"Cidade Nanquim": artista cria cidade imaginária em mosaico de folhas A4

Poucas pessoas têm a oportunidade de projetar uma cidade. Ainda menos o fazem por acaso. Essa é a história do ilustrador e quadrinista Eloar Guazzelli, que desde 1990 vem desenvolvendo um projeto artístico intitulado Cidade Nanquim. A partir de folhas de papel de tamanho A4, o artista compõe uma espécie de mosaico urbano em preto sobre branco que retrata fragmentos de uma cidade imaginária. 

"Cidade Nanquim": artista cria cidade imaginária em mosaico de folhas A4 - Imagem 3 de 3
© Eloar Guazzelli, cortesia de IMS

Em um ensaio visual publicado na nova edição da serrote, revista de ensaios do IMS, Guazzelli comenta que "a construção do painel que depois veio a ser chamado de Cidade Nanquim foi fruto do acaso."

Em 1990, fui submetido a uma pequena cirurgia que exigiu uma recuperação cheia de cuidados, e foi dessa forma que comecei a desenhar em folhas A4 uma cidade vista de cima. A escolha desse tamanho de papel se explica pela necessidade de desenhar sem grandes complicações, em geral deitado, tendo um pequeno suporte servindo de base. Porém, logo o desenho começou a crescer e, a seguir, comecei a fazer emendas que levaram a cidade para outras folhas sucessivamente [...] Ainda sem nome, tinha nascido uma cidade de papel. — Eloar Guazzelli

A cidade retratada na obra é totalmente imaginada, feita sem base em desenhos de observação ou fotografias, tornando-se, nas palavras do artista, "um imenso improviso, uma espécie de jam session gráfica". 

Cidade Nanquim faz parte da edição #38 da serrote, que será lançada no dia 28 de julho, às 18h, em uma live com Ynaê Lopes e o artista Arjan Martins, que também participa da edição. O debate será transmitido pelo YouTube do IMS e pelo Facebook da serrote.

"Cidade Nanquim": artista cria cidade imaginária em mosaico de folhas A4 - Imagem 2 de 3
© Eloar Guazzelli, cortesia de IMS

Eloar Guazzelli Filho é um ilustrador, animador e quadrinista brasileiro, formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Produz quadrinhos desde os anos 90 e já foi reconhecido com premiações no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Já recebeu o Troféu HQ Mix em quatro ocasiões: desenhista revelação em 1994; livro infantil em 1999 e 2000; e publicação independente edição única em 2008. Para conhecer mais sobre o trabalho de Eloar Guazzelli, acesse o perfil do artista no Instagram.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. ""Cidade Nanquim": artista cria cidade imaginária em mosaico de folhas A4" 15 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965792/cidade-nanquim-artista-cria-cidade-imaginaria-em-mosaico-de-folhas-a4> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.