Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia

Após obras de escavação e engenharia na linha de metrô de Dnipro em 2016, o escritório Zaha Hadid Architects deu início à construção de três novas estações na cidade ucraniana. As estações Teatralna, Tsentalna e Muzeina, todas projetadas pelo renomado escritório, conectarão áreas residenciais, comerciais, culturais e acadêmicas da zona leste de Dnipro ao centro da cidade e à estação ferroviária Dnipro-Holovnyi.

Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 2 de 6Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 3 de 6Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 4 de 6Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 5 de 6Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Mais Imagens+ 1

A ampliação da linha de metrô visa reduzir o trânsito no centro da cidade e melhorar o acesso a equipamentos públicos como parques e instalações recreativas nas margens do rio Dnipro. Os interiores das estações foram projetados para facilitar a circulação dos passageiros de forma intuitiva, aprimorando sua experiência e garantindo um transporte seguro e confortável pela cidade.

Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 6 de 6
© ATCHAIN

O projeto das estações rende homenagem às ricas tradições de artesanato, metalurgia e manufatura da cidade: as entradas trabalhadas em metal são compostas por finas conchas estruturais feitas de aço reciclado oriundas de fundições locais. Cada uma das estações está situada em uma praça pública, criando um marco facilmente reconhecível que pontua o acesso ao metrô da cidade.

Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 3 de 6
© ATCHAIN

A previsão é que as três estações estejam em completo funcionamento até 2025. 

Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia - Imagem 4 de 6
© ATCHAIN

Em setembro do ano passado, Zaha Hadid Architects ficou em primeiro lugar no concurso para a reconstrução do complexo da estação ferroviária de Vilnius, Lituânia, com sua proposta Green Connect. Priorizando pedestres e ciclistas, a proposta atualiza a estação ferroviária de Vilnius, incorporando uma nova passarela sobre os trilhos para conectar o distrito de Naujininkai ao sul com o centro e a cidade antiga.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Zaha Hadid Architects inicia obras de três estações de metrô na Ucrânia" [Zaha Hadid Architects Begins Construction on Dnipro Metro Stations] 04 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976175/zaha-hadid-architects-inicia-obras-de-tres-estacoes-de-metro-na-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.