Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social

Sete anos após a inauguração do Bosco Verticale em Milão, a Stefano Boeri Architetti apresentou um vídeo-documentário sobre o seu recente projeto para a Trudo Tower, a primeira Floresta Vertical de Habitação Social do mundo. A torre residencial de 19 andares, construída em Eindhoven, Holanda, abriga centenas de diferentes espécies vegetais em cada uma de suas quatro fachadas, um edifício que acolhe ao todo 125 apartamentos comercializados a preços acessíveis e voltados à população de renda média e média-baixa. Como uma espécie de minissérie, o vídeo-documentário consiste em 3 episódios que exploram como as pessoas “vivem em um edifício onde o contato com a natureza é a principal vantagem—e como um edifício deste tipo foi planejado não para famílias ricas, tornando-se acessível a todos”.

Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 2 de 9Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 3 de 9Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 4 de 9Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 5 de 9Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Mais Imagens+ 4

Embora todos os apartamentos tenham menos de 50 metros quadrados, eles contam com amplos espaços externos e terraços verticais de mais de 4 metros quadrados, uma solução capaz de criar um microclima envolvente e agradável. Dito isso, 30 das 125 unidades foram disponibilizadas a famílias de baixa renda e pessoas com deficiência por valores subsidiados. Neste sentido, a escolha por um terreno central e bem localizado na cidade de Eindhoven, foi fundamental para a promoção da qualidade de vida e inclusão social destas famílias.

Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 8 de 9
© Paolo Rosselli

A Trudo Tower em Eindhoven representa a concretização de um grande sonho nosso, aquele de tornar acessível a mais pessoas uma torre em forma de Floresta Vertical (uma tipologia que já experimentamos em diferentes contextos ao redor do mundo). Isso mostra que viver em contato com a natureza—e usufruir de suas vantagens—não é uma prerrogativa de famílias abastadas, mas pode se tornar uma opção viável para milhões de outras pessoas. -- Stefano Boeri

Para além da floresta vertical e das unidades acessíveis, a redução dos custos de construção também foi um elemento fundamental para a viabilização do empreendimento. A experiência adquirida por Stefano Boeri Architetti ao longo dos anos, desde a construção da primeira Floresta Vertical em Milão, combinada com as mais recentes tecnologias de construção, a otimização de recursos e a pré-fabricação de elementos construtivos, contribuíram e muito para a redução dos custos de construção e operação do edifício.

Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 2 de 9
© Paolo Rosselli

No que se refere ao projeto dos jardins e estruturas verdes, foram plantadas 135 árvores de diferentes espécies em cada uma das quatro fachadas, além de 10.000 arbustos e plantas de pequeno porte. O escritório de arquitetura com sede em Milão trabalha há anos de forma colaborativa com o Laura Gatti Studio, dirigido pela engenheira agrônoma que da nome ao estúdio. Essa parceria nasceu com o projeto do Bosco Verticale de Milão e segue dando frutos em diversas frentes, como o projeto DuPré Groenprojecten em Helmond e o berçário Van den Berk em Sint-Oedenrode.

Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social - Imagem 6 de 9
© Paolo Rosselli

O vídeo-documentário foi produzido por Stefano Boeri, Sint-Trudo, Francesca Cesa Bianchi, Paolo Russo, Giulia Chiatante, Lorenzo Masotto, Elisa Versari, Studio Laura Gatti, Inbo e The Big Picture. Christele Harrouk do ArchDaily, recentemente teve a oportunidade de entrevistar o arquiteto em Eindhoven, durante a inauguração da Trudo Tower. Nos últimos dois anos, Stefano Boeri construiu uma série de obras de renome no mundo todo, criando um ecossistema completo que hoje, é sinônimo de sua obra.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Stefano Boeri lança documentário sobre a primeira floresta vertical em edifício de habitação social" [Stefano Boeri Architetti Releases Video Documentary on the First Vertical Forest in Social Housing] 29 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973971/stefano-boeri-lanca-documentario-sobre-a-primeira-floresta-vertical-em-edificio-de-habitacao-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.