EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas

O escritório EArquitetos foi premiado com o segundo lugar no concurso nacional de projeto para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas, Santa Catarina. A competição, organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina e a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, buscava "estimular a preservação do patrimônio paisagístico e urbanístico da cidade" e "humanizar os espaços livres do centro histórico". 

Conheça, a seguir, a proposta vencedora do concurso, acompanhada do memorial fornecido pela equipe de projeto.

EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 2 de 33EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 3 de 33EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 4 de 33EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 5 de 33EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Mais Imagens+ 28

Da equipe: Esta proposta visa requalificar o Centro Histórico do Casarão Gallotti através de diversas medidas que renovam e ampliam a significância sociocultural e turística de Tijucas. 

EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 11 de 33
Cortesia de EArquitetos

A importância da região histórica é ressaltada pelo novo pórtico e marcos visuais existentes que envelopam o complexo, instituindo entradas para uma região de atividades culturais especialmente distintas. Neste âmbito, a relação entre pedestre e o espaço público é reestruturada, dando mais ênfase ao caminho peatonal e ciclístico. A via pública é devolvida ao transeunte, nivelada, acessível e paginada, em grande parte, com o paralelepípedo tradicional. Isto possibilita mais liberdade e novas experiências ao público local e turístico. O caminho veicular existe de maneira não preferencial, mantendo a funcionalidade para o sistema viário local. Edificações tombadas, em processo de degradação ou com mais de um século de história podem continuar a existir sem o impacto que uma via pública tradicional apresenta.

EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 6 de 33
Cortesia de EArquitetos

Grandes zonas sombreadas por copas largas de ipês rosas e brancos adicionam ambiência e estabelecem uma conexão temática com as edificações históricas e com a flor símbolo da cidade. Áreas de permanência e qualidade são criadas junto a zonas de interesse, como o futuro parque e próximo aos espaços comerciais e recreativos. Incentivo aos setores de comércio e serviços são umas das características propostas, tanto para edificações existentes, quanto em novas áreas, através de pequenas edificações modulares. Estes ambientes fomentam a vida social da cidade junto ao contexto histórico, gerando mais afinidade e interesse da população com sua cultura.

EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 8 de 33
Cortesia de EArquitetos
EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 13 de 33
Cortesia de EArquitetos

Para diversas superfícies dos trechos em foco, regiões de multiatividades foram estabelecidos tendo em vista a prolífica agenda cultural de Tijucas. Estes amplos espaços também fortalecem a presença e visuais das edificações de interesse histórico como o Cine Teatro, Casarão Bayer e o Casarão Gallotti. Este por sua vez retoma a conexão visual com o Rio Tijucas. Elementos de relevância no âmbito histórico e social recebem um tratamento de piso distinto, em malha, que guia e ressalta sua importância. Ela cria um elemento de conexão com a proposta do Arq. Victor Hugo Orci que recebe um memorial ao final do trecho C próximo às margens do rio. A região abaixo do viaduto da BR-101 é requalificada gerando uma área coberta multifuncional e estabelecida como um dos marcos de acesso ao Centro Histórico. A rodovia deixa de ser apenas uma conexão entre cidades e de maneira literal é uma das portas de acesso à cultura e ao turismo de Tijucas.

EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas - Imagem 9 de 33
Cortesia de EArquitetos

A área de intervenção como um todo é tratada de maneira a estabelecer uma identidade visual concisa e reconhecível. Seja através de elementos padronizados, como canteiros, pisos e cores, ou do tratamento do perfil da rua. Estes aspectos trazem unidade e promovem a conservação do patrimônio histórico e do legado dos habitantes de Tijucas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "EArquitetos fica em segundo lugar no concurso para o Centro Histórico do Casarão Gallotti em Tijucas" 25 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975599/earquitetos-fica-em-segundo-lugar-no-concurso-para-o-centro-historico-do-casarao-gallotti-em-tijucas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.