Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas

Apesar de não serem consideradas áreas de longa permanência em uma casa, as cozinhas e os banheiros são espaços onde a funcionalidade é fundamental para o cotidiano dos moradores e visitantes. De todos os elementos das áreas molhadas, aqueles que precisam de uma atenção especial são as bancadas de trabalho. Neste texto iremos apontar algumas dicas para se projetar bancadas de áreas molhadas funcionais, de fácil manutenção e apropriadas para seus usos. 

A bancada de trabalho das áreas molhadas é o lugar onde as pessoas se debruçam para executar suas atividades. Em geral, as bancadas são compostas por uma superfície horizontal, que pode se dividir entre bancada seca e bancada molhada, no caso de uma cozinha, ou apenas molhada, como é o caso dos banheiros; o conjunto de cuba, torneira e misturadores, o gabinete e os objetos sobre a bancada. 

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 6 de 7
Estúdio Lapinha / plano livre. Image © Henrique Queiroga

O material e o tamanho da bancada dependem de qual a escolha de acabamentos do projeto e também de qual o espaço disponível para esse elemento. Em geral há uma padronização do mercado em suas dimensões, tanto para as bancadas quanto para as cubas e gabinetes, que respondem à padronização das plantas do mercado imobiliário. Há também a possibilidade de adequar o tamanho desses elementos de acordo com o projeto, fazendo cubas, gabinetes e bancadas sob medida. Em geral, é vantajoso seguir os tamanhos de mercado pois isso amplia as possibilidades de encontrar elementos pré fabricados, e também possibilita a economia de recursos e facilita a mão de obra.  

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 7 de 7
Anexo Casa Brunswick Bush Shack / Sarah Kahn Architect . Image © Tatjana Plitt

Tanto para as opções existentes no mercado quanto para os projetos feitos sob medida, existem algumas convenções que são importantes de serem consideradas, considerando a ergonomia, isso é, a forma mais confortável e funcional de se usar essas bancadas:

No caso dos banheiros, o comprimento médio da bancada vai de 55 centímetros até 1,20 m e sua profundidade pode variar de 40 a 60 centímetros, em média. O ideal é que a bancada seja instalada a aproximadamente 90 centímetros do chão, considerando cubas embutidas ou de encaixe. Para as cubas de apoio, os 90 centímetros são medidos a partir do topo da borda da cuba. A torneira, que pode ser de parede ou de bancada, precisa ter uma distância próxima de 15 centímetros da borda da cuba ou da bancada, a depender do tipo de cuba utilizado, para garantir o espaço suficiente de lavagem das mãos. Se for uma cuba de apoio, a torneira de bancada precisa ter um pescoço longo para poder garantir esses 15 centímetros, ou pode-se optar por uma torneira de parede. Além disso, o jato d’água deve estar alinhado com o ralo, ou até 4 centímetros deslocado. 

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 3 de 7
Medidas padrão de bancadas de banheiro. Image © Daniel Winnik

Caso opte-se por instalar um armário gabinete sob a bancada, é importante considerar o espaço do sifão de saída do esgoto. Os armários têm dimensões mais variadas, porém, variam entre 50 e 60 centímetros em geral. A maioria é instalado suspenso na parede, deixando o chão livre, facilitando a limpeza e tornando o uso mais confortável por conta do encaixe dos pés sob o armário na hora de usar a bancada. Sobre a bancada pode-se optar por instalar um armário com espelho embutido, ou somente um espelho, com iluminação direcionada. O espelho deve ser instalado considerando os usuários, mas em média a altura dos olhos deve estar a 1,50m do piso. É usual ter iluminação focal, que pode ser lateral ou superior, a depender do projeto.   

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 5 de 7
Apartamento Rosa / CoDA arquitetos. Image © Júlia Tótoli

No caso das cozinhas, as bancadas de trabalho são maiores e costumam ter vários usos, às vezes simultâneos: cortar, descascar e preparar alimentos, apoiar panelas e assadeiras quentes, utilizar algum eletrodoméstico específico, lavar e higienizar materiais e alimentos, separar os descartes, armazenar alimentos, e muitos outros. As bancadas de cozinha são, portanto, mais espaçosas do que as de banheiro. O mais usual é começar com 1,20 m de comprimento, podendo chegar até 1,80, ou mais, dependendo do espaço disponível.  Sua profundidade mais usual varia entre 50 centímetros até 70 centímetros. Seu uso é setorizado entre a área molhada e a área seca. A área molhada é a que fica próxima à cuba, onde secam as louças e os alimentos, a seca é onde os outros trabalhos acontecem, e costumam ser maiores do que a área molhada. Elas podem ter o mesmo material, ou materiais diferentes, dependendo dos acabamentos do projeto e podem inclusive serem separadas fisicamente ou integradas. 

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 4 de 7
Medidas padrão de bancadas de cozinha. Image © Daniel Winnik

Quando forem integradas, a bancada molhada deve ser de 1 a 2 centímetros mais baixa do que a bancada seca, considerando que a altura ideal é de 90 centímetros. A torneira pode ser de bancada ou de parede e deve ter 30 centímetros entre o bico da torneira e o ralo da cuba, para garantir o manuseio de objetos grandes como panelas e assadeiras e o jato d’água, assim como no banheiro, deve estar diretamente acima do ralo, ou no máximo 4 centímetros deslocado. Em relação aos gabinetes de cozinha, devido ao seu tamanho, é comum encontrar conjunto de armários modulados no mercado. Ainda assim, é importante prever o sifão nos armários diretamente abaixo da área molhada, e considerar que eles sejam suspensos ou que seu apoio seja deslocado em torno de 15 a 20 centímetros para encaixar os pés abaixo do armário na hora do uso. Sobre a bancada da cozinha é possível prever o uso de armários aéreos, onde é possível instalar iluminação direcionada, ou também prateleiras e barras de utilidades para armazenamento de objetos e mantimentos. 

Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas - Imagem 2 de 7
Apartamento Simão Álvares / Vão. Image © Federico Cairoli

Apesar dessas informações gerais, o projeto de cozinhas e banheiros varia de acordo com o uso e cotidiano de cada família, com a arquitetura e o espaço disponível para esses elementos, com o orçamento e materiais disponíveis em cada lugar, entre outros, portanto, é importante observar cada caso para garantir que as necessidades específicas sejam sanadas tanto quanto as demandas funcionais mais gerais, e para isso, é importante o trabalho atento do arquiteto no projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Dicas de como projetar bancadas de áreas molhadas" 17 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974087/dicas-de-como-projetar-bancadas-de-areas-molhadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.