6º Prêmio {CURA} aberto a estudantes e jovens arquitetos tem como tema Lina Bo Bardi

O 6º Prêmio {CURA} dá continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinham às discussões atuais da arquitetura, cidade e sociedade, buscando aprofundar-se na discussão sobre o Brasil atual. Em 2021, a equipe curatorial da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza decidiu dar um Leão de Ouro póstumo pela carreira a Lina Bo Bardi (1914-1992), a maior arquiteta brasileira, pois, apesar de nascida em Roma, se naturalizou brasileira em 1953. Também celebramos o lançamento do livro Lina: Uma Biografia de Francesco Perrotta-Bosch, da editora Todavia.

Para comemorar a premiação e pensando em homenagear Lina e seu incrível trabalho, o tema do 6º Prêmio {CURA} é Lina Bo Bardi.

Para promover essa homenagem, o tema do concurso convida os participantes a proporem intervenções temporárias em obras da Lina Bo Bardi. A fim de estimular o debate de modo mais amplo possível, o edital é simples, tornando cada escolha critério de avaliação, como o local de intervenção entre outras decisões.

A proposta pode ser implantada em qualquer cidade do Brasil desde que seja uma intervenção em obra da Lina Bo Bardi. Não há um programa específico. A partir da escolha do edifício projetado pela Lina, as equipes deverão propor uma intervenção temporária que estabeleça uma relação direta com a obra existente.

Podem participar estudantes de arquitetura/design de interiores/artes plásticas, de qualquer ano, e/ou arquitetos/designers de interiores/artistas, brasileiros ou estrangeiros, que tenham obtido o diploma entre 2019 e 2021 A inscrição é gratuita e deve ser realizada na página oficial do concurso, no link “Inscrição”.

Calendário

  • 07 de julho - Live especial do concurso com Francesco Perrotta-Bosch, às 19h / Lançamento do Site / Edital / Abertura para inscrições
  • De agosto a outubro - Lives e entrevistas sobre Lina Bo Bardi com os jurados
  • 01 de novembro - Encerramento das inscrições
  • 11 de novembro - Entrega das propostas até às 23:59
  • 05 de dezembro - Divulgação do Resultado (Aniversário da Lina)

Premiação 

Os trabalhos vencedores ganharão acesso vitalício para o curso Método CURA online, que engloba vários softwares para o processo de montagem de boas apresentações. Ou seja, o passe não se restringe a apenas um ano, tornando permanente o acesso às futuras atualizações e às novidades dos softwares. Caso já seja nosso aluno, poderá escolher alguma de nossas oficinas.

Também receberão uma edição do livro Lina: Uma Biografia, além da publicação do trabalho no site do ArchDaily Brasil e da Revista Projeto Design. A classificação de 1º, 2º e 3º ficará a critério do júri, assim como a nomeação, ou não, de menções honrosas.

Júri

Para não influenciar no desenvolvimento dos trabalhos por parte dos participantes, a comissão organizadora optou por divulgar os integrantes da comissão julgadora aos poucos. Os jurados serão apresentados através das lives/entrevistas para que possam contar sobre sua relação direta com Lina Bo Bardi.

Para mais informações sobre o concurso, acesse a página do 6º Prêmio {CURA}.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "6º Prêmio {CURA} aberto a estudantes e jovens arquitetos tem como tema Lina Bo Bardi" 07 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964547/6o-premio-cura-aberto-a-estudantes-e-jovens-arquitetos-tem-como-tema-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.