De um mal necessário ao luxo: a história dos banheiros na sociedade moderna

Subscriber Access

Os banheiros que usualmente temos em nossas casas são heranças da colonização europeia pelo mundo. Sua forma atual, porém, tem origem de milênios atrás e não seria possível sem os investimentos e a evolução do saneamento básico. 

A saúde de uma população está diretamente relacionada ao ambiente físico que ela habita, assim como foi colocado por Hipócrates em seu texto “Ares, águas e lugares”, escrito durante o século V a.C.. Nele, o pensador grego conhecido como o ‘pai da medicina’, afirma que para se investigar corretamente a saúde e a causa das doenças é necessário observar e compreender o ambiente habitado a partir das estações do ano, dos ventos, das águas, da sua posição geográfica, da terra e da paisagem e também dos hábitos das pessoas que ali habitam. Cada civilização desenvolveu uma forma de lidar com o que hoje entendemos por saneamento, a depender de seu tempo e também de seu contexto geográfico, cultural, político e econômico. 

As primeiras civilizações que se têm registro são conhecidas como civilizações hidráulicas, como o Egito e a Mesopotâmia. Elas, assim como a China e o Vale do Indo, se desenvolveram junto de bacias hidrográficas e próximas a grandes rios. Essa proximidade e o conhecimento sobre como manipular os recursos da terra, principalmente a água dos rios, foi fundamental para seu crescimento. No Egito, por exemplo, o controle da periodicidade do Rio Nilo permitia um sistema de irrigação e a construção de diques e água encanada que abastecia o palácio. Já na Antiga Babilônia há registro de redes de água e esgoto desde cerca de 3.000 a.c. Tempos depois, a Civilização Romana desenvolveu sistemas de esgoto e de abastecimento que possibilitaram o crescimento de seu império. A Cloaca Máxima e os Aquedutos, acompanhados do conjunto de latrinas e termas públicas, foram essênciais para a cultura romana.

Content Loader

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "De um mal necessário ao luxo: a história dos banheiros na sociedade moderna " 01 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975151/de-um-mal-necessario-ao-luxo-a-historia-dos-banheiros-na-sociedade-moderna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.