Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido

Os painéis de policarbonato translúcido apresentam uma estética única e marcante, ao mesmo tempo que mantêm uma eficiência na funcionalidade. Eles podem adicionar profundidade e cor a uma fachada e se adaptar para atender a uma ampla gama de requisitos de desempenho, desde resistência à temperatura até resistência ao impacto, proteção UV e muito mais. A Rodeca, empresa líder na indústria de painéis de policarbonato, oferece produtos de alta qualidade com alta personalização em relação a cores, níveis de transparência, tratamentos, perfis, tamanhos, sistemas de junta e muito mais. Abaixo trazemos uma lista detalhada dessas muitas opções, acompanhada por diagramas e etapas de instalação. Também discutimos vários estudos de caso em que fachadas de policarbonato foram usadas com grande sucesso, aproveitando ao máximo as opções disponíveis junto com as qualidades estéticas intrínsecas dos painéis translúcidos para complementar e elevar seus projetos.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 5 de 25
Physical Therapy Clinic / Alberich-Rodríguez Arquitectos. Image Courtesy of Carlos Alberich

Propriedades

Uma das dimensões mais atraentes dos painéis de policarbonato Rodeca é a facilidade de instalação. Esses painéis podem ser fixados sem ferramentas exclusivas ou complicadas, levando a uma instalação rápida, limpa e fácil para quase todos os projetos de qualquer especificação. Essa qualidade torna esses painéis um ativo valioso para projetos que buscam minimizar tempos e custos de construção sem abrir mão da estética e da qualidade.

Outras propriedades vantajosas incluem resistência a altas temperaturas, resistência ao impacto e bom desempenho a longo prazo, tornando os painéis não apenas fáceis de instalar, mas também sem grandes necessidades de manutenção . Com a resistência à temperatura dos painéis de policarbonato variando entre -40 e 115 °C, e temporariamente até 130 °C, esses produtos podem ser usados em espaços de alta temperatura onde a maioria dos outros termoplásticos não podem mais ser usados. Da mesma forma, com uma resistência ao impacto 200 vezes maior do que o vidro, os painéis de policarbonato são extremamente resistentes à força e altamente improváveis de quebrar.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 16 de 25
Courtesy of Rodeca
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 17 de 25
Courtesy of Rodeca

Além disso, para garantir um bom desempenho a longo prazo, os painéis são formados usando co-extrusão UV, onde um filme de proteção UV de alta concentração é homogeneamente fundido no material de base durante o processo de produção. Este método de produção evita vários problemas comuns com o filme de proteção UV, incluindo problemas de adesão e diminuição da resistência ao impacto. O filme, que é sempre aplicado na parede externa da fachada, também oferece melhor resistência às influências ambientais e ao envelhecimento, garantindo um desempenho de longo prazo contra a maioria das intempéries. Ao todo, a radiação UV é interrompida em quase 100% até um certo nível (380 Nm).

Cores e Tratamentos

Essas propriedades de alta qualidade são acompanhadas por uma ampla gama de opções estéticas, incluindo dezenas de cores e tratamentos que podem ser adaptados ao clima ou à atmosfera de quase qualquer projeto. As opções incluem cores clássicas, cores opalizadas e cores pastel, abrangendo dezenas de opções de cores totais com combinações não incluídas.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 18 de 25
Courtesy of Rodeca
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 25 de 25
Courtesy of Rodeca

Além dessas cores, a Rodeca também oferece a opção DuoColor que permite que o painel seja produzido em duas cores diferentes, ou na combinação de cristal e opala. Outras opções de tratamento de várias cores incluem:

  • BiColor: versão bicolor dos painéis, onde a camada interna tem outra cor que o resto do painel.
  • DecoColor: Versão bicolor dos painéis, onde a camada externa tem outra cor que o resto do painel.
  • DecoStripes: o corpo básico é em cristal, as listras são deslocadas em ambos os lados em qualquer cor

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 24 de 25
Courtesy of Rodeca

Outros efeitos, além das opções padrão, incluem pérola, Heatbloc, metálico e uma opção de cor fosca que está disponível apenas para as versões DecoColor e DuoColor. O efeito perolado confere ao painel uma superfície cintilante com diferentes nuances de cor. O revestimento Heatbloc é semelhante ao efeito perolado, mas também tem o efeito funcional de reduzir ainda mais a radiação de calor. A opção metálica, disponível em cobre e prata, tem a aparência de uma superfície metálica brilhante.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 19 de 25
Courtesy of Rodeca

Perfis 

Os perfis de moldura para painéis Rodeca vêm em dois tipos adaptáveis a diferentes projetos e necessidades de projeto: o sistema não rompido termicamente e o sistema rompido termicamente. O perfil quebrado termicamente é altamente eficiente em termos de energia, com um isolador de alto desempenho - neste caso, elastômero termoplástico ou TPE - atuando como uma vedação interna.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 20 de 25
Courtesy of Rodeca
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 21 de 25
Courtesy of Rodeca

Instalação

Grosso modo, os perfis da moldura de alumínio podem ser instalados de três maneiras diferentes: instalação em revelação, instalação de tela de chuva e instalação de tela de chuva inclinada. Ao instalar, os conectores de perfil especificados devem ser usados. Essas conexões podem ser pré-fabricadas ou mitradas no local, com essa flexibilidade contribuindo para a facilidade de instalação.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 22 de 25
Courtesy of Rodeca
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 13 de 25
Courtesy of Rodeca

Depois que os perfis estruturais são instalados e fixados à subestrutura, os painéis translúcidos são simplesmente instalados um após o outro nas ranhuras da estrutura. Depois de instalados os painéis, as placas frontais devem ser montadas no perfil da estrutura. Finalmente, uma junta externa deve ser instalada comprimida para compensar o encolhimento. Ao todo, esse processo de instalação é relativamente rápido, fácil e eficiente, proporcionando um processo de construção perfeito.

Estudos de caso

Abaixo selecionamos alguns exemplos de projetos que utilizaram os painéis de policarbonato da Rodeca com grande efeito, aproveitando as diversas opções de cores e tratamentos para criar uma ampla gama de ambientes e ambientes para diferentes projetos.

Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture
Esta sauna no terraço do Queen Elizabeth Hall usa painéis de policarbonato translúcido iluminados, emitindo um brilho difuso, mas forte, destinado a ser "um marco brilhante para as noites de inverno de Londres."

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 6 de 25
Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture. Image © Valentina Casalini
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 7 de 25
Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture. Image © Valentina Casalini
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 8 de 25
Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture. Image © Valentina Casalini

Basildon Campus / Gibberd
Este campus do South Essex College usa este tipo de painéis para tela de chuva externa e envidraçamento. Alternando entre grandes janelas de vidro e a fachada de policarbonato branco, o design parece elegante e moderno do exterior, enquanto o interior é banhado por luz natural difusa.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 9 de 25
Basildon Campus / Gibberd. Image © Rodeca, Paul Jackson
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 3 de 25
Basildon Campus / Gibberd. Image © Rodeca, Paul Jackson

Centr'Al / B-architecten
Perfurando a fachada de mármore branco deste edifício comunitário na Bélgica, são alternadas janelas de vidro transparente e painéis de policarbonato translúcido. Emitindo um brilho laranja difuso da iluminação interna artificial quando visto de fora, e introduzindo luz natural difusa no interior, os painéis "animam as funções do edifício."

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 2 de 25
Centr'Al / B-architecten. Image © Lucid
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 10 de 25
Centr'Al / B-architecten. Image © Lucid
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 11 de 25
Centr'Al / B-architecten. Image © Lucid

New Cultural Center in Ranica / DAP studio + Paola Giaconia
Este centro cultural em Ranica, Itália, é composto por um volume superior e um inferior que abrigam uma biblioteca, um auditório e uma escola de artes cênicas. O volume superior é revestido com folhas de policarbonato translúcido Rodeca, que brilham em vibrantes faixas roxas e azuis e permitem que as silhuetas das pessoas sejam vistas através da fachada.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 12 de 25
© Alessandra Bello
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 23 de 25
© Alessandra Bello
Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 14 de 25
© Alessandra Bello

Physical Therapy Clinic / Alberich-Rodríguez Arquitectos
Esta clínica de fisioterapia na Espanha usa painéis de policarbonato branco translúcido em seu interior para suavizar e ocultar o esqueleto estrutural, criando um ambiente aconchegante e relaxante para os pacientes.

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 4 de 25
Physical Therapy Clinic / Alberich-Rodríguez Arquitectos. Image Courtesy of Carlos Alberich

Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido - Imagem 15 de 25
Physical Therapy Clinic / Alberich-Rodríguez Arquitectos. Image Courtesy of Carlos Alberich

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Como projetar e instalar fachadas de policarbonato translúcido" [How to Design and Install Seamless Translucent Polycarbonate Facades] 05 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966598/como-projetar-e-instalar-fachadas-de-policarbonato-translucido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.