"Os projetos do Lelé andavam junto com a obra": entrevista com Anália Amorim e Valdemir Rosa

Com uma obra marcadamente social e voltada para o uso público, João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, se tornou um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Em 60 anos de carreira, construiu hospitais, escolas, terminais e abrigos para ônibus, tribunais, secretarias e outras sedes administrativas.

Em todos eles, reuniu o zelo pelos materiais e pela mão de obra, qualidade técnica e artística. Compreendeu como poucos como utilizar a luz e a ventilação naturais em prol da economia energética e do bem-estar dos usuários. 

Neste episódio do Betoneira Podcast, os arquitetos e professores Anália Amorim e Valdemir Rosa comentam o contexto em que Lelé desenvolveu seu trabalho e quais foram suas principais contribuições.

Juntos, Anália e Valdemir são curadores da exposição Lelé: um projeto de Brasil, em cartaz até 20 de maio na Escola da Cidade, em São Paulo. A entrada é gratuita.

A mostra comemora os 90 anos do arquiteto, morto em 2014, e também os 20 anos do curso de graduação em arquitetura e urbanismo da instituição.

A exposição é para mostrar um arquiteto que, no século 20, já estava pensando no século 21. —Valdemir Rosa 

"Os projetos do Lelé andavam junto com a obra": entrevista com Anália Amorim e Valdemir Rosa - Imagem 2 de 3
Desenho do sistema de ventilação do hospital Sarah Salvador, de 1994, via Betoneira

Na conversa, os curadores falam sobre suas principais realizações, como a rede Sarah de hospitais, e também sobre as frustrações que envolveram uma série de projetos que não foram concluídos. 

Quem acompanhou a vida do Lelé sabe que ele morre mais cedo porque estava submetido sempre a projetos interrompidos pelo poder público. O câncer que consome o Lelé é o câncer que consome todos nós, que queremos um Brasil que tenha cadência e continuidade. — Anália Amorim

Mas, ainda que não tenha implementado inteiramente seu projeto de Brasil, Lelé deixou como legado profissionais dispostos a seguir seus ensinamentos.

"Os projetos do Lelé andavam junto com a obra": entrevista com Anália Amorim e Valdemir Rosa - Imagem 3 de 3
O arquiteto Lelé (1932-2014). Retrato: arquivo pessoal, via Betoneira

Quem são Anália Amorim e Valdemir Rosa: 

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Anália é mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e doutora pela FAU-USP, onde é professora. Valdemir é graduado na PUC-Campinas, especializado em pesquisas e projetos com pré-fabricação, e gerenciou a Fábrica de Escolas em Campinas, nos anos 1990, coordenada pelo Lelé. Os dois são professores na Escola da Cidade e coordenadores do programa de pós-graduação Conceber e Construir, sobre estruturas leves e pré-fabricação.

Ouça o podcast.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Betoneira. ""Os projetos do Lelé andavam junto com a obra": entrevista com Anália Amorim e Valdemir Rosa" 18 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976822/os-projetos-do-lele-andavam-junto-com-a-obra-entrevista-com-analia-amorim-e-valdemir-rosa> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.