Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano

O escritório multidisciplinar de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design Sasaki, anunciou recentemente o lançamento do Density Atlas, uma nova plataforma online voltada a arquitetos e urbanistas, fazedores de políticas e estudantes de arquitetura que se dedicam ao estudo e ao desenvolvimento de projetos de infra-estrutura urbana. Esta inovadora ferramenta digital procura explorar a fundo as definições do conceito de densidade relacionado às cidades, colaborando com o trabalho de arquitetos e urbanistas do mundo todo a medida que fornece uma série de dados para melhor compreender e comparar os diferentes tipos de densidade em distintos contextos do nosso planeta.

Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 2 de 5Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 3 de 5Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 4 de 5Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 5 de 5Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Mais Imagens

À medida que o debate sobre o futuro das cidades segue sendo um dos principais temas de discussão entre a comunidade de arquitetos e urbanistas, impulsionado pelas novas perspectivas que começam a se desenhar em um possível mundo pós-COVID, o Density Atlas oferece aos usuários e pesquisadores uma importante ferramenta para que estes possam melhor compreender e avaliar a densidade de uma determinada região, cidade ou bairro. A plataforma tem como principal objetivo esclarecer a própria definição do termo, disponibilizando importantes informações que podem ser muito úteis durante o desenvolvimento de projetos de planejamento urbano e desenvolvimento das cidades. O site, no estado que se encontra hoje, foi desenvolvido pelo professor emérito do Departamento de Estudos em Planejamento Urbano do MIT (DUSP), Tunney Lee, em parceira com seus alunos e colaboradores do Instituto de Planejamento Urbano vinculado à mesma instituição.

Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 2 de 5
Cortesia de Sasaki

Neste sentido, o Density Atlas oferece quatro diferentes métricas para se avaliar a densidade de um bairro, cidade ou região:

  • Densidade populacional (POP) - “Refere-se ao número de pessoas que vivem em uma determinada área. É uma forma muito simples para se medir a densidade, mas ela não leva em consideração a quantidade de espaço habitável por habitante. A questão que fica por responder é a qualidade e o tamanho das unidades disponíveis neste território, assim como quantas pessoas dividem um mesmo teto ou se há espaços públicos suficientes para todos?”
  • Densidade de Unidades Habitáveis (DUD) – “Refere-se à quantidade de unidades residenciais construídas em um mesmo lote ou área específica de uma cidade. Este dado é utilizado com frequência por corretores de imóveis e incorporadores, pois seu foco é o número de unidades comercializáveis em uma determinada área. A densidade, neste caso, refere-se à quantidade de unidades habitacionais—embora o tamanho das unidades continue não sendo considerado.
  • Relação de Áreas (FAR) – “É a relação entre a área construída total de um edifício e a área do lote sobre o qual o mesmo foi construído. O FAR é uma medida utilizado por muitos planejadores, fazedores de políticas e incorporadores para determinar a taxa de ocupação de um determinado empreendimento”.
  • Área de Cobertura (CVG) – "A área de cobertura é um valor relativo à taxa de impermeabilização do solo. Bairros com as mesmas relações de área FAR, porém com áreas cobertas totais diferentes, resultam em padrões de ocupação muito distintos entre si: por exemplo as variações de altura dos edifícios. Neste sentido, a altura por si só não diz muito sobre a densidade de uma determinada área. Um edifício alto não sempre resulta em um alto índice de densidade. Ele ainda conta com uma área de cobertura muito reduzida além de que, a altura em si diz muito pouco sobre o número total moradores ”.

Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano - Imagem 5 de 5
Cortesia de Sasaki

Outras frentes de ação que a Sasaki está explorando, lideradas por três importantes arquitetas mulheres da empresa, são os projetos coletivos, contextuais e orientados por valores, iniciativas que mostram como o trabalho coletivo desenvolvido por equipes multidisciplinares podem produzir melhores resultados—seguindo a crença de que a colaboração entre diferentes profissionais resultam em projetos mais abrangentes, sustentáveis e inclusivos. Para saber mais, acompanhe aqui a nossa entrevista com estas incríveis mulheres.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Sasaki lança ferramenta online gratuita de planejamento urbano" [Sasaki Launches New Urban Planning Online Tool ] 20 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965329/sasaki-lanca-ferramenta-online-gratuita-de-planejamento-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.