Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga

A construção do edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects em Praga atingiu o terceiro pavimento com trabalhos concluídos nos espaços comerciais do térreo e primeiro andar, e trabalhos em andamento nos andares superiores que incluem escritórios nas extremidades em balanço e jardins no terraço. O projeto de 28.000 m2, que substituirá um estacionamento existente, está previsto para ser inaugurado em 2023 com uma estrutura de sete pavimentos na parte leste e nove na extremidade oeste.

Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 2 de 7Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 3 de 7Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 4 de 7Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 5 de 7Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Mais Imagens+ 2

A arquitetura é definida por vias de circulação que se expandem por todo o local, proporcionando acesso a novos espaços cívicos dentro do principal centro de transportes da cidade. O projeto visa proporcionar uma nova rota de pedestres entre a Rua Na Florenci ao norte e o Boulevard Hybernská ao sul, melhorando a circulação e acessibilidade às plataformas da estação. Este layout urbano recém-introduzido e sua integração com as ferrovias tchecas existentes criarão um novo parque público sobre os trilhos que se destaca como uma porta de entrada acolhedora para a cidade.

Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 2 de 7
© Studio Horak

O design de ZHA cria um diálogo entre o tecido urbano da cidade antiga de Praga, conhecida como ‘a cidade das 100 torres’, e as "barbatanas" externas dentro da fachada de Masaryčka, transformando a composição horizontal do projeto em um layout harmonioso. Árvores e arbustos exuberantes são plantados excessivamente em todo o local, proporcionando ao novo distrito sombra e purificação natural do ar. As plantas serão irrigadas com coleta de água da chuva, e o centro será apoiado por sistemas de baixo fluxo e reciclagem de águas cinzas, reduzindo ainda mais o consumo de água.

Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 7 de 7
© Studio Horak

O projeto também incorpora jardins na cobertura e uma fachada com isolamento triplo, garantindo um fluxo abundante de luz natural em todas as estações de trabalho e áreas comuns. Painéis fotovoltaicos são instalados para coletar energia renovável, enquanto sistemas de gerenciamento inteligentes irão monitorar e regular o ambiente interno para reduzir o consumo de energia.

Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga - Imagem 5 de 7
Cortesia de ZHA

No início deste mês, Zaha Hadid Architects obteve o primeiro lugar em um concurso de projeto para a reconstrução do complexo da estação ferroviária de Vilnius e área circundante na Lituânia, com sua proposta ‘Green Connect’. Priorizando pedestres e ciclistas, a proposta selecionada irá modernizar a estação ferroviária de Vilnius, incorporando uma nova ponte pública sobre os trilhos para conectar o distrito de Naujininkai ao sul com o centro e a cidade antiga de Vilnius.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Edifício Masaryčka de Zaha Hadid Architects começa a ser construído em Praga" [Construction on Zaha Hadid Architects' Masaryčka Building is Underway ] 28 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970641/edificio-masarycka-de-zaha-hadid-architects-comeca-a-ser-construido-em-praga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.