Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo

Após incertezas sobre o futuro da Nakagin Capsule Tower, o arquiteto Kisho Kurokawa e o Urban Design Office Chiyoda-ku decidiram desmontar o icônico edifício e recuperar suas cápsulas como unidades de acomodação e instalações de museu. O plano de regeneração segue o conceito inicial da arquitetura metabolista: reconfigurar os elementos em vez de demoli-los.

Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 2 de 10Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 3 de 10Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 4 de 10Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 5 de 10Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Mais Imagens+ 5

Todas as cápsulas serão restauradas em sua forma original por meio de crowdfunding. Algumas das cápsulas serão retiradas e doadas a museus, enquanto o restante será "reutilizado" como acomodação. Depois de muitos pedidos de transferência das cápsulas para o exterior, para museus como o Centro Pompidou em Paris, os arquitetos decidiram expor as cápsulas em museus em todo o mundo, para que mais pessoas pudessem experienciar seu design único. Uma cápsula modelo está atualmente em exibição no Museu de Arte Moderna de Saitama, projetada por Kisho Kurokawa.

Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 6 de 10
Cortesia de Nakagin Tower
Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 2 de 10
Cortesia de Nakagin Tower

Desde 2018, o edifício tem funcionado como uma moradia temporária, permitindo que as pessoas vivam a experiência da torre por um período de um mês. Por quase dois anos e meio, as cápsulas foram utilizadas por mais de 200 pessoas, que deram opiniões positivas sobre a experiência, o que convenceu a equipe de arquitetos a desenvolver "cápsulas de acomodação" a serem espalhadas por diferentes localidades. 

A campanha de financiamento coletivo foi lançada pela Motion Gallery e está no ar desde o início de julho. O objetivo é angariar fundos para os reparos das cápsulas que estão sendo doadas aos museus.

Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 7 de 10
Cortesia de Nakagin Tower
Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo - Imagem 10 de 10
Cortesia de Nakagin Tower

Construída em 1972, a Torre Nakagin foi o primeiro projeto baseado em cápsulas, desenvolvido em torno da visão de uma arquitetura adaptável e dinâmica, onde os módulos são plugados a um núcleo central e podem ser substituídos. As cápsulas foram projetadas para hospedar executivos em viagem a Tóquio. Cada unidade mede 4x2,5 metros e contém o necessário para acomodar uma pessoa. Todos os elementos e acessórios são industrializados e pré-montados. 

Via PRTImes Japan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Nakagin Capsule Tower será desmontada e cápsulas serão levadas a diferentes museus do mundo" [Nakagin Capsule Tower Building to be Regenerated as Modular Accommodation Capsules ] 19 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965056/nakagin-capsule-tower-sera-desmontada-e-capsulas-serao-levadas-a-diferentes-museus-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.