Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega

O Snøhetta acaba de publicar novas imagens do projeto de reconstrução das piscinas do porto de Knubben em Arendal, Noruega. Originalmente construída em 1937 e demolida nos anos 1980, a estrutura das piscinas do porto de Arendal foi um dos principais exemplos da arquitetura funcionalista norueguesa do início do século XX. Em busca de trazer este ícone de volta à vida, a proposta desenvolvida pela equipe do Snøhetta procurou resgatar algumas das mais importantes características do projeto original, preservando sua identidade ao mesmo tempo que insere uma nova linguagem topográfica fundamentalmente inspirada na paisagem da costa norueguesa, ressignificando assim, a história e a memória do projeto e do lugar.

Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 2 de 6Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 3 de 6Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 4 de 6Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 5 de 6Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Mais Imagens+ 1

Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 3 de 6
© Snøhetta / Aesthetica Studio

Concebidas originalmente pelo arquiteto Ketil Ugland, as piscinas do porto de Arendal foram utilizadas em diversas competições de natação e mergulho até o ano de 1947—quando contava ainda com uma plataforma de mergulho, uma piscina infantil e outras áreas que possibilitavam o acesso direto à praia. Fechada nos primeiros anos do pós-guerra, a estrutura foi reaberta novamente na década de 1960 por um breve momento, quando foi utilizada como um clube de jazz. Infelizmente a estrutura modernista do porto de Arendal caiu em desuso, passando por décadas de abandono e negligência até ser finalmente demolida na década de 1980. Inicialmente concebida como um projeto de reconstrução, a proposta do escritório norueguês evoluiu e se transformou em um novo projeto, o qual pretende reinserir a cidade de Arendal no mapa da arquitetura contemporânea.

Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 4 de 6
© Snøhetta / Aesthetica Studio

Como mostram as últimas imagens publicadas pelo Snøhetta, a nova estrutra do porto de Arendal se revela como uma topografia construída. Concebida para ser utilizada ao longo de todo o ano, a estrutura compreenderá ainda um palco ao ar livre, um anfiteatro, assim como uma área interna protegida onde os visitantes encontrarão um restaurante e outros espaços performáticos.

O projeto para o novo porto de Knubben está sendo desenvolvido para trazer à cidade de Arendal uma série de diferentes eventos e atividades além de resgatar a relação íntima entre arquitetura e natureza que era vista no projeto original de Ketil Ugland. Em fase final de projeto, a estrutura do novo porto de Arendal deverá ser inaugurada daqui a três anos, em 2024.

Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega - Imagem 6 de 6
© Snøhetta / Aesthetica Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Snøhetta apresenta novo projeto para o porto de Arendal na Noruega" [Snøhetta Creates a New Topography for the Redesign of Norwegian Harbour Bath] 31 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967316/snohetta-apresenta-novo-projeto-para-o-porto-de-arendal-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.