"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria

Seja figurativamente ou em um contexto urbano, as pontes são um símbolo forte e muitas vezes se tornam projetos icônicos nas cidades. Construir pontes pode significar criar conexões, novas oportunidades. Mas elas também representam infraestruturas fundamentais para resolver problemas específicos em um contexto urbano. Por se tratarem de equipamentos altamente técnicos, com construções complexas e superando exigências estruturais ousadas, exigem projetos que não requeiram uma integração total entre arquitetura e engenharia e, em muitos contextos, trata-se de um programa no qual os arquitetos acabam não se envolvendo tanto. Marc Mimram Architecture & Engineering é um escritório com sede em Paris, composto por uma agência de arquitetura e um escritório de design estrutural. No seu portfólio de projetos, existem várias pontes, bem como várias outras tipologias de projetos. Conversamos com Marc Mimram sobre seu último projeto na Áustria, a ponte de Linz, com ensaio fotográfico de Erieta Attali.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 4 de 9
© Erieta Attali

Eduardo Souza (ArchDaily): Com foco no projeto Linz Bridge, quais foram as principais restrições, diretrizes e desafios?

Marc Mimram: No projeto da ponte de Linz, como sempre, observamos as condicionantes que a paisagem nos proporciona.

Essas condições estão focadas principalmente em dois aspectos. O primeiro é dado pela variação do rio Donau. O segundo é dado pela relação com a ponte existente ao lado. No que diz respeito ao rio Donau, tivemos que integrar as larguras potenciais do rio (leitos maiores e menores). Para que o projeto fosse coerente com a parte sobre o terreno do lado Norte. Isso nos deu uma medida geográfica que foi traduzida nos vãos da ponte.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 8 de 9
© Erieta Attali

A segunda consideração é a relação com a ponte ao lado: esta ponte é feita de dois pilares com cabos suspensos, o que criou um ícone vertical muito importante no céu sobre o rio. Por isso decidimos não adicionar verticalidade a esta paisagem, mas sim considerar o desenvolvimento da ponte em sua relação com o horizonte.

Uma ponte não é uma construção genérica, mas deve ser sempre específica. Precisa ser embutida nas margens do rio. Uma boa ponte não deve ser capaz de se mover de seu lugar, nem mesmo por dez metros.

A estrutura, o vão, a geometria e a materialidade estão ligados a uma situação específica da ponte.

Para a nova ponte no centro histórico da cidade de Bath, na Inglaterra, por exemplo, desenvolvemos uma estrutura especial feita de vigas Vierendeel curvas contínuas.

ES: Como uma ponte é claramente uma expressão estrutural, você pode falar um pouco sobre a concepção deste projeto?

MM: O projeto estrutural desta ponte vem de um sistema muito antigo conhecido como balanço duplo. Na foto abaixo, você pode ver o sistema proposto para a famosa ponte Firth of Forth na Escócia, Edimburgo, 1879. Reinterpretamos esse dispositivo clássico introduzindo uma variação de curvas ao longo da estrutura de suporte e ao longo do tabuleiro. Isso confere à ponte uma delicada variação de curvas, e as variações de flexão nos membros estão relacionadas na variação de inércia das seções. Este diálogo entre forças e geometria manteve a racionalidade da estrutura, mas permite grande liberdade na forma como constituímos os membros da estrutura com placas de aço. A dupla curvatura da flange superior, a angulação das almas, a disposição da soldadura, a espessura das placas de aço dão-nos uma tensão da estrutura de aço sob a luz, as variações, a escuridão das sombras.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 9 de 9
System proposed for the Firth of Forth Bridge in Scotland, Edinburgh, 1879. Unknown photographer for Benjamin Baker., Public domain, via Wikimedia Commons

As interseções dos principais elementos da estrutura são forças de concentração e tensões. São desenhadas especificamente para enfatizar a continuidade das curvas e feitas de peças de aço moldadas.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 3 de 9
© Erieta Attali

Nas diferentes escalas, da geográfica à mais próxima, toda a ponte deve ser projetada nos detalhes incluindo as restrições de fabricação dando à estrutura vibrações sob as luzes e estações do ano, variações sob o movimento do rio, sob a luz do sol e a iluminação artificial para a noite. O canto da gravidade deve ser ouvido através da estrutura, do movimento das forças, da espessura e da fragilidade, sempre com atenção à frugalidade.

No projeto da ponte Sino-Cingapura de Tianjin, China, a estrutura é considerada um dispositivo flutuante feito de grandes cascas de dupla curvatura de concreto.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 6 de 9
© Erieta Attali

ES: Como é o processo de desenho e cálculo para um projeto desta magnitude? Maquetes são feitas? Testes estruturais?

MM: Para o desenho e cálculo de um projeto estamos sempre fazendo um modelo tridimensional dos membros da geometria estrutural que está vinculado ao processo de cálculo diretamente no computador. Cada variação da geometria é implantada no modelo 3D e podemos dialogar diretamente com a estrutura. Para verificar a variação da espessura das placas, as inércias das seções estão dando a característica específica dos membros que serão utilizados no cálculo estrutural. O projeto faz parte desse diálogo.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 5 de 9
© Erieta Attali

Uma vez que a geometria e o projeto preliminar são definidos, vamos fazendo modelos físicos de madeira em diferentes escalas de 1/10 a 1/500. Verificar a variação das curvas ao longo das seções e das luzes e sombras ao longo da estrutura. Um modelo é feito também para especificações de vento das seções e testado em um túnel de vento. Desde os esboços desenhados à mão à representação computorizada, queremos sempre ter a certeza da delicadeza da estrutura, mesmo que o peso do aço da estrutura neste caso seja superior a 8.000 toneladas, tendo também em consideração as diferentes etapas de construção na fábrica, sobre a vista e a forma como será erguida, neste caso flutuando em barcos de cada lado das estacas.

ES: Essa frase me chamou a atenção na descrição da ponte em seu site: “A nova estrutura não deve atrapalhar o equilíbrio que existe entre a verticalidade da ponte estaiada e a horizontalidade da ponte existente. O projeto não deve criar confusão no céu por uma nova verticalidade. A Voestbrücke vai para o céu, nós vamos para o horizonte. ” Esse respeito pelo contexto é uma constante no seu trabalho, e acho que é um gesto muito bonito. Você pode falar um pouco sobre como o contexto influencia sua arquitetura?

MM: O contexto é sempre, como disse antes, uma condição para o desenvolvimento da estrutura. Não se trata apenas de vãos, coeficientes de segurança, limitação de tensões, mas do diálogo entre paisagem e estrutura. A geografia onde a ponte está passando vai mudar muito com a chegada da nova ponte. Nesse sentido, temos uma grande responsabilidade na transformação da situação.

"Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria - Imagem 7 de 9
© Erieta Attali

A arquitetura é uma arte de transformação desde a extração do ferro até a instalação da estrutura, a cada passo está transformando a terra sob nossa responsabilidade. Natureza e estrutura estão conectadas na forma como estão transformando nossas paisagens e até mesmo nosso clima. Esta é uma questão de quantidade de carbono, mas também uma forma como as pontes estão cruzando as fronteiras da geografia.

A materialidade é uma questão central para o projeto. Pode ser experimentado como no projeto da estação ferroviária de Montpellier, feita de uma estrutura de concha fina de concreto de alta tensão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. ""Natureza e estrutura se conectam para transformar nossas paisagens e até o clima": Marc Mimram sobre sua nova ponte na Áustria" ["Nature and Structure Connect to Transform Our Landscapes and Even Our Climate": Marc Mimram on His New Bridge in Austria] 06 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970394/natureza-e-estrutura-se-conectam-para-transformar-nossas-paisagens-e-ate-o-clima-marc-mimram-sobre-sua-nova-ponte-na-austria> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.