Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica

Quem já brincou com blocos de madeira ou com o famoso brinquedo LEGO sabe que é uma delícia imaginar algo e ir construindo sua ideia com as próprias mãos. Na Bélgica, essa ideia ganhou outras proporções. Gabriel Lakatos, especialista em construção, sempre gostou de brincar com blocos e transformou essa paixão em um sistema de construção para casas de madeira. A sua empresa, a Gablok, vende kits para construção de casas de maneira simples e eficiente.

Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 2 de 6Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 3 de 6Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 4 de 6Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 5 de 6Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Mais Imagens+ 1

As peças são maiores, mas se assemelham muito às peças de Lego, com encaixes perfeitos. Segundo Gabriel, pessoas que são capazes de montar móveis da Ikea, também podem montar a própria casa usando os kits da Gablok. A empresa foi fundada em 2019 com o objetivo de oferecer um produto divertido e fácil de usar para todos. O conceito básico são blocos autônomos, um sistema de piso e vigas.

Gabriel explica que a construção de uma casa, do projeto à entrega é simples e segue alguns passos. Primeiro, o cliente traz um projeto para sua futura casa. A equipe da Gablok faz os ajustes necessários ao sistema de construção e o kit com os materiais e o manual de montagem é entregue diretamente no local em que a casa vai ser construída.

Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 6 de 6
Cortesia de Gablok / Divulgação

O cliente pode montar os blocos de madeira de acordo com o desenho e faz a fixação da estrutura com as vigas que vão junto com o kit.  Cada bloco pesa entre 7kg e 9 kg e pode ser encaixado sem a ajuda de máquinas.

Uma vantagem é que a construção é relativamente rápida e não gera nenhum desperdício, já que todo o material do kit tem seu uso programado na fase de projeto. Quando a estrutura está pronta, é a hora de fazer a cobertura com o material escolhido e instalar as portas e janelas. Os blocos foram projetados para receber instalações elétricas e hidráulicas necessárias para construções residenciais, garantindo uma obra rápida e fácil.  

Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica - Imagem 4 de 6
Cortesia de Gablok / Divulgação

A proposta é inovadora e faz a gente imaginar como seria fazer uma casa de verdade, com as próprias mãos, usando a criatividade e este sistema que já experimentamos na infância de encaixar blocos. Mas, infelizmente os kits para construção de casas da Gablok só estão disponíveis para quem vive na Bélgica.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Natasha Olsen. "Casas de madeira são construídas com blocos tipo LEGO na Bélgica" 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965795/casas-de-madeira-sao-construidas-com-blocos-tipo-lego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.