Como reformar sem estourar o orçamento?

Quando falamos em reformar, e talvez isso já não seja mais nenhuma surpresa pra ninguém, a primeira coisa que nos dizem é que a obra “vai custar o dobro do que a gente quer e demorar o dobro do que a gente gostaria”. Uma reforma, independentemente de sua escala ou natureza, costuma doer tanto na cabeça quanto no bolso, especialmente depois que a poeira começa a subir. Ainda assim, mesmo cientes de todos os desafios, muitas vezes não há como evitar aquela tão terrível e aguardada reforma.

Mas nem toda reforma deve nos levar à falência ou à loucura, e buscar soluções mais econômicas nem sempre significa abrir mão da qualidade. Desde gerir a própria obra, a meter a mão na massa ou restaurar os móveis que você já tem em casa, aqui vão algumas dicas para não estourar o orçamento com o seu projeto de reforma.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 2 de 27Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 3 de 27Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 4 de 27Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 5 de 27Como reformar sem estourar o orçamento? - Mais Imagens+ 22

Para aqueles que gostam de fazer as coisas à sua maneira e com as próprias mãos, ser o patrão e o pedreiro de sua própria obra pode ser uma boa—e divertida—solução para economizar dinheiro em um projeto de reforma. Embora a qualidade do seu serviço provavelmente deixará a desejar, principalmente se comparado ao acabamento feito por profissionais qualificados, ao economizar em honorários você poderá utilizar esse dinheiro para investir em outras frentes. Se você não tem experiência suficiente e tampouco tempo livre para buscar aprender como se faz, não seja louco de se meter a fazer sozinho trabalhos mais complexos como instalações sanitárias ou elétricas. Caso você decida assumir o papel de protagonista, e esteja disposto a viver em um canteiro de obras, a melhor opção é isolar e trabalhar em um único cômodo da casa de cada vez, pergunte aos seus amigos e parentes se eles têm ferramentas para emprestar ao invés de investir todo o seu orçamento em ferramentas que provavelmente não voltará a usar muito cedo.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 25 de 27
SHIYEFENGWU Store / Tuo + Urban Wave. Image © HAIYI

Procure utilizar materiais que estejam acessíveis no mercado e produzidos próximos do local onde você vive. Materiais locais e técnicas e soluções construtivas tradicionais estão cada dia mais em voga na arquitetura contemporânea, principalmente por seus benefícios ambientais e também por incentivar o desenvolvimento da economia local. Na China, um dos países que mais cresce no mundo atualmente, arquitetos têm procurado incorporar com cada vez mais frequência métodos tradicionais de construção e materiais locais em seus projetos de arquitetura, reaproveitando e reciclando materiais como madeira, telhas, pedras e tijolos. Na maioria dos casos, os materiais mais baratos são aqueles produzidos localmente, portanto pergunte e procure descobrir quais são os materiais mais comuns em sua região e onde estão os fornecedores e fabricantes de sua cidade.

Remover

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 13 de 27
6:19 Studio / balbek bureau. Image © Yevhenii Avramenko

Nem sempre um espaço vazio dentro de casa precisa estar preenchido. Um ambiente entulhado de móveis e objetos geralmente se torna cansativo, principalmente se a sua sala de estar acabou sendo transformada em escritório recentemente. Neste caso é hora de limpar e organizar, se livrar de tudo aquilo que você não precisa mais. Esteja atento às paredes também, libere mais espaço de circulação, permitindo que o espaço respire. Se for o caso, remova também as paredes—desde que estas não sejam estruturais é claro.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 11 de 27
DOT Coffee Station #1 / YOD Group. Image © Andrey Bezuglov

Em relação a estas, remover a pintura e até o reboco pode dar uma cara completamente nova ao espaço além de economizar muito dinheiro.

Repintar

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 16 de 27
Louveira Apartment / Ana Sawaia Arquitetura. Image © Carolina Lacaz

A maioria dos designers de interiores concorda que a pintura é uma das soluções mais baratas e eficazes para recauchutar um espaço ou ambiente. As superfícies que mais demandam manutenção são as paredes seguidas diretamente pelos forros e tetos—atualmente as tintas à base de água são a melhor opção, com ótima cobertura, sem cheiro e secagem rápida. Entretanto, as tintas mais baratas precisam de mais demãos para igualar a cobertura de produtos de maior qualidade. Dar um trato nos armários, portas e caixilhos também ajudam a trazer vida nova ao espaço. Antes de pintar móveis ou caixilhos de madeira é sempre bom lixá-los e limpá-los bem. Para aqueles que gostam de sujar um pouco as mãos, outras soluções de acabamento podem ser muito úteis e também divertidas. 

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 17 de 27
First House / HANGHAR. Image © Luis Diaz Diaz

Em se tratando de mobiliário, repintar as cadeiras em outra cor pode ser uma solução até melhor do que comprar novas, principalmente se estas estiverem em bom estado. Outro elemento que pode ar um upgrade em seu projeto de reforma, e que muitas vezes passa desapercebido, é a cor da argamassa dos azulejos da cozinha ou do banheiro; Mudar a cor dos rejuntes pode transformar completamente a atmosfera de um espaço. Além das paredes, armários, cadeiras e rejuntes, as bancadas da cozinha são outra boa frente de ação—com soluções de acabamento para todos os gostos. Embora renovar bancadas possa não ser algo barato, provavelmente custará menos do que comprar um balcão novo.

Reciclar

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 21 de 27
Apartamento en calle San Roque / Carlos Manzano Arquitectos. Image © Amores Pictures

Uma das dicas mais importantes para manter a sua reforma dentro do orçamento é reaproveitar tudo aquilo que for possível. Dito isso, a primeira coisa que você deve se perguntar é: quanto custa reaproveitar o que eu já tenho em relação a um novo? Existem soluções prontas mais baratas, então procure pesquisar bastante antes de tomar qualquer decisão. Em segundo lugar, não jogue nada fora—tudo pode ser reaproveitado de alguma maneira, então a melhor maneira de economizar dinheiro é não jogar dinheiro fora. Por exemplo, em vez de se desfazer se seu sofá ou cadeiras, pense que você pode mandar estofá-los de novo, com outras cores e tecidos, especialmente se a estrutura estiver em boas condições. E se você não tiver nada para reaproveitar, você poderá sempre encontrar móveis de segunda mão com grande potencial e por um bom preço.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 26 de 27
House Parts Office / People's Architecture Office. Image Cortesia de People’s Architecture Office

Em relação aos móveis, você também pode aplicar o conceito de “a forma segue a função”, ajustando um pouco ou ressignificando completamente o uso de uma determinada peça de mobiliário. Alguns exemplos incluem transformar cômodas em pequenas ilhas de cozinha, aparadores de TV, bases para a pia do banheiro ou até mesmo em um trocador de bebê. Cordas grossas ou tiras de couro podem fazer a vez de maçanetas e puxadores, potes, toras de madeira ou cestas de vime podem virar luminárias e assim por diante. De forma similar, antigos cômodos da casa pouco utilizados também podem assumir novas funções—basta mobiliá-los de acordo. Por exemplo, uma sala de jantar raramente utilizada pode virar um novo espaço de escritório. Ao invés de comprar uma mesa de trabalho, use a própria mesa de jantar como uma enorme mesa, mude o estofamento das cadeiras e incorpore acessórios ergonômicos úteis no dia-a-dia.

Substituir

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 23 de 27
ARKHE Beauty Salon / Moriyuki Ochiai Architects. Image © Atsushi Ishida

Em um projeto de reforma, no entanto, nem tudo se resolve com uma simples demão de tinta. Quando a manutenção por si só não é suficiente, é preciso admitir a necessidade de substituir o velho pelo novo. Quando se trata de escolher elementos de revestimento, antes de mais nada faça uma pesquisa e compare os diferentes tipos de materiais e acabamentos disponíveis no mercado. Freqüentemente, materiais aparentemente similares variam enormemente em preço e qualidade—esteja atento a isso. Considere sempre e compare diferentes opções de materiais, como alumínio e inox, vidro e acrílico, madeira de lei e laminada.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 27 de 27
Sigma Coffee / Atelier Waterside. Image © Chao Zhang

Os espelhos das tomadas passam freqüentemente desapercebidas em um projeto de reforma. No entanto, esses pequenos acessórios podem fazer uma enorme diferença ao considerar o conjunto como um todo—eles podem contribuir tanto quanto prejudicar um projeto de reforma. Da mesma forma podemos pensar nas maçanetas e puxadores, soluções bastante simples e baratas para recauchutar móveis, portas e janelas.

Reorganizar

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 8 de 27
A Moulting Flat / Husos Architects. Image Cortesia de Imagen Subliminal

Ao reorganizar o espaço da sua casa pense em incluir novos planos em altura. Eleve o sofá da sala ou a cama do quarto, utilize suportes que permitam incorporar novas áreas de armazenamento sem comprometer o espaço útil da casa. Os móveis que você tem assim como a forma como eles estão distribuídos no espaço doméstico contam uma história—a história de quem mora nesta casa. Em vez de tapar o sol com uma cortina pesada, tente mudar a orientação da cama. Outra dica importante é não mexer nas louças do banheiro, a menos que seja extremamente necessário. Qualquer mudança no encanamento ou na fiação elétrica da casa exigirá que você contrate um especialista, e mão de obra qualificada custa caro. Opte por incorporar luminárias de chão e explore diferentes padrões de iluminação.

Adicionar

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 24 de 27
La Vida Residencial Building / Todos Arquitetura. Image © Alexandre Disaro

Finalmente, quando necessárias, adições são sempre bem vindas. Para transformar a sua cozinha (e ocasionalmente o banheiro), trocar ou pintar o revestimento das áreas molhadas pode transformar drasticamente o caráter e a sensação do espaço. Embora existam milhares de opções disponíveis no mercado, é possível encontrar produtos bastante acessíveis e que não vão comprometer todo o orçamento de seu projeto de reforma. 

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 20 de 27
Messico&Nuvole Flat / Davide Beretta Studio. Image © Daniel Pavesi

Pense o espaço de cada ambiente com uma parede de destaque, incorporando um novo revestimento, uma nova cor, um mural pintado à mão, um quadro com moldura ou um painel de madeira.

Como reformar sem estourar o orçamento? - Imagem 12 de 27
Multiple House / P+S Estudio de Arquitectura. Image Cortesia de Imagen Subliminal

Erguer novas paredes em uma reforma pode sair mais caro do que você imagina. Uma alternativa a isso são as divisórias leves, as quais são mais práticas e baratas. Finalmente, ao invés de remover o piso existente e substituí-lo por um novo material, opte por uma solução de adição, a qual você poderá substituir facilmente no futuro. Vários fabricantes oferecem distintas soluções de acabamento em piso vinílico, os quais imitam perfeitamente materiais mais nobres como a madeira, o mármore e até mesmo concreto, além de serem de fácil manutenção e alta resistência.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Como reformar sem estourar o orçamento?" 23 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Stouhi, Dima) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970934/como-reformar-sem-estourar-o-orcamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.