Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão?

Há muitas pessoas que diariamente se perguntam qual é o tamanho ideal de uma televisão para o tamanho de sua sala de estar ou qual é o melhor lugar para colocá-la. A verdade é que há uma série de fatores a serem considerados ao decidir onde colocar o dispositivo que envolvem considerar as dimensões tanto do ambiente quanto da televisão, a resolução da imagem, a altura, o design e assim por diante. Aqui estão algumas recomendações para garantir o conforto e o bem-estar dos usuários, evitando possíveis problemas de fadiga ocular ou posturas corporais inadequadas.

Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 6 de 9
Apartamento PH-13 / Atelier L'inconnu; Beirut, Líbano. Imagem © Ieva Saudargaite
Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 7 de 9
Zagal Loft / Tangible; Medellín, Colombia. Image © Mateo Soto

Existem várias maneiras de propor a conformação dos interiores de um projeto, desde o planejamento com o mobiliário a ser adquirido posteriormente em mente, até a adaptação às circunstâncias uma vez que o espaço tenha sido consolidado, entre muitas outras maneiras. O ideal é levar em consideração as distâncias necessárias entre os móveis que fazem parte da vida cotidiana e os espaços necessários para seu uso adequado, de modo que funcionem para os fins aos quais foram destinados e evitem gerar grandes dores de cabeça para seus usuários.

Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 9 de 9
Apartamento VM / NJ+ Arquitetos Associados; Perdizes, Brasil. Imagem © Fran Parente
Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 8 de 9
Apartamento 415N / CoDA; Asa Norte, Brasil. Imagem © Júlia Tótoli

A grande maioria das salas de estar é dominada pela televisão, um dispositivo que irrompeu na vida doméstica, não só afetando o interior das casas, mas também modificando a paisagem urbana das cidades com suas antenas. Enquanto alguns procuram escondê-la, há aqueles que procuram deixá-la à vista de todos, e seja qual for o seu caso, apresentamos um simples guia de recomendações a serem consideradas ao escolher a televisão de acordo com as dimensões de nossos espaços.

Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 2 de 9
Distância ideal segundo as dimensões da tela. Imagem © Agustina Iñiguez
Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 4 de 9
© Agustina Iñiguez

Primeiramente, começaremos por mencionar que existem dois fatores principais para saber onde colocar a TV em sua casa: o tamanho e a resolução. Quando falamos do tamanho de uma televisão, estamos nos referindo ao comprimento da diagonal da tela, que é expressa em polegadas. Uma polegada equivale a 2,54 cm, portanto, para dar um exemplo, se uma TV tem 40 polegadas, significa que ela mede 1,02 m de um canto ao outro. Mas além de seu tamanho, também é necessário analisar sua resolução. Este fator se refere ao número de linhas verticais e horizontais formadas por pixels exibidos em uma tela. Uma coisa a se notar é que quanto maior a resolução, maior a densidade de pixels, mais nítida sua nitidez e melhor o nível de detalhe, permitindo que você se sente mais perto dela, mantendo o mesmo tamanho de tela.

Por outro lado, a iluminação do espaço ou a hora do dia também têm um impacto na escolha do lugar certo para instalar a televisão e conseguir ter uma experiência confortável. Recomenda-se colocá-la em paredes perpendiculares às janelas e nunca em frente a elas. Desta forma, a ideia é reduzir os reflexos que poderiam ocorrer sem perder a qualidade da imagem.

Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 5 de 9
Ângulo de visão. Imagem © Agustina Iñiguez

O ângulo de visão e o limiar de pixelização padrão também são fatores a serem considerados. A orientação fornecida pela Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) aconselha sentar-se a uma distância que permita que a tela ocupe aproximadamente 30 graus do seu campo de visão, o que se aplica a todos os tipos de conteúdo multimídia.

Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão? - Imagem 3 de 9
© Agustina Iñiguez

Outra variável a considerar é a altura em que o dispositivo deve ser colocado. Recomenda-se garantir que o centro da tela esteja aproximadamente à mesma altura que os olhos. Geralmente, os olhos de uma pessoa sentada de altura média estão entre 85 e 100 cm do chão. Portanto, sugere-se que não devem estar bem no meio da altura da tela, mas que uma proporção de um terço da parte superior da tela deve ser respeitada.

Existem vários modelos de TV no mercado que, ano após ano, têm tentado melhorar a experiência do usuário. Nos últimos anos, o design curvo tem se tornado cada vez mais popular, mas você já se perguntou qual é a diferença entre TVs de tela plana e TVs de tela curva? De acordo com eles, as TVs de tela curva permitem que a distância entre seus olhos e a TV permaneça constante, colocando você no centro da tela. Além disso, a curvatura permite um campo de visão mais amplo e uma sensação mais envolvente quanto mais próximo estiver da tela, bem como uma redução nos reflexos. Em resumo, o objetivo é melhorar a experiência das pessoas que vivem nos espaços que projetamos, buscando satisfazer suas necessidades e preferências. 

Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Qual deve ser a distância entre o sofá e a televisão?" [¿Qué distancia debe haber entre el sofá y el televisor?] 13 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968126/qual-deve-ser-a-distancia-entre-o-sofa-e-a-televisao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.