Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021

O escritório Zaha Hadid Architects foi convidado a expor na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura — A Bienal de Veneza de 2021. Intitulada de ‘Ecologias Urbanas de Alto Desempenho’- ‘High-performance Urban Ecologies’. A instalação responde ao tema das Comunidades Resilientes, exibindo o Alis Meeting Pod, uma estrutura modular projetada para o Masteplan da Unicorn Island, que está atualmente em construção em Chengdu, na China. A instalação está exposta no Giardino delle Vergini, na entrada do Pavilhão italiano.

Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 2 de 10Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 3 de 10Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 4 de 10Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 5 de 10Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 5

ZHA emprega uma abordagem holística em seus projetos, integrando arquitetura, engenharia e urbanismo para desenvolver soluções de baixo carbono, que economizam energia e recursos. Seguindo a demanda global de novos requisitos para áreas de reunião contemporâneas, o Alis Meeting Pod foi projetado para "aprimorar a colaboração e a cooperação em um espaço que integra flexibilidade e conforto com tecnologia de informação avançada".

Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 10 de 10
© Alessandra Chemollo

O design modular do volume permite que ele seja facilmente desmontado, transportado e reutilizado em diferentes configurações e para diferentes funções. Cada elemento do projeto e função da cápsula, garante durabilidade e um desperdício mínimo com componentes que podem ser reciclados para futuras aplicações. Seu design inspirado em pétalas de orquídea, envolve o casulo para fornecer privacidade e abrigo, ainda mantendo uma ótima visibilidade. O módulo é construído com técnicas de fabricação de precisão, como impressão 3D e ferramentas CAD / CAM.

Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 6 de 10
© Alessandra Chemollo
Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 9 de 10
© Alessandra Chemollo

Localizada na nova área de Tianfu, ao sul de Chengdu, a Unicorn Island é um centro cívico empresarial e residencial, ecologicamente sustentável voltado para os setores de tecnologia e pesquisa da China. O local será o lar de 70.000 pesquisadores, funcionários de escritórios, residentes e visitantes. O Masterplan de uso misto com 67 hectares é a primeira construção no projeto da Unicorn Island de Chengdu.

Com um plano diretor radial, o projeto permite acesso imediato a todo o espaço. A praça central e a estação de metro estão rodeadas por “aglomerados de edifícios”, com alturas e composições que variam de acordo com funções, programa, etc. De fato, através do crescimento orgânico, as estruturas irão criar uma comunidade diversificada. Sistemas de gestão de água natural e inovações em tecnologias de agricultura urbana também serão incorporados na Unicorn Island.

Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 2 de 10
© Alessandra Chemollo

Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Zaha Hadid Architects apresenta espaço de reuniões modular na Bienal de Veneza 2021" [ZHA Exhibits Modular Meeting Space at the 2021 Venice Biennale ] 21 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965052/zaha-hadid-architects-apresenta-espaco-de-reunioes-modular-na-bienal-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.