Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura

Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 1 de 12
© Oscar Vinck and Jeroen van der Wielen

Na Semana Holandesa de Design 2021, uma casa construída inteiramente com materiais de origem orgânica e biológica procura ilustrar que a economia circular na arquitetura não é apenas viável, mas também um método de construção que no futuro pode vir ser replicado em grande escala. Apresentando um catálogo de 100 diferentes materiais naturais e sustentáveis, The Exploded View Beyond Building é uma mostra de que estamos muito próximos de um grande salto na industria da construção civil, revelando que já existem atualmente no mercado uma ampla gama de materiais sustentáveis e modulares que podem ser também reutilizados, reciclados e reaproveitados.

Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 2 de 12Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 3 de 12Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 4 de 12Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 5 de 12Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Mais Imagens+ 7

De elementos de revestimento acústico compostos por fungos , passando por painéis de acabamento fabricados com restos de conchas até componentes de construção impressos em 3D a partir de resíduos biológicos produzidos por usinas de tratamento de esgoto, a instalação incorpora uma ampla gama de materiais alternativos em seus diversos estágios de desenvolvimento, alguns prontos para serem comercializados e outros ainda em fase de testes. The Exploded View Beyond Building explora o fluxo destes materiais alternativos, apresentado um panorama de como a economia circular poderia ser incorporada pela arquitetura no futuro. O pavilhão também estará aberto à visitação de forma remota, e as informações sobre todos os materiais utilizados podem ser encontradas facilmente no site do projeto.

Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 4 de 12
© Ketelhuisplein

Concebido por Pascal Leboucq e Lucas De Man, a Casa da Semana de Design Holandesa é a culminação de vários anos de um projeto de pesquisa em arquitetura e construção desenvolvido com o apoio da “Embaixada da Construção Circular e de Base Biológica”, uma instituição composta por arquitetos, empresários, legisladores, pesquisadores e pioneiros no campo da construção e da economia circular de base biológica. Anteriormente, na edição de 2019 da Dutch Design Week, a Embaixada apresentou o The Growing Pavilion, uma instalação similar composta por materiais experimentais de base biológica.

A Dutch Design Week é um dos eventos de design mais importantes do norte da Europa, o qual permanecerá aberto à visitação até o próximo dia 24 de outubro na cidade de Eindhoven, Holanda. Por meio de um programa de palestras, debates e exposições, o evento procura promover e difundir novas ideias no campo da arquitetura, do design e da construção civil.

Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura - Imagem 5 de 12
© Ketelhuisplein

Equipe de projeto: Pascal Leboucq, Lucas De Man, Emiel Rietvelt, Diana van Bokhoven, Jasper van den Berg, Jopie de Zeeuw, Rosemarie Allaert, Ruben Bus, Sam Schwab, Lennart van der Heide, Fatema Baheranwala, Doudouce Knol, Wouter Goedheer, Kimberly Major, Jip Verwiel e Enyo Lake

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Semana Holandesa de Design 2021: o futuro da economia circular na arquitetura" [At Dutch Design Week 2021 A Building Made of Biobased Materials Illustrates The Possibilities of Circular Design] 29 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970505/semana-holandesa-de-design-2021-o-futuro-da-economia-circular-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.