Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+

Para celebrar o mês do orgulho LGBTQIA+, em junho, o Facebook coloriu São Paulo com uma instalação híbrida intitulada #JuntosComOrgulho, resultado da fusão entre o analógico e o digital, em um lugar emblemático da cidade, o Minhocão. A via elevada, que é aberta para pedestres à noite e aos finais de semana, está com uma imensa empena pintada com as cores da bandeira do movimento LGBTQIA+, concebiuda pelo Estudio Guto Requena em parceria com a Mutato e o Studio Curva.

Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 2 de 19Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 3 de 19Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 4 de 19Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 5 de 19Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Mais Imagens+ 14

Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 11 de 19
© Manuel Sá

No dia 5 de junho foi realizada uma live em que os espectadores foram convidados compartilhar suas histórias e a se engajar no com a hashtag #JuntosComOrgulho. Através de um software conectado à API do Facebook, foi contabilizada a quantidade de hashtags enviadas pelo público em tempo real, o que podia ser acompanhado na tela através do orgulhômetro, um termômetro especial criado para o evento.

Quando a quantidade de hashtags atingiu 100% no orgulhômetro, as tintas das duas primeiras cores da bandeira foram disparadas, pintando em efeito cascata a fachada no Minhocão. No decorrer da live, que contou com uma programação de grandes nomes da música brasileira, como Pabllo Vittar, Majur e Gloria Groove, ocorreram mais dois momentos de disparo, formando, assim, de maneira coletiva, a bandeira LGBTQIA+.

Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 12 de 19
© Manuel Sá

A arte urbana ficará exposta durante um ano e, durante o mês de junho, à noite, recebeu uma projeção mapeada sobre a tinta. Essa projeção é composta por um efeito de partículas, que se comportam de modo individual, mas que, juntas, de modo dinâmico, formam a bandeira, iluminando e animando a pintura física. Além disso, a projeção também foi um meio de dar visibilidade à comunidade que compõe essa bandeira, com a exibição de comentários de grupos do Facebook que celebram e mantêm o orgulho vivo todos os dias.

A obra #JuntosComOrgulho cria um marco simbólico na cidade e faz presente as vozes dessa comunidade em uma empena de 40 metros de altura num ponto de grande visibilidade. O Elevado João Goulart reúne hoje cerca de 30 murais de diferentes artistas, além de diversas projeções espontâneas que ganharam quantidade durante o último ano, tornando o elevado uma galeria de arte pública a céu aberto.

Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+  - Imagem 13 de 19
© Manuel Sá

Via Estudio Guto Requena

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Estudio Guto Requena e Facebook criam mural urbano para celebrar orgulho LGBTQIA+ " 25 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964713/estudio-guto-requena-e-facebook-criam-mural-urbano-para-celebrar-orgulho-lgbtqia-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.