Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

Após receber o acervo completo de Paulo Mendes da Rocha em 2020, a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, com sede na cidade de Matosinhos, acaba de receber o espólio de Lucio Costa. A doação foi feita pela família do arquiteto e urbanista e abrange cerca de onze mil documentos produzidos entre 1910 e 1998.

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 4 de 7
Plano Piloto de Brasília. Image © Acervo Casa da Arquitectura

O arquivo compreende documentos de natureza diversa, como correspondência, artigos de jornais, recortes, revistas, cartazes, fotografias, álbuns de família, postais, mapas, plantas, desenhos e apontamentos nos mais diversos suportes como envelopes, verso de calendários, folhas de rascunho ou cartões de visita. O material é relativo à carreira de Lucio Costa como profissional liberal e como diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“É uma honra e uma distinção para a Casa da Arquitectura acolher o património desta figura ímpar do modernismo”, comentou o Presidente da Instituição, José Manuel Dias da Fonseca. Destaca-se no espólio projetos como o Plano Piloto de Brasília, com textos e desenhos pré-concurso e os elementos depois entregues por Lucio Costa, mas também a Casa do Brasil, em Paris, o Jockey Club no Rio de Janeiro, o Museu das Missões, o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque, entre outros.

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 3 de 7
Casa do Brasil em Paris. Image © Acervo Casa da Arquitectura

“Esta doação reveste-se de uma enorme responsabilidade e compromisso da Casa da Arquitectura para tratar, arquivar e promover o estudo de tão notável espólio", disse Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura. Destacam-se do conjunto documental, cinco cadernos de anotações e esboços, num total de 305 páginas, que documentam as viagens de Lucio a Portugal, em 1948 e 1952.

O acervo que encontra novo lar em Portugal é composto e organizado segundo os seguintes temas: referências pessoais, projetos, obra escrita, correspondências, registos fotográficos, publicações, trabalhos acadêmicos sobre o arquiteto e demais atividades (ensino, patrimônio histórico e artístico nacional, congressos e conferências, desenho e pintura). 

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 7 de 7
Nova Capital da Nigéria. Image © Acervo Casa da Arquitectura
Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 6 de 7
Nova Capital da Nigéria. Image © Acervo Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitectura diz que se comprometerá com a manutenção da unicidade do espólio, garantindo a conservação e a divulgação através da sua Plataforma Digital, que será lançada em breve. Segundo representantes da instituição, toda a documentação está agora a ser tratada e digitalizada. Para efeitos de investigação e estudo, a Casa se comprometerá em disponibilizar imagens em alta resolução aos pesquisadores interessados.

Em outrubro do ano passado, o ArchDaily entrevistou o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, sobre a ida do acervo de Paulo Mendes da Rocha a Portugal. Leia aqui.

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 5 de 7
Plano Piloto de Brasília. Image © Acervo Casa da Arquitectura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal" 19 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970467/acervo-de-lucio-costa-e-doado-a-casa-da-arquitectura-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.