Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília

O projeto Paisagens Sensoriais faz parte da Biennale do Giardino Mediterrâneo e está localizado no Parque Botânico Radicepura, na ilha da Sicília, Itália. Entre o vulcão Etna e o Mar Jônico, Ivan Juarez propõe este laboratório de pesquisa e iniciativa educacional que se concentra em sentir a paisagem através da conceituação e descoberta de métodos inovadores. A ideia está centrada na compreensão do meio ambiente através da experiência dos sentidos, razão pela qual ele decidiu homenagear a paisagem criando um jardim caminhável, didático e sensorial que inclui uma coleção de plantas representantes da cultura mediterrânea.

Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 4 de 11
© Ivan Juarez | x- studio

A Sicília se encontra em uma posição central no Mar Mediterrâneo, caracterizada por um espaço de encontro, hibridização e evolução constante com múltiplas dinâmicas biológicas e movimentos culturais ao longo de sua história. Na costa nordeste da ilha, uma paisagem única se estende como ponto de referência sobre o Mediterrâneo e demarca um ecossistema de clima subtropical onde espécies vegetais coexistem em uma terra produtiva que é constantemente alimentada pela areia vulcânica negra espalhada pelas erupções.

Paisagens Sensoriais é parte da Biennale do Giardino Mediterrâneo, um evento que redescobre o jardim mediterrâneo para promover a cultura ambiental através da arte, design, literatura e música. Ela ocorre em um parque hortícula de cinco hectares chamado Parque Botânico Radicepura que abriga mais de 3.000 espécies botânicas e se concentra em diferentes áreas relacionadas à educação botânica, itinerários ou pesquisas sobre a flora local.

Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 5 de 11
© Ivan Juarez | x- studio

Por se tratar de um espaço interativo e experimental, o projeto apela aos sentidos (olfato, tato, visão e paladar), aguçando a percepção da paisagem através de diálogos sensíveis. Ele conecta os elementos naturais característicos do território com experiências envolvendo aromas, texturas, sabores, sons e cenas. Sua inspiração também se encontra na prática mediterrânea de cultivar plantas em vasos em espaços urbanos e domésticos ao ar livre como pátios, varandas, terraços, praças ou calçadas.

Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 6 de 11
© Ivan Juarez | x- studio
Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 8 de 11
© Ivan Juarez | x- studio

Um fio contínuo conecta os visitantes a essas experiências sensoriais em todo o jardim. Desta forma, articulando cenários e percepções, um jardim de múltiplas camadas se forma a partir de paisagens tangíveis e intangíveis, incluindo paisagens ambientais de plantas aromáticas, o gosto das plantas comestíveis, e as características visuais e táteis com plantas com textura.

Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 9 de 11
© Ivan Juarez | x- studio
Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 10 de 11
© Ivan Juarez | x- studio

A proposta incentiva o uso do jardim enquanto programa participativo para os cidadãos, e que el seja parte de um dispositivo coletivo que incentive a interação entre seus visitantes, oferecendo um espaço de diálogo, troca e difusão. O jardim foi concebido como um espaço aberto digno de acolher atividades como desenho, escrita, leitura e alimentação. Ao mesmo tempo, ele promove a iniciativa de compartilhar como parte da experiência, oferecendo aos visitantes inclusive a possibilidade de trazer suas próprias plantas.

Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 11 de 11
© Ivan Juarez | x- studio
Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília - Imagem 7 de 11
© Ivan Juarez | x- studio

O projeto se completa com o Laboratório Infantil, um espaço de conhecimento e cultivo de plantas dedicado às novas gerações, onde as crianças podem criar suas próprias hortas com sementes locais. São propostas atividades lúdicas e didáticas baseadas no aprendizado experimental, para que elas possam descobrir e compartilhar o conhecimento que têm de seu próprio território em relação aos ciclos da natureza, às práticas alimentares locais e aos processos de cultivo, como a semeadura e a colheita.

Como se trata de um sistema de visualização interativo capaz de se transformar constantemente, as paisagens sensoriais permitem a criação de diferentes tipos de cenários. É um sistema que pode ser modificado com alterações em seu desenho e também crescer ou diminuir, gerando diferentes espaços e atividades em todo o local.

Projeto: Ivan Juarez | x- studio
Evento: Festival do jardim de Radicepura | Biennale do Giardino Mediterrâneo
Curador: Antonio Perazzi
Diretor de produção do festival: Luca Gangemi
Coordenadora de desenho do projeto: Chiara La Rosa
Consultor de plantas: Franco Livoti
Chefe de projeto e produção: Radicepura Team
Estufa: Piante Faro
Apoio Fondazione Radicepura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Paisagens sensoriais: um jardim didático e experimental na Sicília" [Paisajes sensoriales: un jardín didáctico y experimental en Sicilia] 22 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968606/paisagens-sensoriais-um-jardim-didatico-e-experimental-na-sicilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.