A terceira vez é realmente a definitiva? Novas imagens divulgadas pelo New York YIMBY no começo deste mês mostram o novo projeto para a torre há muito tempo esperada, com uma mudança marcante em relação ao que foi divulgado por Foster + Partners em 2005.
Isso não é uma grande surpresa. Embora Foster + Partners tenha recebido o projeto há 17 anos e a fundação tenha sido iniciada em 2013, o trabalho está avançando lentamente e a equipe original foi substituída pelo BIG em 2015, depois que o investidor Silverstein Properties decidiu adotar uma abordagem mais contemporânea apresentando a torre como a futura casa da News Corporation de Rupert Murdoch e da 21st Century Fox.
Acabaram-se os planos do Foster + Partners para uma torre de escritórios esbelta de 88 andares que terminava em quatro diamantes inclinados destinados a chamar a atenção para o Memorial do 11 de setembro. Em seu lugar, o BIG projetou um conjunto de seis volumes quadrados que subiriam e rotacionariam desde uma base até 80 andares, com a parte inferior de cada segmento apresentando telas com notícias e cotações de ações. No entanto, a News Corp. recuou e, sem um arrendatário âncora (o projeto do BIG exigiria também atualizações na fundação existente), a Silverstein Properties devolveu o projeto a Norman Foster em janeiro de 2020
Na época, não ficou claro se isso significava que o desenho antigo voltaria à tona ou se algo novo seria considerado; Larry Silverstein disse que a proposta original seria "significativamente modificada" para levar em conta as preferências e as necessidades atualizadas. (Mesmo depois que o BIG assumiu o projeto, os diamantes do Foster ainda poderiam ser encontrados em obras de arte oficiais no sistema de metrô e em murais por toda a cidade de Nova York.)
Respostas mais definitivas sobre o que será construído na 200 Greenwich Street, no distrito financeiro de Manhattan, apareceram em novembro, quando o New York YIMBY publicou fotos de um modelo arquitetônico representando volumes altos e divididos sobre uma base mais alongada. Agora, as imagens divulgadas no início deste mês pela Visualhouse parecem corroborar isso.
Os fãs da proposta original estão sem sorte pois Foster + Partners aparentemente está planejando um esquema escalonado de volumes esbeltos cada qual coberto por um telhado jardim. Uma cascata de terraços se moverá da base até o topo em direção ao One World Trade Center a oeste e chegará a cerca de 410 metros. Cada terraço, analisado a partir das renderizações, será dividido com vegetações, e parece que cada volume vertical conterá praças externas intermediárias - um forte contraste com a estrutura escultural singular anteriormente lançada. É provável que sejam espaços de lazer para os usuários dos escritórios e forneçam vistas panorâmicas de Manhattan no lado leste e Nova Jersey a oeste.
Falando sobre o exterior, especificamente sobre a cortina de vidro, parece que Foster + Partners optou por janelas espelhadas do chão ao teto com faixas de aço verticais que segmentarão cada volume e direcionarão o olhar para cima. Como Curbed observou no detalhamento de Christopher Bonanos do novo projeto, as torres de vidro quadradas são mais ou menos típicas na região hoje em dia, e as faixas verticais da fachada do 2 WTC encontrarão forma semelhante na torre do 3 World Trade Center tower de Rogers Stirk Harbour + Partners no outro lado da Fulton Street.
Ainda não há previsão de início da construção ou datas de abertura. Uma vez concluído, o 2 WTC preencherá um dos últimos lotes vazios no complexo World Trade Center, encerrando o plano mestre de 2003 do Studio Libeskind para os quase 7 hectares ao lado do futuro Five World Trade Center. O Architect's Newspaper entrou em contato com Foster + Partners para obter mais informações e atualizará este artigo de acordo.
Este artigo foi publicado originalmente no The Architect's Newspaper.