Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto

Embora o vidro seja geralmente apontado como a parte mais frágil de um edifício, isso nem sempre é verdade. Com os avanços tecnológicos e as contínuas inovações do setor, há vidros que, mesmo permitindo a entrada de luz natural em um ambiente, podem proteger o edifício das chamas. Além do fogo, existem também outras ameaças, como gases quentes, fumaça e transmissão de calor, que colocam em risco a evacuação segura de pessoas e a proteção de bens.

Os códigos de construção na maioria dos países definem o nível necessário de proteção de materiais de construção, partes, sistemas e outros elementos classificados quanto à resistência e reação ao fogo (inflamabilidade). Normalmente, esses requisitos são definidos nas leis, normas ou instruções técnicas pertinentes e variam de acordo com o tipo de construção, seu uso, altura e o número de ocupantes que podem ser potencialmente ameaçados em caso de incêndio. Na Europa (Norma Europeia EN13501-2. E / EW & EI), os vidros resistentes ao fogo são organizados em três classificações.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 10 de 10
Contraflam is a UV stable, single or multi-chamber fire-resistant glass ensuring Integrity and Insulation for up to 120 minutes including 1(B)1 impact resistance. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

1. E ou Integridade E é a capacidade de um elemento de construção com função separadora de resistir à exposição ao fogo, sem a transmissão do fogo para o lado não exposto como resultado da passagem de chamas ou gases quentes. Isso pode causar ignição da superfície não exposta ou de materiais inflamáveis adjacentes a essa superfície. A categoria E representa a capacidade do vidro de resistir simetricamente ao alto estresse térmico e evitar quebras prematuras por conta das altas temperaturas.

O vidro temperado é um tipo de vidro de segurança fabricado com o auxílio de calor ou produtos químicos usados para fortalecê-lo. Este processo às vezes é conhecido como "têmpera". O vidro temperado pode ser até quatro vezes mais resistente do que o vidro recozido típico do mesmo tamanho e espessura. Outros benefícios incluem maior resistência à tração (pode dobrar facilmente sem quebrar), resistência ao vento e, se quebrar, o vidro temperado se estilhaça em cubos arredondados, em vez de fragmentos pontiagudos. Este é talvez o pilar mais importante para determinar a segurança do vidro em caso de emergência de incêndio.

2. EW ou Radiação “W” é a capacidade de um elemento construtivo de resistir à exposição ao fogo, de modo a reduzir o risco de transmissão do fogo como resultado do calor irradiado. O elemento também pode ser necessário para proteger as pessoas nas proximidades.

O fator de controle de radiação é uma parte importante desta classificação. Graças a um revestimento refletor de calor especial que oferece redução parcial do calor radiante, é possível evitar a propagação do fogo e criar passagens de evacuação seguras.

3. EI ou Isolamento Térmico “I” é a classificação para isolamento térmico total, fornecendo o mais alto nível de proteção contra incêndio. O vidro resistente ao fogo com classificação EI compartimenta o fogo por até 120 minutos.

Abaixo, revisamos as soluções de vidro passivo de proteção contra incêndio da Vetrotech Saint-Gobain, capazes de resistir com eficácia a tais ameaças e salvar vidas.

Zugspitze Mountain Station / Eibsee, Alemanha

Em julho de 2018, a conversão da estação de montanha para a nova linha de teleférico da Baviera Zugspitze foi concluída com a inauguração do restaurante Panorama 2962 em seu cume. Projetado por Hasenauer Architects, a nova extensão do edifício na montanha mais alta da Alemanha oferece vistas panorâmicas espetaculares graças aos amplos vidros. Seus painéis de vidro resistentes ao fogo garantem a segurança na estação. A produção, entrega e instalação do vidro exigiu um enorme esforço de todos os envolvidos.

O principal desafio era equalizar a pressão no vidro entre o interior e o exterior, no canteiro de obras mais alto da Alemanha, a pouco menos de 3.000 metros acima do nível do mar, onde 176 metros quadrados de painéis de vidro Contraflam foram instalados.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 9 de 10
Zugspitze Mountain Station / Eibsee, Germany - Christoph Seelbach. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain
Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 2 de 10
Zugspitze Mountain Station / Eibsee, Germany - Photo by Christoph Seelbach. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

Westland Distillery / Seattle, WA, EUA

A peça central da Westland Distillery no centro de Seattle não é apenas o uísque de puro malte - são os colossais alambiques de cobre ou aço inoxidável. Devido às regulamentações locais, era necessária uma proteção contra incêndio de duas horas, o que não permitia que os proprietários exibissem seu equipamento na sala de degustação da maneira que ele merecia. Em vez de relegar os alambiques - que são os maiores a oeste do Mississippi - para trás das paredes, os arquitetos da Urbanadd procuraram a Vetrotech em busca de uma solução que atendesse aos requisitos de segurança contra incêndio, mas ainda permitisse aos visitantes uma visão livre do interior da destilaria.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 6 de 10
Westland Distillery / Seattle, WA, USA - Photograph by Olaf Rohl. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

O gabinete interno de três andares resultante é composto de postes de metal e várias camadas de drywall e revestimento de madeira. Os painéis intercalados de vidro resistente ao fogo Vetrotech Contraflam 120 em marcos VDS permitem que o sistema cumpra os requisitos de segurança contra incêndio de duas horas, enquanto mantém o processo de destilação exclusivo à vista dos visitantes.

Assim, Contraflam permite bloquear o calor radiante e, ao longo do tempo, oferece uma alta transmissão de luz e visibilidade, convertendo-se em uma solução única que incorpora segurança, normas e estética.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 5 de 10
Westland Distillery / Seattle, WA, USA - Photograph by Olaf Rohl. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

The Texelstroom (TESO) / Países Baixos

Talvez a aplicação mais exclusiva da Vetrotech seja o Texelstroom - um navio construído a um custo de quase € 56 milhões - que liga Den Helder no continente e a ilha de Texel nos Países Baixos. A TESO navega nesta zona desde 1907 e conta com um total de 15 embarcações que servem para a travessia entre a ilha e o continente. O novo Texelstroom tem capacidade para 1.750 passageiros e 350 automóveis de passageiros. Graças ao inovador sistema de gerenciamento de energia a bordo, o motor do navio funciona com GNV (gás natural comprimido), em vez de diesel.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 7 de 10
The Texelstroom (TESO) / The Netherlands. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

Além disso, possui 700 m2 de painéis solares instalados na cobertura e sistema de reciclagem de água para descarga dos vasos sanitários. A empresa forneceu vidros isolantes em unidades de vidros duplos com revestimento low-E. Alguns foram processados com uma tela especial para proteger a junta colada dos raios ultravioleta. Painéis de vidro aquecido (Thermovit) também foram usados ​​para a sala do leme, evitando que o vidro congelasse e embaçasse. Para proteger as pessoas e a infraestrutura em caso de incêndio, o vidro resistente ao fogo Contraflam foi instalado em várias aplicações.

A produção dos painéis foi um dos principais desafios dos projetos, uma vez que quase todos exigiam formatos de diamante individuais muito singulares. No total, aproximadamente 1400 m2 de vidro Contraflam A0 e A60 DGU com revestimento de baixa emissividade Planitherm XN II e Thermovit (vidro aquecido) foram instalados a bordo do TESO.

"O maior desafio foi o tamanho extraordinário e os formatos exclusivos de muitos dos painéis de vidro. A Kinon pôde de atender a essa demanda muito complexa com o uso de capacidades de processamento e máquinas disponíveis no local", disse Fabio Otto da produção de Kinon da VetroTech instalação na Alemanha.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 8 de 10
The Texelstroom (TESO) / The Netherlands. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

Med 360 Headquarters / Leverkusen-Manfort, Alemanha

No final de junho de 2018, a nova sede da empresa Med 360° (a administração central de suas áreas de serviço) foi transferida para Leverkusen-Manfort. No coração do edifício inundado de luz está o átrio de vidro de 225 m2, proporcionando aos funcionários locais de trabalho claros e abertos e protegendo-os do fogo e do calor em todos os momentos, graças ao vidro resistente ao fogo Contraflam EI 30.

Os escritórios interiores abrigam um total de 250 colaboradores, distribuídos pelo átrio, que recebem luz natural graças às grandes superfícies envidraçadas (que também proporcionam belas vistas para o centro do edifício). Alguns dos espaços foram concebidos como escritórios "open-space" com zonas multifuncionais, outros como escritórios individuais de maior dimensão. Outras áreas oferecem várias funcionalidades, incluindo salas de reuniões, salões, cabines telefônicas, etc. A Medicke Fassadentechnik GmbH instalou um total de 339 m2 de vidro resistente ao fogo Contraflam EI 30 no átrio, dos quais 172 m2 foram utilizados como vidros anti-queda e mais 22 m2 com alarme, proporcionando um acesso seguro aos escritórios para impedir a entrada de pessoas não autorizadas.

Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 3 de 10
Med 360 Headquarters / Leverkusen-Manfort, Germany. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain
Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto - Imagem 4 de 10
Med 360 Headquarters / Leverkusen-Manfort, Germany. Image Courtesy of Vetrotech Saint-Gobain

Para ver mais projetos da Vetrotech Saint-Gobain, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Bartolini, Olivia. "Como os vidros com resistência ao fogo podem salvar vidas sem comprometer o projeto" [How Fire Protection Glass Can Save Lives without Compromising Design] 28 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971662/como-os-vidros-com-resistencia-ao-fogo-podem-salvar-vidas-sem-comprometer-o-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.