ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021

À medida que nosso mundo se transforma em um ritmo sem precedentes, os desafios atrelados a isso estão se tornando cada vez mais complexos. As questões enfrentadas pelas cidades e redes de nosso mundo globalizado, os ambientes físicos e virtuais onde ocorre esta transformação, estão tornando a arquitetura mais relevante do que nunca.

As questões do ambiente construído deixaram de ser exclusividade dos profissionais que o constroem e projetam e passaram a ser questões transversais em nossa sociedade. Dos cidadãos que questionam a qualidade dos espaços públicos ao construtor autodidata que ergue uma pequena casa no campo, ou o morador de um simples apartamento que usa um aplicativo para projetar seus interiores durante a quarentena, todos querem ter direito à voz e a agir. Por que a arquitetura tem que ser tão incerta, tão distante?

A necessidade de mudança, combinada com a rápida digitalização de nossa indústria, colocou a arquitetura à beira de uma grande revolução, e acreditamos que os diversos tipos de práticas selecionadas na iniciativa Novos Escritórios ArchDaily 2021 podem ser os catalisadores dessa mudança.

Estes trabalhos são inspiradores e reflexivos, e seus modelos de associação e engajamento, inovadores. O que os diferencia, contudo, é seu compromisso em ser um participante ativo na evolução da arquitetura enquanto prática e campo disciplinar. 

Também estamos felizes em incluir na lista três empresas do setor de buildtech, startups que estão abordando a questão da escalabilidade na arquitetura. Com a ajuda da tecnologia, elas tornam a arquitetura acessível, aberta e mais próxima das comunidades e indivíduos que desejam se envolver com ela.

O trabalho destes grupos, coletivos, estúdios, ateliês, escritórios e startups será abordado em maior profundidade em uma série de artigos publicados nos próximos meses.

Estes são os Novos Escritórios ArchDaily 2021, em ordem alfabética:

a for architecture | Índia

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 2 de 21
Cortesia de a for architecture

Equipe: Ajay Sonar, Monali Patil, Yogendra Nikam, Vipin Gurnani, Tanmay Patil, Aniruddha Thorat, Akshay Singavi, Yashada Potnis, Yash Sethi, Heena Khabiya, Smita Patil

Enquanto prática situada em meio ao processo de urbanização de Nasik, Índia, a for architecture tem consciência de como está contribuindo para a mudança do cenário urbano e da cultura local. É nesse tipo de paisagem em mudança que eles veem o papel da arquitetura contemporânea e, particularmente, sua contribuição por meio da imaginação arquitetônica e espacial. Imaginação que reduz a velocidade da transformação e mitiga suas exclusões. Para o escritório, a espacialidade é tão crucial quanto o pensamento tipológico. Para além do seu envolvimento com o ambiente construído, a for architecture está também envolvida em diversos compromissos culturais, atuando por meio de intervenções indiretas na prática e disciplina da arquitetura.

Albor Arquitectos | Cuba

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 3 de 21
© Albor Arquitectos

Equipe: Carlos Manuel González Baute, Alain Rodríguez Sosa, Camilo José Cabrera Pérez, Merlyn González García

Construir em Cuba é um empreendimento complexo. Para um arquiteto, é um desafio cada vez maior devido à constante escassez de materiais, custos elevados ou relutância das autoridades em trabalhar em propostas contemporâneas. O arquiteto cubano é um personagem utópico, cujo trabalho não é uma necessidade, nem estética nem conceitual. Quase naturalmente engendrada por seu contexto particular, Albor Arquitectos vê seu trabalho como um ato de interpretação e resposta à sua realidade. Sua prática nos últimos anos tem lidado com os limites econômicos, o reconhecimento e a crítica de sua profissão, a realidade social, a cultura popular, a migração e as diferentes dinâmicas da sociedade cubana contemporânea. Albor Arquitectos enfatiza as relações entre o centro e a periferia, a cultura formal e popular, e as noções de identidade de e para sua condição de insularidade.

Atelier Lai | China

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 4 de 21
© Xuguo Tang

Equipe: Ming Tang, Felix Xie, Yun Chen, Yu Fan, Junyi Yang, Xiaohong Guo, Eric Wang

Se você não sabe de onde veio, não sabe para onde está indo. A palavra "Lai" tem dois significados, um é "ser" e o outro é "futuro". A prática arquitetônica do Atelier Lai assume os significados originais de "Lai", olhando para o passado e explorando o caminho da arquitetura contemporânea local em direção ao futuro.

baupal | Alemanha

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 5 de 21
© Baupal

Equipe: Alex Müller, Max Schroeren, Justus Menten, Nadine Eberhardt, Bastian Müller, George Liang, Mai Vu, Lea Conde-Wolter, Sina Tille, Axel Schimpf, Ioana Floroiu, Michel Dehn, Valentin Meyer-Marc, Maria Nesterowa, Sarah Lachmann, Berenike Faensen

O objetivo da baupal é dar a cada construtor acesso a um planejamento arquitetônico personalizado e sustentável. Buscam acabar com processos caros e confusos e, por isso, estão digitalizando serviços de arquitetura – para todos. Com a baupal, construtores privados com projetos menores também podem se beneficiar dos avanços tecnológicos na indústria. Por meio de comunicação atualizada, processos digitais e fluxos de trabalho transparentes, os clientes têm custos mais baixos, controle total e, também, mais tempo para seus projetos.

Ben-Avid | Argentina

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 6 de 21
© Jon Wallis

Diretor: Martín Benavidez
Colaboradores: Stefanía Casarin, Emanuel Polito, Lucas Merlo, Facundo Rasch, Alen Gomez

Ben-Avid não inventa nada. Eles dificilmente seguem diálogo com aqueles que enfrentaram o abismo da página em branco. Talvez seja disso que se trata a arquitetura: fazer de novo, mas de forma inusitada, o que já foi feito mil vezes antes. Talvez seja disso que se trata a cidade: ocupar com o nosso corpo o espaço que outros arquitetos conceberam como sonho e que a história executou como pesadelo. A prática do projeto para eles assume então a forma de um diálogo entre algo que já não existe e aquilo que ainda não existe. E por isso Ben-Avid prefere desacreditar o brilho da invenção e insiste na opacidade do ofício aprendido com seus professores, com quem às vezes ainda têm a alegria de trabalhar. Eles escrevem, competem e desenham o dia todo, com rigor, no AutoCad.

Canoa | Estados Unidos

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 7 de 21
Cortesia de Canoa

Equipe: Ellie Cunningham, Nicolas Chaulet, Josh Emig, Margaret Marsh, Josefina Sartori, Preston Smith, Mateo Lalich

Canoa é um marketplace b2b de produtos sustentáveis para o ambiente de trabalho. Sua tecnologia permite que as equipes de trabalho projetem, adquiram e rastreiem seus móveis, unidades pré-fabricadas, iluminação e acessórios, tudo em um único lugar. Sua missão é reduzir o desperdício na indústria de interiores, evitando construções caras que provavelmente serão demolidas bem antes do fim de sua vida útil. Em vez disso, preferem instalar produtos e móveis pré-fabricados belos, duradouros e bem feitos, que podem ser facilmente removidos e reutilizados.

Equipo de Arquitectura | Paraguai

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 8 de 21
© Leonardo Mendez

Equipe: Horacio Cherniavsky, Viviana Pozzoli, Gabriela Ocampos

A abordagem da Equipo de Arquitectura é muito primitiva e essencial: primitiva pela sua relação conceitual com a origem da arquitetura e essencial por evitar o desnecessário. Trabalham com a matéria, transformando-a e arranjando-a de maneiras diferentes para criar espaços. Tatam a luz como o elemento que intensifica e molda o espaço e os materiais. Entendem a ordem como geradora, começando pela organização dos projetos como o início de um processo. Transformam esse ambiente, valorizando o contexto pré-existente que o caracteriza, respeitando o cenário natural que todos habitamos. Imersa no paradoxo do nosso estar-no-mundo, resumido como “destruir para construir”, a Equipo de Arquitectura entende que a matéria com a qual construímos vem de destruições anteriores. Por isso, reconsideram o uso e a reutilização de determinados materiais e optam por trabalhar com aqueles que tragam informações relevantes para cada situação.

ESEColectivo Arquitectos | Equador

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 9 de 21
© Lorena Darquea

Equipe: María Belén Argudo, Pablo Silva, José de la Torre, Santiago Granda

ESEColectivo Arquitectos é um estúdio de arquitetura focado na experimentação de materiais, tecnologias e lógicas construtivas alternativas. Em seu processo de concepção, busca conciliar estratégias sustentáveis de baixo impacto com as necessidades e limitações específicas de cada projeto, de forma que seus resultados sejam heterogêneos e difiram no tipo de abordagem metodológica e técnica. O EseColectivo também criou em 2019 o "La Parleta", o primeiro podcast de arquitetura do Equador - um programa comprometido com temas informais, cômicos e quase diários em torno da disciplina.

HANNAH Office | Estados Unidos

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 10 de 21
Cortesia de HANNAH

Equipe: Leslie Lok, Sasa Zivkovic

As tecnologias de design e fabricação digital são intrínsecas à realização do nosso trabalho, facilitando novos métodos, materiais, práticas ambientais, recursos tecnológicos e formas sustentáveis ​​de construção. O HANNAH Office reivindica a autoria dos processos de fazer que influenciam a maneira como podemos – ou devemos – construir no futuro. Em Ashen Cabin, a digitalização 3D e a fabricação robótica transformam "resíduos de madeira" infestados de insetos e de formato irregular em um material de construção sustentável disponível em abundância. Em Additive Architectural Elements, a impressão 3D em concreto permite a eliminação de desperdícios nas fôrmas. Em RRRolling Stones, a impressão 3D personaliza geometrias em massa de maneira econômica para criar uma variedade de assentos sob medida para diversos tipos de corpo. Em várias escalas, o desempenho de seu trabalho e a expressão arquitetônica são inerentemente derivados da materialidade, protocolos de construção digital, rotinas robóticas e lógica de design bottom-up.

ICON | Estados Unidos

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 11 de 21
Cortesia de ICON

Fundadores: Jason Ballard (CEO), Evan Loomis, Alex Le Roux (CTO)

O ICON existe como uma resposta à crise global de habitação: a impressão 3D em escala de construção não só entrega casas de alta qualidade com mais rapidez e economia, mas frotas de impressoras podem mudar para melhor a maneira como comunidades inteiras são construídas. Os Estados Unidos enfrentam um déficit de 5 milhões de novas residências e, em todo o mundo, 1,2 bilhões de pessoas carecem de abrigo adequado. Há uma necessidade profunda de aumentar rapidamente a oferta sem comprometer a qualidade, beleza ou sustentabilidade e essa é exatamente a força da tecnologia da ICON. A empresa já construiu casas impressas em 3D para pessoas em situação de rua, entregou as primeiras casas impressas em 3D colocadas à venda nos Estados Unidos, imprimiu em 3D um habitat marciano para a NASA e bases militares em parceria com o Departamento Militar do Texas. Habitações sociais, residências para vítimas de catástrofes e projetos de habitação a preços de mercado estão em andamento, além do desenvolvimento de sistemas de construção para criar habitats na Lua.

llLab. | China, Alemanha, Portugal

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 12 de 21
© Arch-Exist

Fundadores: Hanxiao Liu, Luís Ricardo, David Correa, Taichi Kuma
Equipe: Fei Chen, Yihui Zhao, Lingling Liu, Yujun Yan, Lingkong Yin, Lexian Hu, Ziyu Wei, Matt Eshleman, Han Xue, Chao Zuo, Wiebke Beyer, Finn Crawford

llLab. atua nas áreas de arquitetura, design, arte, urbanismo, pesquisa e desenvolvimento. O seu trabalho se concentra na utilização do design como ferramenta para melhorar a vida social e cultural através de várias escalas, desde projectos urbanos a microarquiteturas ou instalações. Os princípios são orientados por uma abordagem experimental e lúdica que leva a projetos de design conceitualmente rigorosos. Criando soluções diferenciadas e adaptadas ao contexto e aos seus usuários, o llLab. estabelece plataformas conceituais para abordagens de design dentro de seus contextos particulares, produzindo instalações específicas ao local e projetos que provocam e inspiram.

Matri-Archi(tecture) | África do Sul, Suíça

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 13 de 21
© Matri-Archi

Equipe: Khensani de Klerk, Solange Mbanefo, Tapiwa Manase, Tshego Mako, Aude Tollo

Matri-Archi(tecture) é um coletivo interseccional que capacita mulheres africanas, agindo como uma rede dedicada ao desenvolvimento e à educação espacial. Divide-se entre pesquisa e projeto, atuando como um coletivo pluridisciplinar de praticantes e artistas espaciais. Exerce seu ethos por meio de uma unidade de pesquisa e um programa de educação espacial com foco na transformação futura, sempre em parceria com outras práticas. Seus projetos até agora se manifestaram em várias escalas, sempre comunicando práticas espaciais e discursos negligenciados e olhando particularmente para o Sul Global com o intuito de diluir a fronteira entre Norte e Sul como divisa entre formal e informal. Matri-Archi(tecture) vê valor em elementos materiais e imateriais do ambiente construído e acredita que, com foco na descoberta de histórias africanas e práticas espaciais contemporâneas, são capazes de imaginar práticas sociais e ecológicas para um futuro sustentável.

messina | rivas | Brasil

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 14 de 21
© Federico Cairoli

Equipe: Francisco Rivas, Rodrigo Messina

messina | rivas, fundado em 2016 por Francisco Rivas e Rodrigo Messina, é um escritório de arquitetura com sede na cidade de São Paulo-Brasil. Sua pratica procura esclarecer diversos saberes através de ações e relações que, por meio de projetos e diálogos, constituem assim nossa comunicação. A partir das ações em diferentes escalas, programas, contextos e procedimentos de projeto, a atividade da arquitetura atua como ferramenta de ação reflexiva, com potencial de transformação das condições socioambientais de habitabilidade. Sendo assim, uma prática que exige uma atenção adequada dos recursos disponíveis, das pré-existências arquitetônicas/paisagísticas, dos diversos saberes envolvidos na técnica da construção e da viabilidade econômica.

O escritório também trabalha com diversas parcerias nacionais e internacionais afim de exercitar a prática coletiva, não apenas através de projetos de arquitetura, mas também através de publicações, palestras, exposições e workshops. Acreditamos que a presença do dialogo amplia o campo do conhecimento da atividade e contribui para a constante inquietação projetual do escritório que procura dar continuidade aos precedentes de sua trajetória.

PALMA | México

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 15 de 21
© Luis Young

Sócios: Ilse Cárdenas, Regina de Hoyos, Diego Escamilla, Juan Luis Rivera
Colaboradores atuais: Carmen Bentabol, Josué Granados, Nia Jorquera, Jorge Mañas Álvarez, José Méndez, Constanza Ponce de León, Adrián Rámirez

PALMA projetou, desenhou, pensou e repensou a arquitetura, entregando projetos no prazo, dentro do orçamento e — na maioria dos casos — coerência com um grupo de crenças e valores com os quais se identifica. Aceitaram com entusiasmo muitas encomendas mal remuneradas, trabalhararam nelas por muitas horas na esperança de ter, ao fim, algo construído. Alugaram um escritório, decidiram as horas de trabalho e contrataram quantas pessoas pudessem pagar com justiça. Em 2020, em uma sincronicidade global única na vida, foram forçados a repensar sua prática. PALMA entende seu papel como humilde articulador de atores, desejos e experiências. Navegam entre tipologias contrastantes, em contextos urbanos e rurais, envolvendo-se em iniciativas que visam melhorar as comunidades através de um trabalho criativo e inventivo.

Sher Maker | Tailândia

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 16 de 21
© Rungkit Charoenwat

Equipe: Patcharada Inplang, Thongchai Chansamak, Nat Tangchonlatip, Akapan Kanyen

Sher Maker visa impulsionar o potencial da unidade de construção local e diminuir a lacuna criada pelo capitalismo no campo do design. Conseguem isso desenvolvendo projetos desde a menor unidade como uma espécie de material experimental e de pesquisa que se relaciona com um contexto cultural e natural em cada projeto específico, expandindo o resultado para o sistema construtivo e distribuindo uma renda adequada no local. Sher Maker está interessado nas origens das formações arquitetônicas que dependem do contexto da tecnologia local e das possibilidades materiais.

stpmj | Coreia do Sul, Estados Unidos

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 17 de 21
© Bae Jihun

Fundadores: Seung Teak Lee, Mi Jung Lim
Equipe: Jeong Ho Kim, Sang Hyup Kim, Jeong Eun Kim, Seung Yeon Han, Min Young Kim, Seul Kim

Com uma abordagem intitulada “realismo provocativo", o stpmj trabalha em uma série de explorações sinérgicas que ocorrem na fronteira entre o ideal e o real. Baseia-se na simplicidade da forma e do detalhe, clareza de estrutura, excelência na função ambiental, uso de novos materiais e gestão racional do orçamento. Além disso, agrega ideias geradas a partir da curiosidade do dia a dia à medida que segue uma metodologia rigorosa para explorar dramaticamente as limitações da realidade.

Studio NYALI | Reino Unido

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 18 de 21
Cortesia de Studio NYALI

Equipe: Bushra Mohamed, Nana Biamah-Ofosu

Studio NYALI está interessado em examinar, desafiar e mudar as críticas e narrativas arquitetônicas em direção a uma compreensão mais abrangente e holística do ambiente construído. A prática é focada em identidade, histórias compartilhadas e espaços com uma forte crença de que a arquitetura deve ser entendida como a personificação e artefato da experiência humana. Como designers, seu trabalho visa centralizar identidades, culturas e pessoas periféricas.

SUMMARY | Portugal

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 19 de 21
© Fernando Guerra FG+SG

Equipe: Samuel Gonçalves, Adina Staicu, João Meira

Procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo, SUMMARY desenvolve projetos e sistemas construtivos assumindo a otimização de tempo e de recursos físicos como tema central do trabalho. O desafio que escolheram é o de tornar a construção um ato cada vez mais simples. Assim, pretendem também dar resposta às exigências impostas à arquitetura na contemporaneidade: por um lado, a necessidade/expectativa de imediatismo de uma sociedade alimentada por produtos e serviços ao estilo “uber” e “Ikea”; por outro lado, a necessidade de celeridade na resposta a uma demanda crescente de construção – em particular, de habitação – fomentada pelo movimento e fixação das populações nas cidades, num volume e a um ritmo nunca antes experienciados, a uma escala mundial. Assim, tem desenvolvido soluções arquitetônicas e sistemas construtivos que combineam celeridade de concepção e construção, otimização de processos construtivos, da utilização de materiais, bem como dos seus custos – o que se tem traduzido em soluções modulares pré-fabricadas, que melhor respondem a estas demandas. A tecnologia da pré-fabricação permite, ainda, um maior controle dos projetos na sua fase de concepção e na gestão da obra, reduzindo margem para erros e para desvios no seu custo e execução.

Urban Radicals | Reino Unido

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 20 de 21
© Luke O'Donovan

Equipe: Era Savvides, Nasios Varnavas

Desde 2019, Urban Radicals cresceu e encolheu organicamente, trazendo para cada novo projeto velhos e novos amigos, colegas e colaboradores maravilhosos. Como um coletivo, procura examinar o espaço público e a noção de urbanismo e comunidade a partir de uma variedade de perspectivas, incluindo cultura, política, economia, geografia, ecologia, ativismo e arquitetura. Dedicado à ideia de colaboração com outras práticas, disciplinas e indivíduos, Urban Radicals acredita que a própria disciplina da arquitetura está mudando e — como o mundo está se tornando cada vez mais complexo e hibridizado — a profissão e as tradições nas quais tem estabelecido sua prática podem ser repensadas, retrabalhadas e redefinidas.

Various Associates | China

ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021 - Imagem 21 de 21
© Feng Shao

Cofundadores: Dongzi Yang, Qianyi Lin

Fundada em 2017 como uma equipe de designers com experiência internacional em arquitetura, design de interiores, design de materiais, design gráfico e de interação, a Various Associates desenvolve projetos ambiciosos de alto padrão, incluindo hotéis boutique, restaurantes, espaços de varejo, espaços de trabalho e galerias. Também oferece aos artistas e designers uma plataforma para colaborar e reimaginar novas maneiras de romper as barreiras entre as artes.

O júri da iniciativa Novos Escritórios ArchDaily 2021 foi composto por: 

  • Hana Abdel, Curadora de projetos
  • Mónica Arellano, Editora do ArchDaily em Espanhol
  • Romullo Baratto, Gerente Editorial do ArchDaily Brasil 
  • David Basulto, Fundador e Diretor do ArchDaily
  • Agustina Coulleri, Curadora de projetos
  • Fabián Dejtiar, Gerente Editorial do ArchDaily em Espanhol
  • Christele Harrouk, Gerente Editorial do ArchDaily.com
  • Diego Hernández, Diretor Criativo do ArchDaily
  • Eduardo Leite Souza, Editor Sênior de Materiais
  • Susanna Moreira, Curadora de projetos
  • Clara Ott, Gerente de Projects
  • Paula Pintos, Curadora de projetos
  • Danae Santibañez, Gerente de Comunidade e Redes Sociais
  • Han Shuangyu, Gerente Editorial do ArchDaily China
  • Dima Stouhi, Editora de Comunidade e Redes Sociais 
  • Nicolás Valencia, Gerente Editorial e de Dados do ArchDaily

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Novos Escritórios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Basulto, David. "ArchDaily elege os melhores novos escritórios de 2021" [ArchDaily Selects the Best New Practices of 2021] 30 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972697/archdaily-elege-os-melhores-novos-escritorios-de-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.