Santiago Calatrava divulga projeto para o Pavilhão do Qatar na Expo 2020 Dubai

Santiago Calatrava divulga projeto para o Pavilhão do Qatar na Expo 2020 Dubai

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava divulgou o projeto do Pavilhão do Qatar na Expo 2020 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O design é inspirado nos quatro elementos representados no Brasão de Armas do Qatar e incluirá duas galerias e espaços de exposição principais, oferecendo aos visitantes ambientes inclusivos e interativos.

Cortesia de ALEC FITOUTCortesia de ALEC FITOUTCortesia de ALEC FITOUTCortesia de Calatrava+ 10

O projeto do pavilhão é inspirado nas duas espadas cruzadas, a embarcação e ilha com palmeiras representadas no brasão do Qatar. A estrutura traduz os elementos culturais do país, destacando o movimento, a mobilidade, a força e a tradição com uma interpretação moderna. O arquiteto explica que “cada projeto inovador deve emanar de seu contexto cultural, transmitindo a sensibilidade tradicional por meio da arquitetura contemporânea para criar estruturas verdadeiramente inspiradoras."

Cortesia de Calatrava
Cortesia de Calatrava

A inspiração é derivada do emblema nacional do Qatar para realmente capturar a essência e a visão da nação. O gesto arquitetônico e a forma estrutural do Pavilhão, que abriga toda a experiência do visitante, refletem a forma do Dhow (embarcação típica da região) e suas grandes velas. O monumento escultural na entrada do Pavilhão representa a tradução de duas palmeiras entrelaçadas, enquanto as piscinas reflexivas e as fontes de água integradas ao redor do Pavilhão representam o Golfo Pérsico que abrange a nação do Qatar. — Micael Calatrava, CEO da Calatrava International

A área total do projeto cobre aproximadamente 960 metros quadrados, com área construída de 620 m2. Ao entrar no pavilhão, os visitantes são recebidos por uma experiência imersiva que mostra o passado, o presente e o futuro do Qatar por meio das artes visuais e de interiores envolventes.

Cortesia de ALEC FITOUT
Cortesia de ALEC FITOUT

As obras estão em estágio avançado e serão concluídas antes da inauguração da Expo 2020 em 1 de outubro de 2021. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Santiago Calatrava divulga projeto para o Pavilhão do Qatar na Expo 2020 Dubai" [Santiago Calatrava Reveals Design of the Qatar Pavilion for the Expo 2020 Dubai] 03 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967415/santiago-calatrava-divulga-projeto-para-o-pavilhao-do-qatar-na-expo-2020-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.