UNStudio apresenta plano diretor para reurbanização de antiga área industrial em Seul

UNStudio apresenta plano diretor para reurbanização de antiga área industrial em Seul

O UNStudio acaba de publicar as últimas imagens do Project H1, um plano diretor para um bairro inteligente e sustentável próximo ao centro de Seul. Buscando transformar uma antiga zona industrial da capital coreana, incluindo um pátio de estacionamento de trens, em um novo ambiente urbano denso e de uso misto, repleto de diferentes atividades e comodidades para a vida contemporânea, o Project H1 será um bairro diversificado e acessível, complementado por um amplo projeto de infraestrutura digital desenvolvido pela UNSense, o qual pretende transformar o bairro em um sinônimo de alta tecnologia e eficiência energética, contando ainda com espaços para a produção local de alimentos e áreas comuns de uso compartilhado.

© WAX & Virgin Lemon© WAX & Virgin Lemon© WAX & Virgin Lemon© WAX & Virgin Lemon+ 21

© WAX & Virgin Lemon
© WAX & Virgin Lemon

A criação de uma nova linha ferroviária no centro de Seul criou a oportunidade de reurbanizar toda esta antiga área industrial próxima do centro da capital, reconectando duas importantes áreas residenciais da cidade. Pensando nisso, a Hyundai Development Company convidou o UNStudio para desenvolver o projeto de plano diretor para a área. Desta forma, a proposta apresentada procura ressaltar a importância da acessibilidade e da conexão entre os bairros vizinhos, incorporando pontes e passarelas além de definir novos eixos de circulação e articulação dos espaços urbanos do centro de Seul.

© WAX & Virgin Lemon
© WAX & Virgin Lemon

Formalmente, o plano diretor de divide em duas zonas de densidades diferentes, as quais encontram-se conectadas por três espaços públicos principais e uma rede de pequenas praças e áreas de vizinhança. Por um lado, a área mais densa verá surgir no futuro próximo oito torres residenciais dotadas de espaços comerciais junto ao espaço público da rua e terraços acessíveis com programas exclusivos. As unidades residenciais destas torres estão sendo concebidas como apartamentos grandes os quais deverão acomodar famílias de várias gerações, apresentando layouts flexíveis e uma série de espaços comuns. A segunda área do plano diretor, composto prioritariamente por usos comerciais e edifícios de escritórios, contará ainda com um hotel, apartamentos de co-living e áreas de co-working.

Nossa abordagem para o plano diretor do Project H1 faz uso do conceito de “densidade urbana flexível”. Isso permite que o espaço público seja multifuncional, além de empregar diferentes modelos de organização da cidade e edifícios de uso misto com espaços de encontro e socialização. Cada um dos componentes delineados no plano diretor não apenas encorajam a criação de uma comunidade extremamente engajada, eles fazem uso de um pacote de serviços digitais propostos também para aproximar as pessoas que ali vivem. -- Ben van Berkel

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

Somado a isso, a natureza desempenha um papel fundamental na reurbanização da área como um todo. Focando no bem-estar dos moradores, incorporamos uma rede de jardins, parques, coberturas verdes e jardins paisagísticos exuberantes—os quais fornecem espaços agradáveis para a vida ao ar livre. Incorporando conceitos como a flexibilidade e a adaptabilidade, o plano diretor para o Project H1 foi desenvolvido a partir da ideia de “paisagem produtiva”, estabelecendo distintos programas voltados à saúde e o bem-estar dos moradores. Ao mesmo tempo, a educação e a criatividade serão contempladas no chamado pólo das ideias, o qual contará com uma biblioteca e uma incubadora para pequenas empresas. O uso comercial estará sempre acompanhado de espaços públicos próximos e acessíveis, os quais fomentam a interação e encontros casuais entre os moradores e visitantes.

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

  • Área construída: 504.000m2
  • Área do terreno: 78.000 m2   
  • Equipe UNStudio: Ben van Berkel, Gerard Loozekoot with Crystal Tang and Sara Campagna, Nawid Piracha, Atira Ariffin, Gys le Roux, Tommy Kim, Kyuseung Kyoung, Dongmin Lee, Moon Young Jeong, Alistair Williams, Wael Batal, Nanang Santoso, Rebekah Tien, Luigi Olivieri, Aleksandra Swilinska, Maria Zafeiriadou, Alice Haugh, Pedro Silva Costa, Sujie Park, Yangkenan Li, Jinhyun Kim e Yinying Chen
  • UNSense: Ben van Berkel com Ren Yee e Huey Hoong Chan
  • Arquitetos Locais: Kunwon Architects
  • Paisagismo: Lodewijk Baljon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "UNStudio apresenta plano diretor para reurbanização de antiga área industrial em Seul" [UN Studio Reveals Design of 10-Minute Neighbourhood for Seoul] 09 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971229/unstudio-apresenta-plano-diretor-para-reurbanizacao-de-antiga-area-industrial-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.