento durante todo o processo de projeto é um valor extremamente importante que os arquitetos fornecem. A questão muitas vezes é que produzir esse valor exige um investimento substancial por parte dos arquitetos (em sua própria formação e no detalhamento do edifício), e nossos clientes nem sempre estão dispostos a pagar por isso. Não tenho nenhum insight ou solução especial para isso, exceto continuarmos fazendo o que a maioria de nós já faz: apresentar nosso melhor caso para esse tipo de investimento em projeto e depois aproveitar ao máximo os recursos que temos.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 5 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

ES: Junto com o detalhamento, vem a parte da correta especificação de produtos e materiais. Você pode falar um pouco sobre a importância disso?

CW: Obviamente, a seleção de produtos é importante, mas as decisões de projeto mais gerais entre categorias de produtos (em vez de produtos específicos) tendem a ser mais importantes para os arquitetos. Uma coisa que os encorajo a considerar ao escolher produtos é o delta entre a instalação perfeita e a instalação típica. Quanto menos dependentes nossos detalhes estiverem da mão de obra, melhor. Isso não quer dizer que devemos ter expectativas baixas em relação aos ofícios, mas é simplesmente verdade que assim que a construção começa, os arquitetos têm menos controle sobre a obra.

A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club - Imagem 13 de 14
Courtesy of Buildind Science Fight Club

ES: Como é ser um arquiteto que não vive exatamente projetando edifícios? Que outras possibilidades existem em nossa profissão?

CW: Eu ainda desenho edifícios! Embora eu ainda não seja uma arquiteta licenciada. Meu papel no processo projetual é apenas mais direcionado, e isso me convém bem. Eu me considero muito sortuda por ter encontrado essa coisa que eu amo que me permite trabalhar com arquitetos incrivelmente talentosos em projetos bonitos e interessantes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "A importância dos detalhes na arquitetura: entrevista com Building Science Fight Club" [The Importance of Constructive Details in Architecture: Interview With Building Science Fight Club] 12 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977132/a-importancia-dos-detalhes-na-arquitetura-entrevista-com-building-science-fight-club> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.