Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021

Sob o tema 'The Greater Number', a Dutch Design Week (DDW) está de volta às ruas de Eindhoven, na Holanda. Para a edição deste ano, que ficará aberta ao público entre os dias 14 e 24 de outubro, o maior evento de design do Norte da Europa nos convida a refletir sobre a noção de menos consumo, menos produção e menos desperdício. Ciente do enorme desafio que isso significa, a Semana Holandesa de Design procura incentivar e promover o desenvolvimento do design sustentável.

Buscando encorajar os consumidores e fabricantes a repensarem seus comportamentos, a Dutch Design Week organizou uma série de palestras, debates e exposições, das quais o ArchDaily selecionou 8 intervenções relevantes que se aproximam do campo da arquitetura. Destacando as principais ideias para um futuro mais sustentável no design e na arquitetura, esta lista nos mostra a profunda preocupação da Dutch Design Week para com o futuro das cidades, ao mesmo tempo em que procura refletir sobre as contribuições de distintas iniciativas ao redor do mundo.

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 2 de 15Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 3 de 15Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 4 de 15Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 5 de 15Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Mais Imagens+ 10

Objetos para um novo tipo de sociedade

Dutch Invertuals

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 11 de 15
Cortesia de Dutch Design Week 2021

A Dutch Invertuals e o The Future Laboratory apresentam “Objetos para um Novo Tipo de Sociedade”, um projeto expositivo baseado em uma série de pesquisas desenvolvidas pelo The Future Laboratory sobre o futuro das cidades.

“Juntos, procuramos explorar como o design pode operar como um agente de mudança em nossa sociedade, onde a propriedade coletiva, as identidades fluidas e a natureza prosperarão [...] Mudanças climáticas, poluição do ar, resíduos, agitação social e desigualdade continuarão nos desafiando a repensar a forma como vivemos em sociedade. Ao mesmo tempo, a incorporação de novas tecnologias e inovações é fundamental para reencontrarmos o equilíbrio que já a tanto tempo estamos buscando. Diminuir o ritmo do crescimento urbano e da vida nas cidades é fundamental para um futuro mais resiliente e sustentável.”

Onde a fachada se curva

Sophie Czich

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 7 de 15
Still from the 3D video 'Where the Facade Bends'. Imagem Cortesia de Sophie Czich

O vídeo-colagem 3D 'Onde a fachada se curva' busca desconstruir e oferecer uma alternativa às renderizações hiper-realistas. A partir de pequenos fragmentos dessas imagens, a proposta desenvolvida por Sophie Czich se revela como um vídeo-colagem 3D capaz de criar um novo ambiente e espaço.

“Na arquitetura e urbanismo, as renderizações têm uma função bastante específica. Espaços e estruturas imaginárias que ainda não saíram do papel são retratadas através de representações altamente realistas. [...] Essas imagens ficam no meio caminho entre um mundo imaginário e um futuro que se materializará fisicamente no futuro. 'Onde a fachada se curva' brinca com esses lugares—entre o real e o fictício. Utilizando apenas pequenos fragmentos destas imagens, o vídeo-colagem recria um novo espaço, do parque público ao edifício de escritórios. Através de sua sensibilidade, Sophie Czich nos oferece a oportunidade de mergulhar na profundidade destas imagens, descobrindo novas realidades.

Inovação de produção de alimentos com tecnologias de aquicultura em Eindhoven

Phood Farm

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 6 de 15
Cortesia de Phood Farm

Buscando reinventar e repensar a forma como cultivamos nossos alimentos, a Phood Farm utiliza a aquicultura e outras técnicas inovadoras para produzir alimentos saudáveis, cultivados de forma sustentável no ambiente urbano, ao mesmo tempo em que cria um ambiente educacional para pessoas distantes do mercado de trabalho.

“Produzimos alimentos saudáveis localmente, empregando novas tecnologias e sistemas ecológicos. Nossas plantas crescem de uma maneira diferente do que estamos acostumados ver—é disso que se trata produzir alimentos na água. Em suma, a aquicultura se baseia em um ecossistema aquático com peixes rico em nutrientes para as plantas, as quais filtram a água e a devolvem aos peixes de forma limpa e purificada. A aquicultura é uma maneira muito sustentável de se produzir alimentos, isso porque ela utiliza até 90% menos água se comparada a métodos mais tradicionais.”

O efeito borboleta

VenhoevenCS, DS, Studio Solarix

O Efeito Borboleta é uma proposta de sistema de produção de energia limpa a partir da instalação de uma rede ultraleve sobre rodovias—permitindo ainda que os animais e plantas transitem seguramente sobre estas estruturas. E não é só isso, insetos e outras formas de vida também podem se apropriar desta inovadora infra-estrutura, a qual foi desenvolvida pelo estúdio de design holandês VenhoevenCS em parceria com o escritório de paisagismo DS Landschapsarchitecten e a empresa de energia solar Studio Solarix.

“Construir uma travessia em nível sobre a copa das árvores para insetos e outros pequenos animais pode ajudar a restaurar e promover o desenvolvimento de importantes biomas do nosso planeta. Como uma ‘teia de aranha sobre a autoestrada’, o efeito borboleta oferece ainda uma enorme área de superfície útil para a produção de energia renovável. Graças à sua estrutura em favo de mel, esta passagem de travessia pode ser preenchida com elementos fotovoltáicos. A estrutura da rede é modular e portanto, pode ser expandida infinitamente—incorporando novas soluções técnicas no futuro. Graças à sua dupla função, pouco espaço é necessário para a instalação dos painéis solares, liberando mais área pra o transito da biodiversidade e, por que não, para a produção de alimentos. O projeto do Efeito Borboleta se utiliza da sustentabilidade como fonte de inspiração para o design: técnica e estética estão perfeitamente integradas, uma estrutura funcional e atraente.”

What If Lab: o bem-estar na cidade

Sweco

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 10 de 15
Cortesia de Sweco

Procurando apresentar soluções alternativas para aproximar pessoas e engajar comunidades, a Sweco lançou o Desafio Sweco Design. Como a maior empresa de consultoria em arquitetura e engenharia da Europa, a Sweco convidou uma série de profissionais para repensar e propor novas soluções que nos permitam expandir os limites da arquitetura e da engenharia no mundo hoje.

“Mudar o mundo à nossa volta nunca foi tão urgente. É chegado o momento que todos nós queremos voltar a nos sentir próximos uns dos outros. Não online, mas no espaço físico, engajando-se fisicamente em comunidade. E a tecnologia está aqui para isso […] para nos ajudar a lidar com as consequências da pandemia. Nossas relações espaciais se tornaram mais complexas e isso aumentou o desejo de estar próximo das pessoas que amamos. E qual seria o caminho a se seguir? O que é que podemos fazer neste sentido? É em busca de respostas pra estas perguntas que lançamos o desafio deste ano.”

The Exploded View Materials & Methods

Biobased Creations

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 14 de 15
© Oscar Vinck and Jeroen van der Wielen

Uma casa construída inteiramente com materiais de origem orgânica e biológica procura ilustrar que a economia circular na arquitetura não é apenas viável, mas também um método de construção que no futuro pode vir ser replicado em grande escala. Apresentando um catálogo de 100 diferentes materiais naturais e sustentáveis, The Exploded View Beyond Building é uma mostra de que estamos muito próximos de um grande salto na industria da construção civil, revelando que já existem atualmente no mercado uma ampla gama de materiais sustentáveis e modulares que podem ser também reutilizados, reciclados e reaproveitados.

Windows on Display

Plug-in-City

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 12 de 15
Cortesia de Plug-in-City

Explorando o conceito de economia circular, a Plug-in-City é uma cidade provisória, um corredor urbano construído com janelas reaproveitadas, contêineres e outros materiais reaproveitados ou reciclados.

“Temporariamente implantada no meio da Strijp-S de Eindhoven, este beco de designers, arquitetos, artistas e outros profissionais forjou uma nova experiência de economia circular para construir um espaço acolhedor para a vida criativa como laboratório, oficina, espaço para eventos e centro cultural.”

Vivendo e trabalhando desde casa

Dutch Design Foundation x Seoul Design Festival

Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021 - Imagem 15 de 15
Tidal Space | concept impression — © Cream on Chrome x Hyunjung Kim. Imagem Cortesia de Dutch Design Foundation x Seoul Design Festival

Buscando estruturar o “working from home”, a Dutch Design Foundation e o Seoul Design Festival organizaram um desafio envolvendo três designers coreanos e três holandeses, que colaboraram digitalmente refletindo sobre o conceito de público/privado—o phygital.

“Algumas pessoas acham o trabalho de casa algo desastroso; outros o veem como um benefício. As fronteiras entre o trabalho e a vida privada tornaram-se confusas e a comunicação perdeu uma certa espontaneidade. Ao mesmo tempo, a nova realidade economiza horas de viagens semanais e dá mais liberdade para organizar a jornada de trabalho de acordo com as necessidades pessoais. Isso traz novas dinâmicas e desafios para os quais ainda não existem respostas. Neste sentido, o design pode fazer uma grande diferença na criação de um ambiente eficaz e agradável.”

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Menos desperdício, mais valor: 8 intervenções relevantes na Semana Holandesa de Design 2021" [Less Waste or More Value: 8 Architecturally Relevant Interventions at the 2021 Dutch Design Week] 28 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970697/menos-desperdicio-mais-valor-8-intervencoes-relevantes-na-semana-holandesa-de-design-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.