Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma

Dona Dalva, com sua casa na Vila Matilde, definitivamente ajudou a colocar o quarteto formado pelos arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma, Fernanda Sakano e Juliana Terra, no roteiro arquitetônico nacional e internacional. Com soluções simples e inteligentes, o projeto em questão acumulou seis prêmios, entre nacionais e internacionais, fazendo com que os paulistas do Terra e Tuma conquistassem espaço nas mídias apresentando um modelo de boa arquitetura acessível para classes sociais menos favorecidas. Entretanto, apesar da grande repercussão, os trabalhos do escritório nunca se restringiram a apenas um tipo de cliente e de solução, o que pode ser visto no vasto portfólio construído ao longo dos seus quase 15 anos de jornada.

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 2 de 11Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 3 de 11Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 4 de 11Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 5 de 11Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Mais Imagens+ 6

Essa adaptabilidade diz muito sobre como o escritório entende a arquitetura que, para além da sua própria linguagem, atua principalmente como um suporte para o cotidiano das pessoas. Suas obras transparecem o compromisso da equipe em pensar a edificação como agente participante na construção da cidade, enquanto tangencia outras disciplinas como artes plásticas, cinema e sociologia. Nesse sentido, o método projetual do escritório não é regido e enquadrado por um estilo específico, mas sim, por um processo investigativo, um laboratório em curso. A própria materialidade dos projetos é definida por meio de um cruzamento de condicionantes no qual, o que realmente importa, é a qualidade espacial dos ambientes e sua adequabilidade às funções. Através desse processo, cada criação surge de um paradigma provisório com objetivos claros que resultam em uma lógica construtiva e visual concisa.

Com tal premissa projetual, aliada à múltiplas referências, Terra e Tuma apresenta um trabalho contemporâneo que envolve muitas questões além da própria arquitetura, com projetos atentos ao contexto ambiental e social servindo como ferramentas para atingir diferentes assuntos. O sucesso dessa trajetória pode ser medido por meio dos diversos prêmios que escritório tem acumulado, além das participações nas Bienais de Veneza, Rotterdam e Quito. Para conhecer mais sobre sua arquitetura, confira a seguir dez obras selecionadas:

Casa João de Barro

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 11 de 11
Casa João de Barro / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Edifício Tico RV

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 10 de 11
Edifício Tico RV / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Casa das Jabuticabeiras

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 5 de 11
Casa das Jabuticabeiras / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Casa Mipibu

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 3 de 11
Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Nelson Kon

Casa Maracanã

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 9 de 11
Casa Maracanã / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Casa Guaianaz

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 7 de 11
Casa Guaianaz / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Loja Itsu São Paulo

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 2 de 11
Loja Itsu São Paulo / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Casa Vila Matilde

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 4 de 11
Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Casa + Estúdio

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 6 de 11
Casa + Estúdio / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Espaço Anhembi

Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma - Imagem 8 de 11
Espaço Anhembi / Terra e Tuma Arquitetos Associados. © Pedro Kok

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Arquitetura para todos: conhecendo a obra de Terra e Tuma" 28 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969710/arquitetura-para-todos-conhecendo-a-obra-de-terra-e-tuma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.