O que é e quando usar alvenaria estrutural?

A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo onde as cargas que atuam no edifício se distribuem ao longo do plano da parede, de forma que a própria vedação do edifício é estrutural. A lógica, portanto, é que a parede, um plano contínuo, distribua as cargas igualmente para a fundação, e que a fundação as transmita para o solo.

Trata-se, portanto, do empilhamento de peças, blocos, tijolos ou pedras, os quais podem ou não estar ligados e amarrados por algum tipo de argamassa ou aço, que têm características específicas que garantem seu funcionamento autoportante. 

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 2 de 21O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 3 de 21O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 4 de 21O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 5 de 21O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Mais Imagens+ 16

Um bloco, somado a outros linearmente forma uma fiada. Uma fiada sobreposta à outra forma uma parede. Essa fiada, quando recebe aço e concreto dentro dela, verticalmente, forma o graute, e horizontalmente, forma uma cinta, ou uma verga ou contra-verga, que são as fiadas que sustentam os vãos, amarram e solidarizam a estrutura como um todo. Esses elementos podem ser tijolos maciços, blocos de cimento, cerâmicos, entre outros materiais. São fabricados em “famílias”, para poderem contemplar todas as funções construtivas necessárias.  

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 8 de 21
Tipos de Blocos. Image © Eduardo Souza

Como funciona?

Nos sistemas tradicionais de estrutura, com pilar e viga, as construções são, normalmente, executadas a partir de formas de madeira, que são posicionadas de acordo com o projeto de arquitetura, recebem a armadura de aço, calculada no projeto estrutural, e são então concretadas. Uma vez curado o concreto desses pilares e vigas, as formas são desmontadas, restando uma espécie de esqueleto estrutural, que é preenchido por um plano de vedação, que pode ser de tijolos, blocos ou ainda outro tipo de painel. Essa vedação tem como única função fechar a construção e promover conforto térmico e acústico, além de também ser o lugar por onde correrão as tubulações de esgoto e elétrica. Essas instalações são, normalmente, inseridas posteriormente à construção da parede de vedação, o que significa uma disfuncionalidade no processo construtivo, já que se constrói a parede para então rasgá-la e instalar as tubulações e conduítes elétricos.

No caso da alvenaria estrutural, especialmente a que usa o bloco estrutural, seja de cimento ou cerâmico, esse processo é diferente. Da mesma forma como o sistema tradicional, é feito um gabarito de construção segundo projeto de arquitetura. Porém, esse gabarito marca o posicionamento das fiadas de blocos, os quais são, normalmente, fixados com argamassa de cimento, areia e água. Esses blocos têm uma variedade de formas, alguns com furos verticais, outros com rasgos horizontais, ou ainda outras geometrias para se adaptarem às necessidades estruturais e construtivas recorrentes. Os blocos com furos verticais permitem a passagem das tubulações de esgoto, água e também dos conduítes, evitando assim quebrar e rasgar o bloco já instalado, otimizando a construção. 

Essa lógica da integração entre os sistemas hidráulico, elétrico e estrutural é uma das grandes vantagens do uso da alvenaria estrutural, economizando tempo de construção, evitando desperdício de material e facilitando a replicabilidade do objeto construído, quando pensamos em construções em série. Além disso, esse sistema também utiliza menos concreto, aço e madeira, fazendo dele um sistema mais econômico financeiramente. Porém, do ponto de vista do projeto de arquitetura, uma das maiores vantagens no uso desse sistema construtivo está na modulação. 

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 13 de 21
COPROMO / Usina CTAH. Image © Usina CTAH

A modulação é quando as medidas do projeto arquitetônico são adaptadas para as dimensões dos materiais que vão ser utilizados na edificação. Quando o projeto parte de um elemento construtivo, como por exemplo de um bloco de alvenaria estrutural, além da lógica construtiva que tem por trás, e portanto, da facilidade da execução, ele também parte de uma regra que estabelece uma lógica projetual, conectando o projeto com sua realidade construtiva.

Isso é possível de ser reconhecido em alguns projetos como no caso da SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos, um conjunto habitacional em São Paulo com 420 unidades em duas tipologias diferentes, realizado dentro do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação. Nele, os edifícios de seis pavimentos são todos construídos em alvenaria estrutural e é possível verificar a modulação da planta da unidade e como ela se repete e serve como regra na planta do pavimento tipo.

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 19 de 21
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 2 de 21
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos. Image © Nelson Kon

Outro caso onde isso acontece é no conjunto COPROMO da assessoria técnica Usina CTAH. Neste projeto utiliza-se o bloco cerâmico estrutural, tanto por suas características construtivas, quanto por sua leveza, se adequando aos trabalhos de ajuda mútua, comuns nos mutirões autogeridos desde a década de 1990. Dessa forma, a planta da unidade do copromo parte do bloco construtivo estrutural, e dela surge a composição do pavimento tipo, que se replica para criar a implantação do conjunto, mantendo uma lógica construtiva enquanto da identidade arquitetônica ao projeto.

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 14 de 21
COPROMO / Usina CTAH
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 15 de 21
COPROMO / Usina CTAH
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 3 de 21
COPROMO / Usina CTAH. Image © Usina CTAH

Uma grande vantagem de se considerar a alvenaria estrutural no projeto, para além da modulação, é a integração de elementos estruturais, como muros de arrimo, à arquitetura. A Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida faz isso em seu projeto, utilizando muros de arrimo de blocos cerâmicos estruturais para vencer a topografia do terreno, cortando a casa ao meio e, ainda assim, aproveitando essa estética no projeto. Além disso, a alvenaria estrutural também abre espaço para a criação de estruturas mistas quando necessário, como no caso do Residencial Vila Maida / Maristela Faccioli, utilizando vigas e pilares e estruturas metálicas para compor junto dos planos estruturais das alvenarias.

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 11 de 21
Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida . Image © Pedro Kok
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 16 de 21
Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 12 de 21
Residencial Vila Maida / Maristela Faccioli. Image © Maristela Faccioli

Uma das grandes desvantagens do uso da alvenaria estrutural é que, por conta de sua característica autoportante, é difícil encontrar flexibilidade em suas plantas, pois não é possível subtrair paredes em caso de reformas, a não ser que uma alternativa de substituição estrutural seja aplicada, como uma viga, por exemplo. O projeto Galpões CL / VAGA, porém, mostra que é possível conseguir uma flexibilidade de espaços e ainda assim utilizar alvenaria estrutural. Este projeto de arquitetura teve como intenção ser o mais abrangente possível em seu uso. Dessa forma, o projeto foi desenvolvido a partir de planos estruturais modulados de forma que os vãos entre eles fossem vencidos facilmente sem a necessidade de estruturas complexas, simplificando os apoios da cobertura e da laje do mezanino, e criando assim, espaços livres para serem ocupados de forma flexível.

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 6 de 21
Galpões CL / VAGA. Image © Pedro Napolitano Prata
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 20 de 21
Galpões CL / VAGA

Ao entender a lógica, tanto construtiva quanto arquitetônica do uso dos blocos estruturais, é possível contrapor a ideia de que esta é uma técnica rígida e que permite poucas possibilidades arquitetônicas e de projeto. O projeto da Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão mostra que esse domínio possibilita também a criação de projetos inesperados. Segundo os arquitetos, ao observar o sistema de armazenamento e transporte dos blocos em pilhas apoiadas sobre pallets, ocorreu a ideia de construir a sede, que deveria ser considerada uma estrutura temporária, sem a utilização de argamassa. A partir de então as relações entre altura, peso e superfície de contato dos empilhamentos passaram a ser exploradas tanto no projeto como em protótipos no canteiro de obra, chegando ao resultado, um edifício de alvenaria estrutural, sem uso de argamassa, que aproveita das propriedades dos materiais construtivos como linguagem arquitetônica.

O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 10 de 21
Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão. Image © Rafaela Netto
O que é e quando usar alvenaria estrutural?  - Imagem 21 de 21
Sede de uma Fábrica de Blocos / Vão

A alvenaria estrutural, garante uma construção mais otimizada, considerando uma economia de recursos, financeira e de tempo, de forma que ela tem sido amplamente utilizada em edifícios habitacionais em altura. O domínio de suas possibilidades, apesar de ainda ser limitado dentro da arquitetura, abre horizontes, não somente em relação à materialidade e processos construtivos, mas também à processos projetuais.

Veja aqui uma seleção de casas brasileiras de alvenaria estrutural e continue se inspirando.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "O que é e quando usar alvenaria estrutural? " 12 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963983/o-que-e-e-quando-usar-alvenaria-estrutural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.