Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo

Apesar de serem práticas relacionadas, o paisagismo e a jardinagem são atuações diferentes que trabalham com elementos naturais e vivos no ambiente construído. Veja a seguir a atuação de cada uma dessas práticas. 

Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 2 de 5Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 3 de 5Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 4 de 5Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 5 de 5Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Mais Imagens

Quando pensamos no ambiente construído, são muitos os elementos que ajudam a compor um espaço de qualidade: as paredes e pisos com sua materialidade e acabamentos, as aberturas com seus tamanhos e posições, o pé direito e o tipo de cobertura, e muitos outros detalhes que, somados, criam sensações que exploram todos os nossos sentidos. Cabe ao projeto arquitetônico compreender como somar e misturar esses elementos para chegar a um ambiente de qualidade. Ao mesmo tempo, o projeto paisagístico soma à construção plantas, objetos, acessórios e mobiliários que também constituem o projeto final buscando melhorar a experiência do usuário e garantir a harmonia entre homem e natureza.

Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 2 de 5
Casa Refúgio do Final de Semana / SAK Designs. Image © Ishita Sitwala / The Fishy Project

Muito comum para ambientes externos, mas também possível para ambientes internos, o paisagismo consiste na manipulação da paisagem natural. A partir da compreensão sobre botânica, solos, e clima e também  uma análise sobre qual a interação do usuário naquele espaço, o paisagista planeja e projeta ambientes a partir de árvores, gramas, arbustos, pedras, cascalhos, piscinas, lagos, espelhos d’água, fontes, esculturas e outros elementos que ajudam a compor o espaço.

Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 3 de 5
Jardim CGD Gramado / Hanazaki Paisagismo. Image © Fernando Guerra FG+SG

A  jardinagem, por outro lado, é a prática de manutenção dos jardins, a partir de técnicas de conservação, poda, irrigação e todo cuidado necessário com os elementos naturais. Se em um projeto paisagístico é imprescindível considerar qual a melhor forma de manutenção e preservação das espécies escolhidas, é a jardinagem quem irá executar essa manutenção, se tornando  fundamental para que o resultado final seja completo, um jardim saudável. Assim, o paisagismo e a jardinagem atuam juntos, um na concepção e na compreensão da interação entre homem e natureza, e o outro na execução e manutenção dos espaços.

Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 5 de 5
Residência com Telhado Vermelho / TAA DESIGN. Image Cortesia de TAA DESIGN

O projeto paisagístico não se restringe a projetos residenciais, ele pode ter atuação e escala diversas, sendo possível em apartamentos, espaços comerciais e também projetos urbanos. Para cada um desses casos, a escolha da vegetação e dos elementos responderá, tanto ao seu programa, quanto às possibilidades de manutenção do local. Considerando o déficit de espaços verdes que vivemos nas cidades atuais, prever uma área com paisagismo nos nossos espaços de trabalho ou nas nossas casas aumenta tanto a qualidade do projeto, quanto a qualidade de vida.

Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo - Imagem 4 de 5
Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo. Image © Alexandre Macedo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Entenda a diferença entre jardinagem e paisagismo" 12 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972258/entenda-a-diferenca-entre-jardinagem-e-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.