Santiago Calatrava reconstrói a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional do 11 de setembro

Santiago Calatrava reconstrói a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional do 11 de setembro

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava está reconstruindo a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional do World Trade Center, na cidade de Nova York. A igreja destruída durante os ataques de 11 de setembro, começou seu processo de reconstrução em 2015, e será finalmente concluída em 2022. O projeto da nova estrutura é inspirado por um mosaico da Grande Mesquita de Hagia Sophia (antiga Igreja de Hagia Sophia), em Istambul. A edificação é um dos modelos fundamentais na definição da arquitetura original da Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau.

Cortesia de CalatravaCortesia de CalatravaCortesia de CalatravaCortesia de Calatrava+ 7

Segundo o arquiteto, a arquitetura foi desenvolvida a partir “da ideia de uma metamorfose das imagens da Virgem, como Trono da Sabedoria — Sedes sapientiae — e transformando-a em templo da Igreja”. Assim como as igrejas bizantinas introduziram a planta em cruz, com a ordem e as proporções do corpo humano, o arquiteto explica como o antropomorfismo foi introduzido na arquitetura por meio do cristianismo. Um estudo da relação entre a arquitetura bizantina e os números, também foi utilizado para o projeto arquitetônico; o número de costelas na cúpula de Hagia Sophia foi reproduzido de forma idêntica nas costelas de São Nicolau.

Cortesia de Calatrava
Cortesia de Calatrava

A fachada foi construída de pedra pentélica com recortes translúcidos, que transpassam as luzes da igreja à noite. O uso da pedra pentélica simboliza o Partenon Ortodoxo, como Hagia Sophia é conhecida.

A arquitetura, além de estar conectada aos usos humanos do ponto de vista prático, pode ter um valor simbólico intrínseco, que não é escrito ou expresso de maneira específica, mas de forma abstrata e sintética, enviando uma mensagem simbólica, que chegará à posteridade. É assim que a mensagem de obras como Hagia Sophia chega aos nossos dias. - Santiago Calatrava

Cortesia de Calatrava
Cortesia de Calatrava

O projeto foi inaugurado no final de 2014, mas após a conclusão de sua cúpula de 15 m (50 pés), no final de 2016, os custos excederam o orçamento pretendido. Desta forma, a Arquidiocese Ortodoxa Grega da América ficou sem financiamento, não conseguindo avançar com as obras. Em 2020, a construção foi retomada após o apoio financeiro de uma nova organização sem fins lucrativos intitulada, Amigos de São Nicolau, em 2020.

Cortesia de Calatrava
Cortesia de Calatrava

O arquiteto revelou recentemente os projetos dos pavilhões dos Emirados Árabes Unidos e do Qatar, na Expo 2020 em Dubai. O pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, de 15.000 m², se destaca como uma "interpretação simbólica do fluxo de movimento", projetado com linhas e espaços cuidadosamente selecionados, que se misturam com o entorno verde, arcadas sombreadas e beirais em balanço. O Pavilhão do Qatar, por outro lado, é inspirado nos quatro elementos representados no Brasão de Armas do Qatar, e incluirá duas galerias principais e espaços de exposição, proporcionando aos visitantes, ambientes envolventes, inclusivos e interativos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Santiago Calatrava reconstrói a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional do 11 de setembro" [Santiago Calatrava Rebuilds 9/11 Struck St. Nicholas Greek Orthodox Church and National Shrine] 20 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968637/santiago-calatrava-reconstroi-a-igreja-ortodoxa-grega-de-sao-nicolau-e-o-santuario-nacional-do-11-de-setembro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.