Documentário resgata a história dos concursos de arquitetura no Paraná

Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense é o título do documentário que integra uma exposição homônima em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 12 de dezembro. Disponível no YouTube, o longa metragem produzido e dirigido pelos arquitetos Isabela Maria Fiori e Luiz Gustavo Singeski, em coautoria com Felipe Santos Gomes, expõe um amplo panorama da participação e premiações de equipes do Paraná em concursos de arquitetura.

O documentário traz depoimentos, projetos e obras de alguns dos personagens mais importantes da arquitetura e do urbanismo locais, como Jaime Lerner, José Sanchotene, Luiz Forte Netto, Manoel Coelho, Dilva e Orlando Busarello, Leonardo e Raquel Oba, além da nova geração, como os arquitetos do Estúdio 41, autores da Estação Antártica Comandante Ferraz, e a arquiteta Mariana Gusmão. Conta, também, com análises teóricas da curadora da exposição, Elisabete França, e dos pesquisadores Key Imaguire Junior, Paulo Pacheco, Thais Saboia e Fábio Domingos Batista.

A obra resgata não só a memória e os desafios encarados por arquitetos e arquitetas paranaenses que se destacaram – e ainda se destacam – no cenário nacional, mas também as soluções por eles propostas que foram premiadas em competições de arquitetura e coloca em perspectiva o saber arquitetônico e a prática adotada por diversas gerações conectadas pelo meio acadêmico, desvelando uma peculiar inquietação arquitetônica e excelência de projetos que fizeram com que o Paraná se tornasse, desde a década de 1960, o berço de grandes vencedores desses concursos.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Documentário resgata a história dos concursos de arquitetura no Paraná" 30 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970387/documentario-resgata-a-historia-dos-concursos-de-arquitetura-no-parana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.