Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção

O Memorial Brumadinho, projetado pelo escritório GPA&A, liderado pelo arquiteto Gustavo Penna, já está em fase de construção. Desenvolvido em homenagem às vítimas do rompimento de uma barragem em 25 de janeiro de 2019, o projeto envolveu a participação de toda a comunidade local para tornar-se um lugar de pertencimento, identificação e interesse coletivo.

As obras estão em andamento e os trabalhos de terraplanagem já foram concluídos. O memorial deverá ser inaugurado em janeiro de 2023.

“Este espaço vai possibilitar uma experiência sensível, individual e compartilhada, dando voz e forma a aquilo que não esquecemos”, comentou Gustavo Penna, em referência às vítimas. O projeto do memorial foi pensado para gerar no visitante uma experiência de reflexão sobre a memória e a dor que o rompimento deixou na comunidade local, por meio de estruturas carregadas de significado.

Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção - Imagem 3 de 6
Cortesia de GPA&A

Na entrada haverá um pavilhão com forma distorcida e fragmentada, que, segundo o arquiteto, simboliza os sonhos das vítimas. Em outro ambiente, escuro e iluminado apenas por frestas de luz no teto, será representada a invasão da lama. O plantio de 272 ipês amarelos também faz parte do projeto: número é uma reverência às pessoas que perderam a vida na tragédia de 2019. 

Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção - Imagem 2 de 6
Cortesia de GPA&A

Nas paredes laterais do grande salão aberto os visitantes poderão ler os nomes de cada uma das pessoas que se foram, escritas com uma tipografia específica para o projeto, desenvolvida pelo designer Daniel Sabino. 

Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção - Imagem 5 de 6
Cortesia de GPA&A

O memorial se organizará como um percurso que conduz a um mirante que revela a paisagem do vale e permite ao visitante ver a área que foi atingida pela lama.

Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção - Imagem 6 de 6
Cortesia de GPA&A

Referência: Veja SP.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Memorial em homenagem às vítimas de Brumadinho já está em fase de construção" 13 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975048/memorial-em-homenagem-as-vitimas-de-brumadinho-ja-esta-em-fase-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.