Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas

Ao contrário da arquitetura clássica, caracterizada por um conjunto de divisões com funções e espaços muito definidos, o projeto arquitetônico contemporâneo busca integrar os espaços para atingir elevados graus de adaptabilidade e flexibilidade. Desse modo, os limites dos enclaves são borrados e surgem novas soluções que valem a pena ser analisadas. No caso dos dormitórios, os banheiros muitas vezes já não são uma pequena divisão adjacente e separada, mas espaços multifuncionais integrados e sutilmente ocultos. Assim como Mies van der Rohe, que agrupava os serviços em áreas estratégicas para criar pisos abertos, vamos rever alguns casos que adotaram a solução específica do banheiro escondido atrás da cama.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 2 de 21Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 3 de 21Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 4 de 21Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 5 de 21Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Mais Imagens+ 16

No caso da Casa Hualle by Ampuero Yutronic, a mesma parede que fica de frente para a cama permite que o banheiro seja oculto com duplo acesso, servindo de apoio para as pias e o espelho, localizados na parte de trás. Revestida de madeira clara, tal como o resto da habitação, o banheiro permanece escondido mas altamente integrado, incluindo banheira com vista para a paisagem, ducha e WC privativo. A parede divisória não chega a tocar o teto e o piso é feito do mesmo material, integrando ainda mais todos os espaços projetados.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 6 de 21
Casa Hualle / Ampuero Yutronic. Image © Felipe Fontecilla
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 14 de 21
Casa Hualle / Ampuero Yutronic

A Wilderness House por Archterra Architects apresenta uma circulação contínua em todo o seu perímetro, ocultando o banheiro por trás do muro baixo que dá para a paisagem de costas para a cama principal. Ao contrário do caso anterior, esta parede branca está separada em duas partes: uma área de armazenamento e um espaço curvo que inclui um ducha e uma banheira. Atrás, os lavatórios e outros móveis de apoio estão localizados, enquanto o vaso sanitário foi separado em uma pequena cabine contígua, para evitar que os odores se infiltrem no dormitório.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 2 de 21
Wilderness House / Archterra Architects. Image © Douglas Mark Black
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 7 de 21
Wilderness House / Archterra Architects. Image © Douglas Mark Black
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 15 de 21
Wilderness House / Archterra Architects

O projeto da AW Residence de Andramatin inclui dois quartos espelhados com banheiros escondidos atrás de suas camas. Neste caso, a parede permite a instalação de pias e depósitos, sendo que o vaso sanitário e a ducha foram separados numa cabina de vidro opaco. Aqui, a parede é muito mais fina do que as usadas nos casos anteriores, mas atinge a altura total do espaço.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 8 de 21
AW Residence / andramatin. Image © Mario Wibowo
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 16 de 21
AW Residence / andramatin

A casa de Heavy Metal da Hufft Projects aproveita o espaço atrás da cama para criar um amplo banheiro, incluindo uma lavatório, um walk-in closet e um chuveiro que se abre para um pátio interno com espelho d'água. A parede que os separa atinge a altura total do espaço e é revestida a madeira em direção ao quarto. O WC também se encontra em separado, em cabina fechada.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 9 de 21
Heavy Metal / Hufft Projects. Image Cortesía de Hufft Projects
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 3 de 21
Heavy Metal / Hufft Projects. Image Cortesía de Hufft Projects
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 19 de 21
Heavy Metal / Hufft Projects

O projeto MINIMOD Catuçaba do MAPA, pré-fabricado e em escala mínima, usa essa solução para aproveitar ao máximo os metros quadrados da casa. A cama encosta num volume que contém depósito, lavatório e a bacia sanitária, e que separa o quarto da cozinha e da sala. Para evitar odores indesejáveis, foram dispostas duas portas de correr que permitem a abertura e o fechamento do banheiro, proporcionando maior privacidade aos usuários.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 10 de 21
MINIMOD Catuçaba / MAPA. Image © Leonardo Finotti
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 18 de 21
MINIMOD Catuçaba / MAPA

Aproveitando as liberdades que o design hoteleiro proporciona, no VISAYA Hotel by ATDESIGN esta estratégia foi levada ao limite. A parede branca virada para o lado oposto à cama esconde o lavatório, área de depósito, um vaso sanitário e box envidraçado, enquanto a banheira escultural é totalmente liberada e disposta num canto do quarto, proporcionando vistas espetaculares sobre a paisagem circundante.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 4 de 21
VISAYA Hotel / ATDESIGN. Image © Song Ye
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 11 de 21
VISAYA Hotel / ATDESIGN. Image © Song Ye
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 17 de 21
VISAYA Hotel / ATDESIGN

Na 322 Reinvented de Substance Architecture toda a parede é transformada em um espaço multifuncional, incluindo espaço de armazenamento, um box de vidro no centro e uma pia espelhada na parte de trás. A banheira e o vaso sanitário estão localizados em duas cabines separadas, uma de cada lado dessa parede central.

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 5 de 21
322 Reinvented / Substance Architecture. Image
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 12 de 21
322 Reinvented / Substance Architecture. Image
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 20 de 21
322 Reinvented / Substance Architecture

Para o projeto de uso misto Nanyang 5Lmeet de DAGA Architects, três micro apartamentos foram projetados usando a mesma estratégia dos casos anteriores. Aqui, a parede de madeira quente permite que as luminárias sejam incorporadas na cama, enquanto esconde um vaso sanitário e um chuveiro no centro, e um lavatório e móveis nas laterais, ambos aparentes

Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 13 de 21
Nanyang 5Lmeet / DAGA Architects. Image Cortesía de DAGA Architects
Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas - Imagem 21 de 21
Nanyang 5Lmeet / DAGA Architects

Confira mais banheiros abertos aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Banheiro atrás da cama: 8 suítes integradas" [El baño detrás de la cama: 8 dormitorios con baños integrados] 18 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972774/banheiro-atras-da-cama-8-suites-integradas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.